InícioDicasOrientação vocacional4 motivos para fazer Arquitetura de Dados

4 motivos para fazer Arquitetura de Dados

Ao ingressar em um curso de graduação voltado para as áreas de tecnologia é normal você pensar nos desafios que encontrará nessa nova fase da sua vida. 

Porém, por outro lado, sempre é possível ver isso de outra forma e encontrar motivos de sobra para dar os primeiros passos em direção a uma profissão ligado ao mundo da tecnologia ou as atividades mais tradicionais.

Nesse artigo, vamos falar de 4 motivos para fazer Arquitetura de Dados. Definitivamente, você vai ter razões mais que necessárias para se tornar um futuro estudante da Academia Tech.

Nunca esqueça: o céu é o limite e as oportunidades não são feitas para despreparados. Portanto, sonhe e estude bastante.

O que é Arquitetura de Dados?

A Arquitetura de Dados cuida da organização das informações e dos dados de uma corporação, empresa ou instituição. Em outras palavras, o que chamamos de ativos informacionais. 

Antes de tudo, informação é considerada hoje uma moeda de grande valor para qualquer pessoa e grupo (pessoa jurídica). Exemplo disso, são as ações da bolsa de valores que acabam mudando de preço (altas e baixas) em função de um post nas redes sociais ou de uma reportagem na TV. Aliás, é vital você entender que tudo hoje está conectado – e os dados também.

Logo, diariamente, lidamos com milhares de informações provenientes de diferentes tipos de fontes, departamentos, pessoas e segmentos. Sem um planejamento estruturado, seria impossível encontrar um determinado dado, documento, pastas, arquivos, etc.

Em suma, é para facilitar o acesso a este banco de dados que existe este tipo de profissional da Arquitetura de Dados.

4 motivos para fazer Arquitetura de Dados

1- Oportunidades de trabalho

A área de Arquitetura de Dados é o que podemos chamar de um campo verde (green field). Portanto, tenha em mente que apesar das transformações que já acontecem no cenário brasileiro, ainda há muito espaço para o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias. 

Há milhares de vagas disponíveis, mas faltam profissionais qualificados. As principais profissões emergentes envolvem tecnologia de alguma maneira. Logo, as perspectivas são promissoras e, ao mesmo tempo, exigentes. Conquistar um espaço diferenciado nesse mercado requer um grande investimento em educação e muito comprometimento. Afinal, estamos falando do seu futuro.

Por isso, vale a pena você se concentrar em uma carreira ligada ao setor, como é o caso da Arquitetura de Dados e de dezenas de outros cursos.

2- Salários atrativos 

Certamente, um dos motivos que mais atraem estudantes para a área de Arquitetura de Dados são as remunerações oferecidas

Se a parte de ganhos e salários é o seu motor de motivação, então aqui você não vai se decepcionar. A princípio, os salários de um futuro Arquiteto de Dados se localizam em uma faixa entre R $6.000,00 a R $7.000,00. Entretanto, quando falamos em piso e teto salarial, temos respectivamente: R $6.000,00 e R $13.000,00.

Nos últimos anos, a profissão ligada à área de Arquitetura de Dados, igualmente às demais profissões do setor tech, desperta um salto no quesito busca por profissionais e demandas ligadas à atividade. No ano passado, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ocorreu um aumento de quase 12% no número de profissionais da área com suas carteiras assinadas. Em resumo, empregos formais.

Além disso, estamos falando aqui apenas de posições registradas. Já que se formos computar as posições abertas para serviços de consultoria, contratações nível PJ (emissão de nota fiscal) ou freelancers. Os números são ainda maiores.

3 – Desenvolvimento pessoal

Antes de mais nada, vagas e salários sempre serão motivos de sobra para ingressar em um mercado de trabalho ou motivo para se dedicar ao curso de Arquitetura de Dados

Porém, existe algo que muitos profissionais têm levado ainda mais em conta: o desenvolvimento pessoal. 

Muitos profissionais recém-formados ou ainda trainees e estagiários entram muito jovens na carreira de TI, e com isso acabam promovendo o seu desenvolvimento pessoal na faculdade e das empresas.

A imaturidade em relação à experiência de vida e profissional tem causado obstáculos aos diversos profissionais da área que entram no mercado anualmente. Seja por medo de tomar decisões ou mesmo uma proatividade, o profissional quando em contato com empresas ou empregadores cria laços e relacionamentos. Gerando relacionamentos duradouros e trajetórias de crescimento pessoal nas organizações.

4 – Dados: uma moeda valiosa

Atualmente, os dados estão disponíveis em quantidades nunca vistas. Em função disso, a Arquitetura de Dados tem mudado a vida das empresas e pessoas de forma positiva. 

Isso acontece porque esta tecnologia facilita a vida de todos na hora de estruturar, guardar e organizar esta quantidade de informações (vídeos, fotos, áudios, documentos, dados pessoais, transações comerciais, etc.). Porém, junto a quantidade de dados nasce a necessidade de protegê-los.

Com a criação de  Data Centers, Big Data e um sem número de nuvens, sem falar no que chamamos de IoT (internet of things), se tornou fundamental a presença de arquitetos de dados para promover uma gestão segura e eficiente de todos os insumos.

Afinal, dados e informações são matéria-prima valiosa para todos os segmentos da economia. Enfim, quem trabalha com eles tem importância fundamental 

Estudando Arquitetura de Dados

Definitivamente, falar sobre 4 motivos para fazer Arquitetura de Dados foi bastante gratificante já que a profissão é muito promissora.

Oportunidades, salários, crescimento pessoal e estar inserido em uma área de trabalho com importância tão estratégica para as organizações e pessoas do mundo todo são razões que vão além das expectativas do estudante mais pessimista. 

Os motivos para ingressar em um curso de graduação devem nascer dentro de cada pessoa. Ou seja, quem vai estudar será você e somente você sabe o que te motiva todos os dias.

Ao fim, aqui trouxemos conhecimentos e informações para ajudar você em sua futura jornada acadêmica ou quem sabe, decidir por ela. Entretanto, quem fará as suas escolhas não serão seus amigos, familiares ou terceiros. 

Apenas encontre seus motivos, sejam eles pessoais, materiais, etc. Enfim, o que valerá a pena será o caminho de sucesso que será construído pela sua verdadeira motivação.

Leia mais:

Computação em Nuvem: como funciona?

Por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Quais são as principais tecnologias em Redes de Computadores?

O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.