InícioDicasFormação acadêmicaCibersegurança: 10 indicações de livros relacionados

Cibersegurança: 10 indicações de livros relacionados

Se você pretende ingressar em um curso de tecnologia, a leitura de conteúdos relevantes para esse ramo é essencial para sua preparação. Separamos algumas sugestões de livros relacionados ao meio cibernético, mais especificamente sobre cibersegurança. Continue a leitura para ter acesso aos melhores conteúdos sobre o assunto. 

Sugestões para leitura sobre cibersegurança

O mundo da internet é muito amplo e exige muitos cuidados quando pensamos na proteção de dados. E, principalmente, da nossa privacidade. Seja para usuários comuns ou empresas, a cibersegurança é o ponto essencial para o desenvolvimento da web.

Pensando nisso, trouxemos 10 indicações de livros sobre segurança cibernética, de modo a contribuir com conhecimento relevantes sobre o tema. 

1- Cult of the Dead Cow: How the original hacking supergroup might just save the world

Esse livro foi produzido por Joseph Menn. Ele aborda sobre a história do Cult of Dead Cow, um dos grupos de hackers mais conhecidos no mundo inteiro. Esse grupo é conhecido por alinhar a ideia de hack com o ativismo, de modo a intervir na Tecnologia da Informação para propagar ações impactantes ao meio social.

Além disso, o foco dessa produção é mostrar como as decisões tomadas na engenharia e na economia impactam nas falhas recorrentes dos sistemas de segurança cibernética. O livro mostra também como as posições governamentais e a influência de líderes ocasionou problemas no meio digital.

2- Cyber War: The Next Threat to National Security and What to Do about It

O livro escrito por Richard A. Clarke, um especialista em questões antiterroristas e ex-membro do governo estadunidense, pretende alertar sobre os riscos trazidos pelas guerras digitais. 

O autor destaca os perigos envolvidos na proliferação de malwares e na interferência de hackers em questões governamentais. Principalmente relacionadas aos EUA. 

A leitura desse livro é muito interessante para entender questões políticas envolvidas no âmbito da cibersegurança.

3- The art of Deception: Controlling the Human Element of Security

Esse livro foi produzido por Kevin Mitnick, um dos hackers mais procurados do mundo. Nele, o autor conta casos reais sobre invasão de sistemas. Como o da Motorola, Nokia e de diversas outras grandes organizações. 

Assim sendo, durante essa produção, Kevin também analisa como são planejados os ataques digitais e frisa que o problema da cibersegurança está, principalmente, na engenharia social. 

4- Ghost in the Wires: My Adventures as the World’s Most Wanted Hacker

Esse livro é uma biografia também escrita por Kevin Mitnick. Ao contrário de outras produções, esse livro trata muito mais de questões pessoais do autor que, consequentemente, levaram o FBI a desenvolver novas formas de alcançar esses criminosos digitais.

Mesmo que não seja focado em questões técnicas de cibersegurança, o livro é uma ótima indicação para você que se interessa pelo mundo da tecnologia.

5- Countdown to Zero Day: Stuxnet and the Launch of the World’s First Digital Weapon

O livro é uma produção de Kim Zetter, um especialista em segurança cibernética. O assunto principal do livro é a história de um vírus chamado Stuxnet. Fugindo do aspecto e do potencial de outros malwares

No entanto, durante toda a produção, o autor mostra como esse vírus tem a capacidade de causar danos gigantescos no ambiente social. Comparando ao estrago causado por uma bomba física. Ou seja, esse vírus é considerado uma arma digital e pode causar danos físicos.

6- The cuckoo’s egg

The cuckoo’s egg foi escrito por Clifford Stoll. Ele foi um astrônomo especializado em segurança computacional e cientista do software de proteção digital McAfee. 

Nesse livro, o autor conta como se tornou gerente de sistemas do Lawrence Berkeley Lab, após descobrir uma invasão ao sistema do Exército dos EUA. 

Além disso, a produção é interessante, pois discorre sobre todo o trajeto de descoberta do invasor feita por Clifford, até o momento em que a CIA resolveu auxiliar o caso.

7- Hunting Cyber Criminals: A Hacker’s Guide to Online Intelligence Gathering Tools and Techniques

O livro escrito por Vinny Troia conta com uma produção que aborda conceitos técnicos básicos para qualquer profissional de cibersegurança. 

Dessa forma, o autor pretende dar base teórica aos ingressantes no mercado, assim como aos que já estão inseridos na profissão, através de três diferentes perspectivas: a de um especialista em cibersegurança, de um hacker e da indústria.

8- Advanced penetration testing: Hacking the world’s most secure networks

Neste livro, Wil Allsopp trata sobre as formas de prevenção de ataques virtuais. 

Apesar de não passar especificamente códigos de cibersegurança, o autor fala sobre “Pentest”, uma das maneiras pela qual os profissionais de segurança cibernética se utilizam para identificar falhas em sistemas e prevenir a ação de hackers.

O livro, portanto, é indicado para aqueles que já têm certo conhecimento na área de Tecnologia da Informação. E, também para os que pretendem se aprofundar no assunto ligado à cibersegurança.

9- Digital Resilience: Is Your Company Ready for the Next Cyber Threat?

O autor do livro, Ray A. Rothrock, visa ajudar as empresas que se inserem no meio digital a proteger seus sistemas de dados. 

Assim como ele ressalta, é impossível proteger totalmente um sistema contra ataques digitais. No entanto, é possível agir rapidamente para evitar maiores danos e recuperar seus dados. 

Dessa maneira, Ray A. Rothrock indica as melhores maneiras para que uma empresa possa identificar falhas e invasões nas redes e também discorre sobre como solucioná-las.

Social Engineering: The Science of Human Hacking

Christopher Hadnagy é o autor deste livro e fala sobre como a engenharia social influencia na forma pela qual os hackers lidam com a cibersegurança. 

Além disso, essa produção trata sobre as vulnerabilidades presentes nas empresas que, muitas das vezes, são questões humanas e não operacionais. 

Portanto, o objetivo dessa produção é contribuir para que as empresas e usuários possam identificar essas falhas de engenharia social e combater os ataques digitais.

Todos os livros indicados acima você também encontra em versões traduzidas para o português.

A importância de entender a cibersegurança

Nós já falamos um pouco sobre a importância de garantir o sigilo de dados e a segurança no meio digital. Portanto, para você entender o potencial dos ataques digitais, basta uma breve pesquisa sobre as principais invasões feitas por hackers em grandes empresas e qual foi o prejuízo trazido. 

Além do mais, os profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação devem estar constantemente atualizados em relação às questões de proteção de sistemas. Assim, prevenindo ou, pelo menos, sabendo como responder uma invasão virtual.

Gostou das indicações? Então, deixe outras sugestões de outros livros nos comentários. Continue acompanhando mais conteúdos sobre tecnologia e cibersegurança e fique por dentro de um dos assuntos mais atuais do momento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.