InícioGraduaçãoMatemáticaEquações matemáticas que mudaram o rumo da humanidade

Equações matemáticas que mudaram o rumo da humanidade

Gravidade, relatividade, hipotenusa, logaritmos, nossa! Abordamos sempre o conhecimento, trazemos informações e trazemos assuntos interessantes ligados à sua próxima conquista acadêmica e profissional. Uma premissa importante para quando tiver dificuldade em um tema ou disciplina é compreender a importância dela para você como pessoa e o mundo ao seu redor. Até para o universo infinito, o cosmos. Ou seja, a aplicação prática.

Mais fácil de entender um conteúdo

Quando isso acontece, o seu estudo e a forma como aprende pode se tornar mais fácil e o conteúdo ‘entrar’ melhor nessa sua caixa chamada pela anatomia como cérebro.

O assunto de hoje é nada mais, nada menos, que tratar de algumas equações matemáticas que mudaram o rumo da humanidade. Em suma, todas elas acabam caindo em questões de vestibular. Além disso, fazem parte do dia a dia dos estudantes de cursinhos, acompanham diversos aspirantes ao ensino superior nas escolas e certamente serão novamente encontradas em cursos nas quais as Ciências Exatas são protagonistas. 

Brevemente, pontuaremos alguns deles que tem ganhado destaque na mídia e no mercado de trabalho ultimamente:

Equações matemáticas que mudaram o rumo da humanidade

Optamos por equações não muito complexas ou mesmo, familiares a todos os tipos de estudantes. Seja para os que gostam do assunto, os mais curiosos ou até para aquele leitor que só de ler o termo ‘Equações’ já sai correndo. 

O fato é que desde o Teorema de Pitágoras, a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, o uso de Logaritmos e a Lei da Gravitação Universal mudaram o mundo de forma contundente. Definitivamente, nada permanece igual após a chegada de cada uma delas na ciência ou do nosso mundo cheio de simples mortais.

Teorema de Pitágoras

A mais antiga e primeira das equações apresentadas aqui em nosso post, pois o Teorema de Pitágoras, é bastante simples à primeira vista. Porém, com aplicações das mais diversas e complexas. Já que vem mudando o mundo desde a antiguidade.

Seu conceito e surgimento são datados de aproximadamente 400 a 350 a.c. e pode ser aplicada no estudo dos ângulos, triângulos, etc. Definitivamente, muitos sabem de cor, ainda mais por ser um dos assuntos mais aplicados na Geometria e Trigonometria. Logo, é resumida com a seguinte afirmação:

O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Essa expressão também pode ser representada na forma de equação. Resumindo: 

  • hipotenusa = a
  • cateto 1 = b 
  • cateto 2 = c

Assim, teremos:

a² + b² = c²


Teoria da Relatividade Geral

O mundo é energia e também matéria, com ou sem aceleração. Sabemos que parece difícil de entender, mas tudo faz mais sentido e a cada descoberta feita através do espaço a famosa equação de Albert Einstein se torna ainda mais exata. 100% assertiva!

Afinal, para o cientista de cabelos emaranhados, a matemática era o princípio da física. Todavia, levou 10 anos para ser calculada e encontrada. E, com isso chegamos a:

 E=mc²

E representa a energia, m a massa e c a velocidade da luz em locais sem ar (vácuo).

Resumindo, a equação mostra como a matéria curva o espaço ao redor e como ela influencia o movimento da luz.

Logaritmos

Quem diria que esta ‘sopa de letrinhas’ tivesse tantas aplicações, não é mesmo? Nós avisamos, lá no título do texto, que iríamos falar sobre as equações matemáticas que mudaram o rumo da humanidade. Portanto, os logaritmos não podiam faltar.

 log xy = log x + log y  

No entanto, entre as suas diversas aplicações, o ‘log’ está presente na física, no próprio curso de Matemática, e outras tantas áreas como as Ciências Biológicas, Geografia, Astronomia, em uma sequência infinita de aplicações do dia a dia.

Veja alguns exemplos práticos:

  • Mercado financeiro;
  • Taxas para calcular aspectos populacionais;
  • Experiências Químicas e para aferir o pH das substâncias;
  • Encontrar números.

Lei da Gravidade ou Atração Universal

Já que falamos de Einstein, Isaac Newton e a famosa Lei da Gravidade com sua equação jamais estariam fora da nossa lista.

Analise a equação acima que vamos interpretar com Newton:

“(…) os astros se atraem proporcionalmente ao produto de suas massas e
é inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separam”.

Esta lei foi uma das que comandaram e regeram a ciências por séculos. Sendo somente contestada por outro gênio, Albert Einstein e sua a Teoria Geral da Relatividade com a equação que mostramos anteriormente.

Uma equação para entender o universo

Podemos dizer com toda a certeza que a Lei da Gravitação Universal e sua equação nos auxiliam a entender o universo com maior clareza. Sabemos o porquê de nossa Lua não cair e ficar gravitando ao redor da Terra. O mesmo para os planetas ao redor do Sol e nos demais recantos do espaço e os corpos celestes contendo massa.

O movimento dos planetas, galáxias, e tudo mais pode ser descrito através da matemática elaborada por Isaac Newton. Atualmente, satélites, sondas, robôs e até o primeiro drone a pousar em Marte chegaram ao seu destino por meio da utilização dessa equação quase mágica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.