InícioGraduaçãoDesenvolvimentoEstudar desenvolvimento back-end de forma remota: Como fazer?

Estudar desenvolvimento back-end de forma remota: Como fazer?

Primeiramente, quem busca estudar Desenvolvimento Back-End é um estudante com grande timming. Em outras palavras, para quem pensa em ingressar na área responsável pelo background e tudo que acontece dentro de um site, plataforma ou aplicações online, esta é uma boa hora.

Em outro de nossos artigos, fizemos uma pequena brincadeira quando perguntados sobre como aprender as diversas linguagens de back-end … e como ficar fera na área. 

Na oportunidade, trouxemos a vocês, nossos leitores, que a melhor forma de fazer isso seria com o computador.

Sim, parece óbvio, mas isso tem um sentido ainda mais profundo do que remeter à máquina ou dispositivo em si. Aprender Desenvolvimento Back-End é pura e simplesmente conhecimento teórico bem guardado no cérebro, e muita prática.

Logo, quando a Voomp fala que é muita prática, é para você, como estudante, ficar em harmonia com os estudos e sempre focar em colocar a mão na massa.

Estudar desenvolvimento back-end de forma remota: Como fazer?

Enfim, esperamos que tenha entendido o começo desta história. Porém, agora queremos mostrar para você e aos demais estudantes como fazer para estudar e se tornar um Dev de Back-End de forma remota ou online.

Antes de mais nada, é importante verificar se você tem uma estrutura mínima para realizar os seus estudos com tranquilidade. Isso é necessário porque, para ingressar em um curso 100% online e tirar boas notas, e ainda por cima ser um estudante nível ninja mestre, vai ter que preencher uma lista de necessidades básicas. Ou melhor, fundamentais.

Pensando em você, vamos pontuar algumas dicas breves sobre como fazer o seu curso de forma remota:

  • Escolha uma instituição de ensino superior que ofereça estrutura;

  • Ingresse em uma graduação de Desenvolvimento Back-End reconhecida pelo MEC;

  • Procure um curso com foco em educação EAD;

  • Organize a sua rotina diária em função dos seus estudos;

  • Verifique como está a sua conexão de Internet: ela será sua melhor amiga;

  • Aprender inglês ou ter familiaridade com a língua é fundamental;

  • Esteja ciente de que seu estudo será constante;

  • Procure um curso com professores atualizados;

  • Última dica: seu curso remoto deve focar no mercado de trabalho.

Em suma, quer mais dicas? Então releia para nunca esquecer. Um futuro Dev Back-End precisa ler com atenção, para que seu processo de aprendizado remoto, semipresencial, EAD ou híbrido seja eficiente. 

Portanto, em sua jornada para aprender as diversas linguagens de programação e outras peculiaridades ligadas ao curso remoto de Desenvolvimento Back-End, a concentração é uma aliada. Aproveite todo o tempo com sabedoria. 

Afinal, tempo é a coisa mais preciosa que um estudante tem. Aprecie sem moderação.

Como é o curso de Desenvolvimento Back-End 100% online?

Logo, você vai poder estudar diretamente de sua casa, acessar depois do trabalho, em uma viagem e com toda comodidade que o online lhe oferece.

Ainda, independente de sua localização, você terá acesso a professores altamente qualificados, e que entendem deste mercado de trabalho tão específico. Sem falar do ambiente virtual de aprendizagem completo – com suporte técnico qualificado e ágil.

Linguagens de programação

No curso de back-end você terá em sua grade curricular tanto disciplinas teóricas quanto as técnicas que envolvem as linguagens de programação mais comuns e presentes no mercado de trabalho (Java, Python, Ruby, PHP e diversas outras).

Terá ainda introdução a conceitos, ferramentas e frameworks com foco na resolução de problemas. Além de modelagem e otimização de dados.

Logo, você terá também matérias de fundamentos, que vão preparar você para se tornar um profissional completo. Com a base teórica sobre Sociedade brasileira e Cidadania, por exemplo, você terá diferenciais para conquistar boas oportunidades no mercado da tecnologia. 

Instituições que oferecem cursos de Desenvolvimento Back-End de forma remota

Definitivamente, cursos online para Back-End são poucos no Brasil. Na verdade, inéditos. Porém, qualificados e criados especialmente para quem tem um olho no aprendizado completo e outro no mercado de trabalho, sempre em constante evolução.

Em outras palavras, estudante de back-end remoto tem um olho no peixe e outro no gato. 

Veja abaixo três instituições de ensino superior que oferecem o curso na modalidade 100% online:

Aproveite e conheça cada uma delas. Considere isso como mais três dicas para aprender  Desenvolvimento Back-End. Só depende de você!

Estudo de caso da Universidade Anhanguera

Na Anhanguera, você pode obter seu diploma em Desenvolvimento Back-End em até  4 semestres (2 anos). Ele pode ser totalmente realizado na modalidade Educação a Distância, (EAD). Logo, 100% online.

O curso é oferecido de maneira remota para facilitar o seu aprendizado. Além disso, a modalidade EAD capacita o desenvolvedor em relação ao que o mercado de trabalho realmente precisa. Ele faz isso sem perder mais tempo com disciplinas não tão relevantes para as atividades dos estudantes de Desenvolvimento.

Definitivamente, o curso em dois anos permite a qualquer pessoa absorver conhecimento e ganhar experiência junto à área de Back-End, sem prejuízo quando o assunto é excesso de matérias. 

Sobretudo, dá a possibilidade de fazer parte de um ambiente dinâmico, com a presença de diversos profissionais, e já focando no que o mercado de tecnologia da informação realmente precisa.

O grande segredo para estudar de forma remota

Finalmente, chegamos a melhor parte deste post do HFAgora chegou o momento de descobrir o grande segredo para estudar qualquer graduação EAD. Em suma, estudar qualquer conteúdo de forma remota.


Surpreendentemente, o maior segredo reside em você. É você quem vai fazer a diferença em seu aprendizado 100% online. 

Lembre-se, se fosse assim tão fácil, todo mundo estaria estudando feliz e contente, com ótimos diplomas e em belos empregos. 

O mundo ainda não inventou uma fórmula para que na equação não tenhamos que inserir trabalho, esforço e conhecimento. Se um dia você descobrir, manda uma mensagem aqui para a equipe da Voomp, ok? 

A gente vai querer saber quais as suas descobertas neste caminho de grande sucesso, que só uma pessoa como você pode trilhar. 

Siga conosco: Que tal conhecer outras áreas ou saber mais sobre os diversos cursos da área de tech.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.