Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD: tudo o que você precisa saber

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

A área de tecnologia cresce cada vez mais, se mostrando um setor muito estável, mesmo diante de diversas crises. De maneira geral, a tecnologia mudou a vida de todos: novas formas de negócios surgem todos os dias, novas redes sociais viralizam, novas plataformas de streaming são lançadas. Enfim, a lista é longa e não para de crescer.

Dessa maneira, o mercado se torna cada vez mais competitivo, as empresas buscam diariamente novas formas de se manterem relevantes e, especialmente, à frente de seus concorrentes. Afinal, essas precisam antecipar tendências e entender muito bem o seu público alvo. Assim, é possível oferecer produtos e serviços inovadores.

Porém, isso não é uma tarefa nada fácil.  É necessário formular estratégias extremamente assertivas para alcançar um sucesso competitivo. Nesse sentido, para tomar grandes decisões, as empresas precisam analisar um grande volume de dados e interpretá-los da maneira correta. Em resumo, os dados coletados são fundamentais na criação de planos e táticas competitivas de mercado.

Nesse contexto, a área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados ganha força, tornando-se dois setores essenciais para o sucesso competitivo das empresas.

Portanto, se você quer entrar no mundo da tecnologia, descubra mais sobre o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD! 

O que é Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Antes de tudo, é necessário entender o conceito de Inteligência de Mercado e Análise de Dados . Esses dois conceitos podem ser parecidos, mas não possuem o mesmo significado.  São duas áreas complementares e que devem trabalhar sempre juntas.

Em resumo, a Inteligência de Mercado é um sistema tecnológico que utiliza dados para a realização de relatórios e análises em tempo real. Sendo assim, é possível ter acesso em tempo real a dados e conteúdos, o que permite que decisões corretas sejam tomadas. Portanto, alguns exemplos de informações analisadas são: o comportamento de compra dos consumidores, resultado de vendas,  o comportamento da concorrência, entre outros. 

Já a Análise de Dados é um processo de coleta de dados não organizados que precisam ser compilados de maneira estruturada. Sendo assim, com esses dados, os profissionais dessa área conseguem realizar estudos e gerar resultados. Os tipos de dados são diversos, podendo ser e-mails, documentos e planilhas. Além disso, há ferramentas que são essenciais na análise de dados, a exemplo de:

  • SAS;
  • R;
  • Python;
  • Tableau;
  • Google Analytics;
  • Orange.

Bom, já deu para perceber o quanto essas duas áreas são interdependentes, não é mesmo? Por isso, é muito comum encontrar cursos profissionalizantes e especializações que focam em ambas.

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD

Aqueles que querem seguir na área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados precisam saber que não existem cursos do tipo bacharelado nessas áreas. Logo, o comum são pessoas realizarem cursos tecnólogos, especializações, pós-graduações ou, até mesmo, MBAs. Dessa forma, uma modalidade que, além de ser muito vantajosa, ganha cada vez mais espaço, é a graduação tecnológica de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD.

O curso é do tipo superior e busca formar profissionais com amplo conhecimento em sistemas computacionais e banco de dados. Durante a graduação, os alunos irão desenvolver habilidades e competências necessárias para mineração de dados (data mining), prospecção de dados desestruturados, identificação de tendências dos mercado, coordenação de equipes, entre outras.

O objetivo do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD

O objetivo principal do curso Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD é formar profissionais 100% preparados para o mercado de trabalho que estejam aptos para atuarem em qualquer empresa. Sendo assim, ao finalizar a graduação tecnológica, os alunos conseguirão:

  • Analisar e prospectar elevadas quantidades de dados desestruturados;
  • Realizar estratégias para tomada de decisões;
  • Identificar oportunidades no mercado de trabalho;
  • Desenvolver pensamento estratégico;
  • Criação de relatórios e dashboards;
  • Saber utilizar o raciocínio lógico para solução de problemas reais.

Como é o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD

O curso tecnólogo de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD é oferecido 100% na modalidade a distância. Em outras palavras, os alunos possuem acesso a um portal onde é possível ter acesso às aulas gravadas e conteúdos complementares. Também, durante toda a graduação, os alunos recebem apoio de professores e tutores, sendo possível ao estudante tirar dúvidas por meio de mensagens, na sala do tutor ou no fórum das disciplinas. 

Além disso, a realização de uma graduação a distância é extremamente vantajosa para aqueles que possuem um dia a dia bem corrido. Dessa forma, é possível conciliar as aulas e trabalhos com a agenda de cada pessoa por ser uma modalidade super flexível. Afinal, é possível fazer tudo de casa. No entanto, para poder realizar as provas presenciais, é necessário ir até a instituição de ensino.

Grade curricular do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD

Por ser uma graduação tecnológica, a duração do curso é inferior a do tipo bacharelado. Portanto, o desenvolvimento do curso abrange entre quatro a cinco semestres, ou seja, podendo ser concluído em até dois anos e meio. Ao finalizar a graduação, o estudante recebe a certificação de tecnólogo em Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Conheça as principais disciplinas:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Linguagem de Programação;
  • Projeto de Software;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Data Mining;
  • Engenharia de dados;
  • Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards;
  • Fundamentos de Machine Learning;
  • Banco de Dados em Nuvem;
  • Web Analytics.

Quais são os equipamentos necessários para estudar Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD?

Essa é uma dúvida bem frequente entre aqueles que desejam fazer qualquer faculdade ou curso EAD. Porém, pode ficar tranquilo que você não precisará de muitos equipamentos para começar o curso. Em resumo, você só precisa de um computador ou de um equipamento semelhante (tablet, celular, etc), e acesso a uma rede de internet.

Além disso, não há nenhuma especificação mínima ou obrigatória para o tipo de computador. Em outras palavras, você deve somente conseguir acessar o portal da faculdade EAD e realizar todas as atividades necessárias, independente da qualidade do seu equipamento. 

Você também deve adquirir outros tipos de utensílios, como cadernos, agendas, calendários, lápis, borracha, lapiseira, entre outros. Lembre-se que cada faculdade possui as próprias regras e exigências. 

Onde estudar Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD? 

Como dito acima, não há graduação do tipo bacharelado em Inteligência de Mercado e Análise de Dados. É mais comum pessoas que já possuem uma graduação realizarem um curso técnico, uma pós-graduação ou um MBA na área. Porém, há instituições de ensino que já oferecem o curso tecnólogo nesta área tão promissora.

Sendo assim, instituições como a Anhanguera ou Unopar já possuem essa graduação em seu catálogo. Confira!

 

E aí? O que achou da graduação tecnológica de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD?

Gosta da área de tecnologia? Separamos algumas notícias para você:

Computação em Nuvem e Internet das Coisas: entenda essa relação

Arquitetura de Dados: tudo sobre essa profissão

O que é Ciência de Dados?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.