Inteligência de mercado e análise de dados: qual é a grade curricular?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Marc Mueller no Pexels.

Quer construir carreira na área de tecnologia de informação? Descubra qual é a grade curricular do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Inteligência de mercado e análise de dados são um dos conceitos mais utilizados hoje em dia por empresas que buscam estar à frente da concorrência e serem referências em inovações em seus negócios. Sendo assim, essas duas ferramentas possibilitam trazer muito conhecimento para a área em que a empresa atua.

Dessa forma, organizações que investem nessas tecnologias estabelecem uma enorme vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Isso acontece porque, além de tomar decisões mais assertivas, elas conseguem ter mais sucesso em suas decisões e, consequentemente, diminuem o risco de investimentos mal sucedidos. Afinal, com a inteligência de mercado e análise de dados, as empresas tomam decisões por meio da interpretação de informações reais. 

Sendo assim, neste conteúdo, nós iremos aprofundar um pouco mais o conceito em inteligência de mercado e análise de dados. Além disso, nós iremos falar um pouco mais sobre como é a grade curricular de cursos voltados para essas duas áreas tão fundamentais para o mercado atual.

O que é inteligência de mercado e análise de dados?

Essas duas áreas são responsáveis por analisar e monitorar dados relacionados à empresa. Esses dados podem ser:

  • Estudos do comportamento do consumidor;
  • Os diferenciais competitivos das empresas concorrentes;
  • A estratégias utilizadas pelo mercado;
  • Pesquisa de mercado;
  • Marketing;
  • Dados de clientes;
  • Número de vendas;
  • As oportunidades do mercado;
  • Tendências do mercado.

Logo, todos esses estudos e análises contribuem para a empresa tomar decisões corretas e melhorar seus resultados estratégicos. Dessa forma, para obter esses dados, as empresas precisam investir em softwares e ferramentas. Conheça algumas abaixo:

  • SAS;
  • Python;
  • Tableau;
  • Google Analytics;
  • Orange.

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Em uma área tão valorizada e cada vez mais aquecida, você deve estar se perguntando como fazer para se especializar nela, não é? Bom, para aqueles que desejam seguir carreira em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, é preciso ter em mente que não existem cursos do tipo bacharelado focados nela.

Portanto, os interessados realizam cursos tecnólogos, especializações, pós-graduações ou, até mesmo, MBAs. 

Um exemplo é o curso tecnólogo – que é do tipo superior e busca formar profissionais em um espaço médio de tempo. Ao longo dos anos, os alunos desenvolverão habilidades técnicas e competências necessárias para aplicar todo o conhecimento no mercado de trabalho. 

Contudo, independente de qual modalidade você vá fazer, os futuros profissionais devem estar preparados para:

  • Analisar e prospectar elevadas quantidades de dados desestruturados;
  • Realizar estratégias para tomada de decisões;
  • Identificar oportunidades no mercado de trabalho;
  • Desenvolver pensamento estratégico;
  • Criação de relatórios e dashboards;
  • Saber utilizar o raciocínio lógico para solução de problemas reais.

A grade curricular de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Como dito acima, independente do modelo de curso que você escolher, ele deve contemplar um conhecimento bastante amplo e completo. Para assim, os alunos saírem preparados para o mercado de trabalho. Portanto, separamos abaixo algumas matérias que são essenciais na grade curricular de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Porém, não esqueça que as disciplinas variam de acordo com cada instituição de ensino.

Algoritmos e Programação Estruturada

Nessa disciplina, os alunos terão contato com a programação estruturada, uma forma de programação que utiliza o desenvolvimento de algoritmos. Logo, os estudantes começam a compreender a linguagem de programação e codificação.

Lógica Computacional

A lógica computacional utiliza da lógica para a execução e raciocínio da computação. Em resumo, essa disciplina se relaciona com a ciência da computação e a engenharia. Assim, os alunos conseguem desenvolver o pensamento computacional e estruturar ideias para criar softwares ou algoritmos.

Modelagem de Dados

Outra disciplina fundamental na grade curricular no curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é a modelagem de dados. Essa matéria irá auxiliar os alunos a criarem um modelo que explique as características de um software. Dessa forma, os alunos aprenderão como evitar erros de programação, sendo uma parte muito importante em um sistema de informação.

Linguagem de Programação

A linguagem de programação é formada por um conjunto de regras de implementação de um código-fonte. Portanto, os alunos aprenderão toda a linguagem de programação necessária para a criação de um software.

Projeto de Software

Nessa disciplina, os alunos compreenderão como funciona o processo de desenvolvimento de um software. Em resumo, o projeto é um conjunto de atividades utilizadas para definir e desenvolver um software. Alguns dos objetivos do projeto são:

  • Definir as atividades a serem executadas;
  • Criação de um cronograma;
  • Gerenciar as etapas do projeto.

Data Mining

Na matéria de Data Mining, ou mineração de dados, os alunos desenvolverão técnicas de organização de dados, encontrar oportunidades de negócios e identificar problemas.

Engenharia de dados

A Engenharia de Dados é um setor que estuda a transformação de dados brutos de uma empresa, sendo uma das primeiras etapas do processamento de dados.

Desenvolvimento e monitoramento de dashboards

O termo dashboard refere-se a criação de painéis que mostram métricas e indicadores importantes para o alcance de objetivos e metas. Em outras palavras, ele é um quadro bem visual que facilita a compreensão e a visualização das informações geradas.

Fundamentos de Machine Learning

O conceito de machine learning está totalmente relacionado à inteligência artificial. Logo, é um campo de estudo que oferece conhecimento aos computadores através de dados e interações com o mundo. Sendo assim, os computadores e máquinas começam a desempenhar funções novas, chegando a substituir o trabalho humano.

Web Analytics

Nessa disciplina, os alunos irão aprender a analisar dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários nos sites, buscando a melhora constante da navegabilidade em um site, de modo a atingir resultados melhores, em UX, e consequentemente, no ROI.

Onde estudar Inteligência de Mercado e Análise de Dados? 

Como já explicado, não há graduação do tipo bacharelado em Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Contudo, algumas instituições de ensino já oferecem o curso tecnólogo nesta área tão promissora. Tendo isso em vista, instituições como a Anhanguera ou Unopar já oferecem esse curso.

E aí? O que achou da grade curricular de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Gosta da área de tecnologia? Separamos algumas notícias para você ficar ainda mais por dentro do assunto e sair na frente:

Computação em Nuvem e Internet das Coisas: entenda essa relação

Arquitetura de Dados: tudo sobre essa profissão

O que é Ciência de Dados?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.