InícioGraduaçãoTecnologiaComo aprender desenvolvimento back-end web?

Como aprender desenvolvimento back-end web?

A área de Desenvolvimento Back-end, assim como todas as carreiras de TI estão em alta e, também podem ser consideradas as mais promissoras do Brasil. Ainda assim, uma especialidade tem se destacado mais que outras e aqui vamos falar um pouco sobre ela. Portanto, fique atento nessas dicas em como aprender desenvolvimento back-end web.

Agora, vamos direto ao ponto para sermos mais efetivos e explicar de uma vez como se aprimorar e estar apto para ingressar nesta área, que hoje oferece diversos várias oportunidades no mercado e salários atrativos. 

Como aprender Desenvolvimento Back-End web?

Primeiramente, o desenvolvimento back-end web está ligado à internet e à programação, ou desenvolvimento, que envolve o background de estruturas digitais. Ou seja, o que definitivamente está por trás de sites, tudo o que costumamos acessar diariamente na rede mundial de computadores.

No caso específico da especialidade chamada de Back-end, você será responsável por desenvolver a parte de um site ou ferramenta comumente usada na internet.

Um curso de Desenvolvimento Back-End vai lhe capacitar a criar, gerenciar e programar tudo que está ligado a parte da dinâmica e manutenção de determinada estrutura. Especificamente, funcionamento e armazenamento de dados e informações. Ou seja, o que não é possível enxergar, mas está sendo trabalhado constantemente pelos desenvolvedores.

Enfim, este profissional é responsável por todo o tipo de informações que estruturam a existência de um site. Sem falar que, eles fornecem apoio às ações dos usuários e em matéria de dados, tudo que “está por trás” do digital costuma ser trabalho dos especialistas de back-end.

Resumindo: back-end é o que está relacionado ao background das aplicações criadas na programação

Começando o seu aprendizado no desenvolvimento back-end em um site e outras estruturas digitais

Nesta área é fundamental ter conhecimento e domínio de linguagens de programação.

O Dev de web, focado em Back-end, tem na criação de sites e aplicativos uma de suas funções mais frequentes no mercado de trabalho. 

Enfim, criar, desenvolver e fornecer suporte para construir tais estruturas vai ser algo comum no seu dia a dia. Entretanto, não tenha medo de aprender e saiba que existem diversas fontes e tecnologias auxiliares, como os frameworks.

Conceito de Frameworks

Frameworks são a base para quando for iniciar a programação. Em suma, é algo já pré-desenvolvido. E serve tanto para o aprendizado dos estudantes como para facilitar o seu dia a dia profissional.

Em uma linguagem mais técnica, é um padrão que agrega um conjunto de códigos para implementar funcionalidades específicas em um sistema.

Geralmente, as linguagens voltadas para o back-end, bancos de dados e softwares são ensinadas tardiamente. Em outras palavras, antes você terá que saber mais sobre alguns fundamentos relativos à área de desenvolvimento, noções de lógica aplicada à programação e, certamente, aprenderá desenvolvimento front-end. Portanto, está mais voltada mais para a experiência do usuário e sua porta de entrada na internet

Linguagens de programação web para um Dev Back-end

Como diria um sábio oriental, mas também grande desenvolvedor web à respeito de programação: “Fique à vontade que aqui temos de tudo”.

Segundo especialistas da área de TI, determinados segmentos de mercado ou empresas possuem linguagens mais adequadas a seus negócios. Portanto, não é só uma questão de como aprender Desenvolvimento Back-End web. Mas sim, ter noção do business e da área de negócios do cliente em que você vai implementar uma programação web. 

Enfim, é fundamental buscar conhecimento sobre negócios, já que entender o contexto de cada segmento de mercado faz parte do aprendizado profissional.

No entanto, conhecer somente uma ou outra linguagem pode comprometer sua entrada no mercado de trabalho. 

Confira abaixo algumas das linguagens mais utilizadas pelos profissionais desta área:

  • Javascript
  • Java
  • Python
  • PHP
  • Swift
  • Entre outras.

Mais sobre Desenvolvimento Web

O desenvolvimento para web trabalha na construção de sites, e-commerces, landing pages, aplicativos, bancos, sistema de internet, bancos de dados e outras dezenas de ferramentas.

Visto que esta área é tão ampla de devs, possui um certo número de especialidades. Veja abaixo algumas delas:

  • Front-end
  • Back-end
  • Full stack
  • Banco de Dados
  • Infraestrutura de Sistema
  • Arquitetura de Redes
  • Outros

Desenvolvimento Back-end: Tudo o que você precisa saber sobre o curso

Aprender sobre Desenvolvimento Back-end exige dedicação e bastante foco por parte do estudante. Logo, ao começar a aprender mais sobre programação na web, o futuro profissional vai ser obrigado a se atualizar constantemente. Além disso, ter noções de administração e saber analisar o mundo dos negócios vai ajudar bastante a encarar alguns desafios da área.

Enfim, quando você for construir um site ou um aplicativo vai notar que muitos conhecimentos de TI serão utilizados, e que diversas inovações e tecnologias costumam andar juntas em um projeto, plataforma e num plano de negócios. 

Este é o primeiro curso de graduação em Desenvolvimento Back-End do Brasil. Inédito em todo território nacional, seu objetivo é auxiliar o aluno a adquirir conhecimentos para transformar as técnicas e a lógica de programação em sistemas e aplicações úteis dentro deste mercado de trabalho tão carente de bons Devs.

Segundo dados da Academia Tech, a tecnologia da informação é a área que mais cresce e emprega no Brasil. Anualmente, são criadas cerca de 70 mil novas posições e estima-se que mais de 30% não são preenchidas em função das pessoas qualificadas para atender às demandas de um mercado em constante crescimento.

E para você, que pretende ingressar no curso de Desenvolvimento Back-End sempre é hora de saber mais sobre as áreas de atuação dentro deste campo de estudo, a grade curricular e outras informações pertinentes a quem realmente deseja ter sucesso na programação web. Por isso, separamos algumas matérias para você se aprofundar no assunto e sair na frente.

Você sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

O que é Arquitetura de Dados?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.