InícioGraduaçãoDesenvolvimento de Sistemas5 Dicas para desenvolvedores iniciantes

5 Dicas para desenvolvedores iniciantes

Desenvolvimento. Uma palavra que no mundo tech desperta curiosidade e a ideia de oportunidade. Além disso, ela é de suma importância par vários tipos de profissões, inclusive as ligadas à própria área de… Desenvolvimento.

Vamos mostrar abaixo, apenas para você ter uma ideia, tudo que está ligado a uma simples palavra e a um mundo chamado tecnologia da informação (TI). 

A chave de todas essas áreas de Desenvolvimento é a inovação. Logo, sabemos que desenvolver programas, sistemas, aplicativos e outras ferramentas é uma tarefa constante e desafiadora. Isso se aplica ainda mais quando estamos falando de aspirantes. Resumindo, desenvolvedores iniciantes.

5 dicas para desenvolvedores iniciantes

1 – Estude constantemente

A primeira dica é a mais fundamental e importante: você tem que gostar de estudar. No pior dos cenários, deve começar a se acostumar a ter este hábito. O iniciante na carreira de Desenvolvimento pode até não ter uma ideia total do que a profissão vai  exigir. Porém, todo profissional sabe que a área exige estudo constante.

Logo, saiba que desde o início de sua carreira você vai estudar sempre. Seja com o objetivo de encontrar caminhos e soluções para determinado projeto, ou com a necessidade básica de estar sempre em um processo de atualização.

Enfim, o desenvolvedor iniciante tem que colocar um ponto importante em sua cabeça: não vai existir um momento em que o estudo vai finalizar. Resumindo, estudar é sinônimo para a profissão de desenvolvedor.

2 – Atualização frequente

Continuando, e dando sequência à primeira dica. Vamos falar agora da segunda, que é a necessidade de atualização constante. 

Certamente, a atualização está ligada diretamente ao seu dia a dia, aos seus desafios e aos problemas que surgem durante seu aprendizado na faculdade tech.

O iniciante na área de Desenvolvimento passa boa parte desta etapa com foco na resolução de dúvidas de programação, tanto teóricas quanto práticas. Assim como o estudo, a atualização permite ao futuro profissional ter conhecimento das últimas inovações dentro de sua área. Logo, você tem que procurar resolver problemas o tempo todo.

Além disso, esta pessoa fica sabendo tudo que o mercado de trabalho exige, e as últimas fontes de informação relativas ao seu segmento dentro do mundo do Desenvolvimento.

Em suma, desenvolvedores iniciantes não podem parar no tempo e interromper a sua busca por atualização ou novos conhecimentos. Isso vai determinar o quão profissional você poderá ser.

3 – Entender a base e fundamentos

Algoritmos, lógica de programação, entre outros fundamentos. Tudo isso é considerado como a base para as profissões inseridas dentro do mercado de Desenvolvimento. Consequentemente, é importante que o iniciante dedique atenção e foco no seu estudo e domínio. Portanto, começar a entender os pilares das linguagens e do mundo da programação é uma de nossas principais orientações para aspirantes a Dev.

Esta é uma dica que parece básica: entender a base e fundamentos de programação. Porém, muitos estudantes, autodidatas ou iniciantes, têm por hábito pular etapas de aprendizado, e acabam enfrentando problemas em função da falta de conteúdos iniciais ou de base.

4 – Inglês é o seu aliado

Antes de mais nada, antecipando ao que que vamos falar: 

  • Sempre publicamos nos posts que é importante aprender Inglês. Por que não serve o espanhol, o francês, ou outras línguas?

Simplesmente porque as fontes de estudo e profissionais mais renomados publicam atualizações, fornecem tutoriais, disponibilizam aulas, sempre utilizando a língua inglesa. Além disso, a base das linguagens de programação utiliza terminologias nesse idioma.

Contudo, a dica de aprender inglês ou dominar o idioma não serve somente para desenvolvedores iniciantes. A recomendação serve para os estudantes que estão pensando em ingressar nos cursos que envolvem Desenvolvimento: Web, Mobile, Análise e Desenvolvimento de Sistema, Desenvolvimento Full Stack, Front e Back-End, entre tantos outros.

Aprender inglês é vital para qualquer estudante, independentemente de sua carreira acadêmica ou profissional.

5 – A internet é sua melhor amiga

Finalmente, chegamos à última dica para os iniciantes na carreira de Desenvolvimento: a internet!

Não poderíamos deixar de citar esta que é a principal ferramenta de trabalho do mundo dos Devs. 

Antes de mais nada, além de permitir que o trabalho e o estudo sejam realizados, não seria possível ser um desenvolvedor sem o uso da internet. Começando pelos estudos, as atualizações, as linguagens e conhecimentos de base e, também, o acesso às diversas fontes em língua inglesa. Em suma, a conexão comanda tudo. 

Portanto, a última dica pode até parecer óbvia. Entretanto, você que já desenvolve sistemas, ferramentas ou aplicações, seja para machine learning ou dispositivos mobile, sabe que a internet é sua melhor aliada. 

Na falta dela, quando ela falha, o sinal cai, etc, nem o mais sênior entre profissionais vai conseguir realizar o trabalho.

Tenha sempre uma boa conexão, mesmo que seu equipamento possa ser considerado básico ou insuficiente. Conexão é a alma do Desenvolvimento.

Em síntese, estas são as nossas 5 dicas para desenvolvedores iniciantes.

O que achou? Será que elas vão ajudar no seu dia a dia? Deixaram você com mais curiosidade para ingressar nos cursos da Academia Tech?

Aproveite e leia mais artigos sobre as diversas graduações ligadas ao mundo da tecnologia e inovação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.