InícioGraduaçãoDesenvolvimentoDesenvolvimento Mobile: conceito e mercado de trabalho

Desenvolvimento Mobile: conceito e mercado de trabalho

De todos os nichos de Tecnologia, podemos dizer que o Desenvolvimento Mobile está entre os que mais se destacam e crescem no mercado. Mas o que é exatamente isso? Quais são as principais tendências? Quais linguagens são utilizadas? Como criar carreira na área? Como está o mercado de trabalho? Vamos ver tudo isso neste artigo. 

O que é desenvolvimento mobile?

O Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas para Dispositivos Móveis, conhecido popularmente apenas por “Desenvolvimento Mobile”, é um aliado das empresas, que pode trazer transformação digital para os negócios. Isso porque é possível criar aplicativos e sistemas focados no potencial cliente, aumentando a praticidade e custo-benefício do serviço. 

Dentre os dispositivos móveis para a criação de softwares, podemos citar os mais populares como: celular, tablet, console portátil, GPS, TV Portátil, leitores digitais, entre outros. 

Os resultados podem ser muito bons, criando boa experiência de usuário, aproximação entre a empresa e o cliente, além de aumentar a credibilidade da marca. Com isso, há grandes oportunidades de facilitar as vendas e, consequentemente, aumentar os lucros do negócio. 

Mas para ter sucesso, é preciso contratar uma empresa eficaz, que tenha bastante experiência na área mobile. Também é preciso pensar em um diferencial, afinal há muitos aplicativos hoje em dia e a tendência é aumentar, com a popularização dessa área.

Com tamanha importância, o uso dessa tecnologia e de tantas outras deixou de ser visto como um recurso e se tornou uma necessidade. Empresas estão cada vez mais aderindo a aplicativos, que facilitam sua interação com seus clientes. 

Etapas para desenvolver um aplicativo

O processo de desenvolvimento pode variar dependendo de como a empresa trabalha, seus objetivos e do projeto do aplicativo. Mas há um padrão que pode ser seguido e é o mais natural. Primeiro: pesquisa, seguida da criação de conceito, partindo para o desenvolvimento, depois para testes e, por fim, o lançamento. 

Começando pela etapa de pesquisa e elaboração do conceito, ou seja, entender quais as necessidades precisam ser sanadas e como fazer isso. Nessa parte, também é necessário entender como ele funcionará, quais recursos terá, como será sua arquitetura, etc. 

Após isso, é possível iniciar a criação do aplicativo, pensando em design, funcionalidades e acessibilidade, que tornarão a experiência do usuário muito mais agradável. É muito importante manter o foco sempre no cliente final, como ele gostaria de receber aquele app. 

Mas, antes de liberar para o público final, é obrigatório realizar diversos testes, em diferentes plataformas, sistemas operacionais, para se certificar que está funcionando sem gargalos. 

É normal que, após lançado, seja necessário atualizar para consertar possíveis bugs que aparecem. Afinal, é difícil prever 100% como o aplicativo funcionará em diversos aparelhos distintos. Dependerá do ano do aparelho do cliente, modelo, versão do sistema, entre outros motivos que podem levar à falhas. 

Os principais desafios da área mobile 

Além de aprender diferentes linguagens de programação, há outras barreiras que tornam o desenvolvimento mobile um desafio. Por exemplo:

  • Diferentes plataformas;
  • Muitos sistemas operacionais (iOS, Android, Windows, etc);
  • Constantes mudanças e inovações no mercado;
  • Atualizações dos sistemas e, consequentemente, dos aplicativos;
  • Monitoramento e gestão de desempenho frequentes;
  • Custos de mão de obra e infraestrutura;
  • Criar valores e diferenciais;
  • Além de outros desafios.

Esses são alguns desafios enfrentados tanto por profissionais da área, quanto por empresas que contratam seus serviços para criar seus apps. 

Por ser uma área de tecnologia, há constantes evoluções, mudanças, atualizações, e tudo isso interfere nos aplicativos mobiles criados. É questão de se adaptar às novas normas, mantendo os aplicativos sempre em alta.

Principais linguagens usadas no desenvolvimento mobile

Como dissemos anteriormente, dependendo da plataforma ou do sistema operacional, há uma linguagem de programação específica a ser utilizada. Vamos citar algumas que estão sempre presentes no dia a dia do desenvolvimento de softwares. 

  • HTML5;
  • Python;
  • Java
  • Kotlin;
  • C/C++
  • Unity
  • Entre outras linguagens.

Mercado profissional de Desenvolvimento Mobile

O mercado de tecnologia é um que está em constante inovação e expansão, não somente na parte profissional, como na pessoal também. Os brasileiros são considerados os que mais utilizam aplicativos no dia a dia. Além disso, as empresas também estão mais presentes, com cada vez mais aplicativos. 

A área de desenvolvimento abrange tanto profissionais homens quanto, mulheres (inclusive há vários incentivos para mulheres programadoras/desenvolvedoras). 

Há graduações que são mais recomendadas para esse ramo, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação. Mas, hoje em dia, com a popularização dessa área em específica, surgiram diversos cursos especialistas e técnicos voltados à Desenvolvimento Mobile. Isso ajuda ainda mais no crescimento da área. 

Para conhecer mais sobre o curso leia a matéria desenvolvimento mobile: como é a grade curricular?

Características e conhecimentos de um desenvolvedor

Para ser um profissional completo, o desenvolvedor precisa tanto de conhecimentos técnicos, quanto características pessoais. Vamos citar algumas características importantes para atuar nessa profissão.

Conhecimentos técnicos necessários para um profissional da área:

  • Lógica de programação;
  • Ambientes de desenvolvimento;
  • Diferentes linguagens;
  • Armazenamento de dados;
  • Entre outros.

Características pessoais necessárias para um profissional da área:

  • Boa comunicação interpessoal;
  • Raciocínio lógico;
  • Capacidade analítica;
  • Organização e planejamento;
  • Trabalhar em equipe;
  • Saber realizar diferentes tarefas;
  • Entre outras.

Uma tecnologia em constante crescimento

Como citamos anteriormente, a tecnologia está sempre em crescimento e as áreas dentro dela evoluem juntas. Ainda mais quando se trata de algo mais recente como o Desenvolvimento Mobile. 

Isso faz com que o mercado de trabalho nessa área cresça junto, aumentando as possibilidades de se tornar um desenvolvedor ou de busca de profissionais. 

Se você deseja se tornar um desenvolvedor de softwares mobiles, não poderia ter oportunidade melhor. O futuro para esses profissionais tende a ser cada vez mais positivo, ainda mais com a evolução da própria tecnologia. Assim como outras áreas, é possível que esta se desenvolva ainda mais ou se transforme em algo novo. Tudo é possível nesse ramo de constante inovação. 

E se quer aprender mais sobre Desenvolvimento Mobile, é só continuar por aqui para conhecer ainda mais sobre essa área tão rica de novidades. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.