InícioGraduaçãoCiência de Dados3 motivos para fazer Ciência de Dados

3 motivos para fazer Ciência de Dados

Certamente, você sempre está procurando motivos para fazer uma que outra coisa. Desde razões para ficar em casa ou justificativas para ir em algum lugar. Antes de tudo, isso também acontece quando estamos para escolher uma graduação, seja um curso tradicional ou algo ligado a área de tecnologia.

Porém, falaremos aqui sobre 3 motivos para fazer Ciência de Dados entre todas as outras carreiras que existem no mercado de trabalho. Vamos aqui apresentar três razões para você acessar o site Academia Tech e conhecer mais o curso de Data Science e comprovar que ele é feito para pessoas como você.

Aqui vamos falar sobre questões que terão impacto direto na sua vida, tanto agora como no seu futuro. 

Entretanto, antes de falarmos sobre os motivos para você ingressar nesta graduação tech, vamos apresentar uma breve explicação sobre o que é Ciência de Dados. Afinal, ninguém nasce sabendo das coisas e sempre vale a pena aprender.

O que é Ciência de Dados?

Primeiramente, o conceito mais utilizado para Ciência de Dados em várias linhas de estudo é que ela trata da organização do fluxo de dados de vários tipos de organizações com o objetivo de organizar e extrair insights úteis para auxiliar nas estratégias e decisões.

Ou seja, o cientista de dados vai ter acessos a milhares de dados (imagens, documentos, vídeos, sons e músicas, senhas e logins, código, etc.) e a partir deles vai interpretar tendências de consumo e projetar ações futuras para empresas e diversos perfis de clientes.

Mas saiba que a explicação ou conceito disponibilizado acima foi usado apenas para você entender. Na verdade, a ciência de dados trabalha com machine learning, grandes universos de dados e linguagens de programação. Além disso, está sempre em contato direto com Inteligência Artificial. 

Quem disse que não é incrível o curso de Ciência de Dados? Basta olhar toda inovação e as máquinas inteligentes a sua volta que vai ter uma pequena noção de como ela transforma o mundo e a vida das pessoas que nele habitam.

E é esse o primeiro motivo para você fazer Ciência de Dados, participar da transformação do mundo que conhecemos hoje.

Siga a leitura e aperte os cintos, que vamos subir cada vez mais rumo ao seu futuro!

3 motivos para fazer Ciência de Dados

1- Possibilidade de transformar o mundo

Robótica, inteligência artificial, máquinas inteligentes, softwares dotados de capacidades analíticas, e por aí vai. Tudo isso fará parte do seu dia a dia como cientista de dados.

Enfim, a possibilidade de transformar o mundo que temos hoje é um motivo bastante grande para você fazer o curso de Ciência de Dados.

Logo, pelo que você já tem notado, as inovações e aplicações dessa área de estudo e trabalho já são vistas por todos os cantos do planeta e desempenham um papel fundamental nos destinos da espécie humana. 

É por isso, que não estamos falando de um futuro distante. Na verdade, estamos falando sobre o que você, eu e outras pessoas estamos vivendo. Em suma, ter o poder ou o conhecimento para transformar o mundo é uma ideia que parece coisa de filme.

Entretanto, o cientista de dados a medida que aprofunda conhecimentos e começa a colocar sua mente criativa para pensar “fora da caixa” tudo é possível.

2- A Ciência de Dados e o Machine Learning 

Uma das atividades e aplicações do trabalho diário de alguns profissionais da área é o aprendizado de máquinas e sistemas. 

Isso ocorre, através de dados organizados na forma de padrões que são encontrados dentro desse universo de informações e remetem a alguma ação ou procedimento a ser realizado.

Ao identificar e organizar padrões de dados, o profissional capacita um sistema ou máquina para poder identificar esses mesmos padrões de forma autônoma. Consequentemente, se tornando uma entidade que toma iniciativas ou realiza ações mediante a programação de seu aprendizado. Logo, temos uma Inteligência Artificial.

Mas se tudo isso que falamos sobre transformar o mundo em tecnologias futuristas não lhe atrai para estudar Ciência de Dados, então a possibilidade de sair empregado da faculdade lhe motiva ainda mais.

3- Mercado de trabalho com muitos empregos e oportunidades

Entre os nossos diversos artigos sobre os cursos da Academia Tech e o setor de tecnologia da Informação sempre destacamos as inúmeras áreas de atuação profissional. 

Em síntese, é quase unânime a ideia de que ser um profissional de TI já lhe garante um emprego ou possibilidades de crescimento no mercado de trabalho.

Já que este é o que verdadeiro motivo para fazer você sair da sua zona de conforto e ingressar em uma graduação tech preste atenção neste dado: 

Recentemente, em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais de TI no Brasil será de 70 mil ao ano até 2024.

Milhares de motivos para estudar Ciência de Dados

Em outras palavras, se cada vaga para o profissional de Ciência de Dados fosse considerada uma motivação, sem dúvida você teria milhares delas para estudar e ingressar no curso. Estamos errados?

Portanto, emprego é o que não falta. Basta começar a estudar e se destacar como profissional qualificado para assumir seu lugar de destaque.

Desenvolvimento pessoal

Sabemos que nem tudo  na vida é mudar o mundo ou encontrar um emprego dos sonhos. Muitos estudantes ainda buscam um curso de graduação para dar sentido à sua vida. Logo, a graduação em Ciência de Dados, assim como qualquer outra, pode lhe proporcionar um desenvolvimento pessoal. 

O mundo não gira ao redor de uma única pessoa e ele evolui à medida que elas crescem como indivíduos e sociedade. Por isso, encontrar a sua graduação, satisfação pessoal, conquistar sonhos e vencer desafios se trata puramente de desenvolvimento pessoal.

Definitivamente, a área de tech propõe diversos desafios. E quando conquistados e vencidos conseguem ilustrar todo o seu caminho de desenvolvimento. As pessoas que você encontrará na academia já farão uma grande diferença em sua jornada rumo ao desenvolvimento pessoal. A faculdade de Ciência de Dados engloba não somente conhecimento técnico e científico visando o mercado de trabalho. 

Enfim, se dinheiro e robôs não te motivam, pode ficar em paz. Talvez o maior motivo para você entrar no curso de Ciência de Dados seja aprimorar a sua mente e espírito rumo a algo que lhe torne uma pessoa ainda melhor do que você já é.

Leia mais:

Conheça os cursos da Academia Tech

Quais as áreas de atuação da Arquitetura de Dados?

Qual é a duração do curso de Desenvolvimento Back-end?

O que precisa saber para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.