InícioGraduaçãoTecnologiaComo fazer graduação em Cibersegurança?

Como fazer graduação em Cibersegurança?

Não sabe como fazer graduação em Cibersegurança? É simples, rápido, e vai te deixar pronto para um mercado de trabalho em franca ascensão.

Assim, o primeiro ponto para você, que busca um curso superior na área, é afinidade. Se curte o universo dos computadores e vive conectado, está no caminho certo.

Portanto, o aluno que optar por fazer graduação em Cibersegurança terá uma enorme responsabilidade. Ele será o “cão de guarda” das empresas, para evitar que os criminosos virtuais tenham acesso ao que não devem.

Sobretudo, informações sigilosas das companhias e dos clientes são alvos constantes de ataques, e a graduação em Cibersegurança tem o objetivo de ensinar você a evitá-los.

O que você precisa saber?

Para fazer graduação em Cibersegurança, primeiro o interessado precisa saber exatamente o que terá pela frente.

Se termos como firewall, spyware, criptografia e outros, que para muitos são “grego”, fazem sentido para você, é um bom sinal.

Enfim, o perfil de quem busca essa posição no mercado de trabalho costuma abranger pelo menos quatro características.

As principais são: proatividade; respeito e atenção com as normas; rapidez para solucionar problemas complexos; e capacidade para identificar vulnerabilidades nos sistemas.

Você se identificou com a maioria delas? Então continue lendo esse post, pois a graduação em Cibersegurança é a sua cara.

O que você vai aprender?

A grade curricular que você vai encontrar ao optar pela Faculdade Anhanguera, no curso de Cibersegurança, é bastante extensa e, principalmente, focada na prática profissional.

Desta forma, o aluno enfrentará situações reais ao longo do curso. E, quando formado, sairá pronto para buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Além disso, as matérias envolvem tanto a introdução aos temas, quanto os fundamentos relacionados à segurança cibernética propriamente dita.

As disciplinas que fazem parte do curso que integra da Academia Tech, são os seguintes:

  • Administração de Sistemas Operacionais;
  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Arquitetura de Redes;
  • Arquitetura de Segurança;
  • Computação em Nuvem;
  • Criptografia;
  • Gerenciamento de Redes;
  • Governança Corporativa;
  • Governança de Segurança;
  • Linguagem de Programação;
  • Lógica Computacional;
  • Privacidade e Proteção de Dados;
  • Perícia Forense em Segurança da Informação;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Programação para Redes;
  • Redes de Computadores;
  • Segurança em Engenharia de Software;
  • Sistemas Distribuídos;
  • Sistemas Operacionais.

Graduação em cinco semestres: vantagem da Cibersegurança

Se você se assustou, ao ver o tamanho da grade curricular, e está pensando em desistir da ideia de procurar por uma faculdade de Cibersegurança para cursar, pense melhor?

Em suma, apesar da extensa lista de matérias, o curso, na verdade, é bastante rápido. Dessa forma, o aluno que optar pela Anhanguera poderá se formar em cinco semestres.

Isso significa dizer que, em dois anos e meio, você poderá sair pronto para um mercado cada vez mais atraente, dentro e fora do Brasil.

Onde posso fazer graduação em Cibersegurança?

Segmento relativamente novo no país, ao menos no que se refere à graduação em nível superior, a área de Cibersegurança conta com boas opções dentro e fora de São Paulo.

As melhores faculdades de Cibersegurança são aquelas que oferecem aos alunos condições de aprender tudo o que ronda o universo que está tão em alta.

Assim, para te ajudar a fazer uma escolha segura, a Voomp vai citar algumas das mais bem conceituadas no ramo de Cibersegurança, ou Segurança Cibernética, como o curso é chamado em algumas instituições.

Em todas elas, o aluno encontrará um curso voltado para a proteção de sistemas e informações e à segurança de dados empresariais.

Anhanguera

O curso de Cibersegurança na Anhanguera faz parte do braço Academia Tech. É um hub desenvolvido especialmente para deixar o aluno pronto para um dos mercados de trabalho que mais crescem no Brasil e no mundo.

Fundada em 1994, a instituição, que em 2014 passou a fazer parte da Kroton Educacional, maior grupo do segmento no Brasil. A instituição conta com 15 mil profissionais em seu quadro de funcionários, incluindo especialistas, mestres e doutores.

É importante dizer que o curso de Cibersegurança da Anhanguera é reconhecido pelo MEC. Além disso, sua realização é do tipo EAD, ou seja, é 100% ministrado por meio de aulas on-line.

A nota da Anhanguera junto ao MEC é superior a 3,5, ou seja, não apenas atende, como supera a exigência do Ministério da Educação.

Unopar

A Unopar tem 45 anos de experiência em ensino superior e também está entre as faculdades de Cibersegurança bem conceituadas pelo MEC, com nota 4.

O curso tem a duração de cinco semestres (dois anos e meio), em um método 100% on-line. Alia praticidade e rapidez para quem busca por uma graduação alinhada com os dias atuais e não tem tempo a perder.

Impacta

Mais uma opção entre as melhores faculdades para se escolher em Cibersegurança é a Impacta. Localizada no bairro da Barra Funda, em São Paulo (SP),  ela tem média 3,5, segundo a avaliação do MEC.

O curso de Cibersegurança tem a mesma duração das demais, de dois anos e meio. A mensalidade é a partir de R$ 471,92 no período matutino (preço sujeito a alterações).

PUC-PR

Fechando nossa lista está a PUC-PR. Ela é mais extensa que as quatro primeiras sugestões e, também, mais cara que as demais.

O aluno que optar pela PUC, localizada em Curitiba (PR), terá de estar preparado para um curso de quatro anos, no turno da noite, e presencial. As mensalidades partem de R$ 1.418, e são reajustadas anualmente, conforme a legislação vigente.

Portanto, segundo o descritivo do curso, os alunos que optarem pela PUC-PR terão acesso a algumas disciplinas dos cursos de Ciências da Computação.

Dessa forma, a ideia de cursar Cibersegurança na PUC-PR é ajudar o estudante a desenvolver temas de seu interesse. Além de instruí-lo para ficar por dentro da área de segurança e privacidade aplicada a diferentes contextos.

E aí? Gostou das sugestões? E, fique tranquilo, pois a conversa não para por aqui. Informe-se também sobre o curso de DevOps e as oportunidades de mais essa área da tecnologia.

Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.