InícioDicasEstudosComo a tecnologia pode aumentar a produtividade na faculdade?

Como a tecnologia pode aumentar a produtividade na faculdade?

Não podemos negar que o avanço da tecnologia se tornou útil, e muitas vezes necessário para os estudos. Sobretudo na faculdade, onde os prazos e as responsabilidades costumam assustar, manter uma rotina produtiva de estudos, pode te garantir um melhor resultado não só no boletim, mas também no dia a dia.

Nesse sentido, vamos explicar como a tecnologia pode aumentar a produtividade na faculdade, e como utilizá-la a seu favor.

Se interessou? Continue a leitura!

Qual a relação entre Produtividade e Tecnologia?

Antes de tudo, precisamos admitir que não é nenhum segredo que a tecnologia é parte fundamental do dia a dia de muitos de nós, inclusive nos estudos.

Além disso, é praticamente impossível que consigamos produzir algumas tarefas, sem auxilio tecnológico.

Simultaneamente, precisamos entender quais pontos a tecnologia influencia no aumento da produtividade, e porque isso ocorre.

Como a tecnologia pode aumentar a produtividade na faculdade?

Em suma, compreendemos que a relação entre produtividade e tecnologia na faculdade só traz vantagens para o estudante, e também para a instituição de ensino.

Isso porque, com o avanço de novas técnicas e possibilidades de aprendizado, muitas faculdades têm adotado cada vez mais soluções tecnológicas em suas aulas e metodologia.

Em outras palavras, é quase impossível cursar uma faculdade que não ofereça portal de aprendizagem, acesso às secretarias, biblioteca e diversos outros serviços de forma digital.

Dito isso, vamos apresentar os principais pontos que podem ser influenciados pela tecnologia no aumento da produtividade na faculdade:

  1. Gestão de tempo

Os aplicativos e programas certos, oferecem um cronograma para gestão de tempo nos estudos, fazendo com que assim, seu rendimento quanto a aprendizagem seja maior.

Por exemplo, a Técnica Pomodoro, adotada por muitos estudantes para controle de tempo e tarefas, pode ser ainda mais simplificada com o timer virtual!

  1. Planejamento e cronograma de estudos

Uma das maiores dificuldades do estudante universitário, é a organização.

Sobretudo se o curso for EAD, é comum que se sintam perdidos quanto a gestão de matérias e atividades.

Em contrapartida, utilizar a tecnologia a seu favor para organizar as matérias e dias de estudo, pode facilitar o dia a dia e desempenho na faculdade.

  1. Edição e armazenamento de documentos

Ao passo que a tecnologia evolui, a forma de aprender e ensinar também.

Hoje, é comum que faculdades, principalmente as de Educação a Distância, dispensem materiais e trabalhos físicos e impressos. Tudo pode ser produzido e enviado pela internet.

Para tal feito, é necessário que se tenha controle dos trabalhos produzidos, assim como resumos de estudos e anotações.

Conte com aplicativos específicos para isso e mantenha-se organizado.

  1. Mobilidade nos estudos

Juntamente com a facilidade de organização, a tecnologia proporcionou aos estudantes mais autonomia.

Ou seja, com a possibilidade de aulas à distancia ou semipresencial, a consequência é que os alunos se sintam ainda mais dispostos para os estudos e consigam absorver melhor o conhecimento.

Eventualmente, a procura por faculdades à distância aumentam cada vez mais. Confira vantagens dessa modalidade.

Aplicativos e programas para aumentar a produtividade na faculdade

Agora que já entendemos qual a relação entre tecnologia e produtividade, e como a tecnologia pode aumentar a produtividade na faculdade especificamente, vamos apresentar aplicativos e programas que podem auxiliar nesse processo.

Lembrando que, isso não é suficiente para manter sua rotina de estudos e resultados altos, é necessário organização e gestão de tempo e tarefas.

Portanto, utilize a tecnologia como aliada, mas não como responsável pelos seus estudos!

Dito isso, vamos aos programas e aplicativos que podem te auxiliar nessa jornada!

  1. Pomofocus

Como dito anteriormente, a Técnica Pomodoro, adotada por muitos estudantes, trabalha concentração e foco de forma dinâmica.

Dessa forma, o tempo de estudos é dividido em blocos, e entre os blocos, você terá um tempo para descanso.

Para facilitar a pratica, o timer virtual Pomofocus pode ser a solução!

  1. Evernote

À primeira vista, manter cadernos e apostilas sempre atualizados e a disposição pode parecer cansativo e extremamente desnecessário.

Todavia, sabemos que anotações são partes fundamentais de um bom cronograma de estudos e memorização e aprendizado de matérias.

Dessa forma, o Evernote pode ser seu aliado. O aplicativo permite escrever notas e cadernos virtuais que podem organizar seus materiais e prepara-lo para as aulas.

  1. OneNote

Assim como o Evernote, o OneNote é um aplicativo pré-instalado nos aparelhos Windows 10.

Possui as mesmas funções do anterior, permitindo arrumação e melhor rendimento quanto aos materiais estudados.

  1. OneDrive

A nuvem da Microsoft pode ser conectada ao OneNote, garantindo assim, mais facilidade para armazenar os documentos e arquivos necessários.

  1. Google Drive

A forma de armazenamento em nuvem mais comum e famosa, conta com espaço e formas intuitivas para guardar seus documentos.

Bem como, acesso direto de diversos aparelhos. Bastar estar logado em sua conta do Google, e os arquivos ficarão disponíveis.

  1. Trello

Constantemente nos sentimentos perdidos ou atrasados nas tarefas da faculdade, isso acontece porque não possuímos um bom gerenciamento de projetos.

Com o Trello, a organização com as tarefas fica fácil e dinâmica.

O aplicativo criado para gerenciamento de projetos, é também muito utilizado como calendário pessoal de organização.

  1. Wunderlist

Bem como o Trello, o Wunderlist tem como objetivo organizar as atividades pendentes, e elencar suas prioridades.

O aplicativo permite a criação de listas para distribuição de tarefas que precisam ser realizadas, desmembrando uma atividade maior em pequenas ações, afim de facilitar a visualização.

  1. Google Calendar (ou Google Agenda)

Indispensável para controle de tarefas e compromissos, a agenda (ou calendário) do Google, permite anotações diárias a respeito das atividades a serem feitas ou concluídas.

Dessa forma, não perder nenhum prazo e estar sempre a frente dos finais, te garante uma vantagem na hora de realizar a gestão.

Produtividade, Tecnologia e Faculdade

Definitivamente, é impossível negar a relação dos três itens.

Mais do que nunca, dependemos da tecnologia para gerir nossas atividades, e isso incluí também a faculdade.

Portanto, alinhar todos os pontos e garantir o melhor resultado para seu desempenho, só depende de dedicação e organização.

Conheça também 8 aplicativos para te deixar mais inteligente, e veja mais uma vez como a tecnologia está a nosso favor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.