InícioGraduaçãoDesenvolvimentoO que Desenvolvimento Mobile tem a ver com a nova corrida espacial?

O que Desenvolvimento Mobile tem a ver com a nova corrida espacial?

A imagem do nosso post pode ajudar a ilustrar duas coisas. Primeiramente, a chegada do homem à lua. Segundo, a tecnologia utilizada para levá-lo até lá. Ou seja, a tecnologia móvel. Aliás, é comum ler a seguinte afirmação quanto a Apollo 11 e sua chegada ao solo lunar, em 20 de julho de 1969, que resumidamente pode ser colocada assim: a humanidade foi à lua com a tecnologia contida em um celular

Então, muitos leitores agora estão se perguntando: Como assim? Existiam celulares ou dispositivos móveis em plena corrida espacial nos anos 60? Logicamente, smartphones e tablets como você conhece hoje, não.

A clássica frase quer simplesmente dizer que a tecnologia utilizada no que as agências espaciais chamavam de módulo de sobrevivência, e também o lunar, tinham tanta tecnologia quanto temos atualmente em um aparelho mobile.

Ao ouvir isso, as pessoas costumam ficar chocadas. Entretanto, não podemos realizar comparações com décadas que já se foram e generalizar. Afinal, não é bem assim. E outra: você não vai conseguir ir até a lua utilizando o seu smartphone.

Só para avisar.

Ao infinito e além: a formação acadêmica melhorando o mundo

Hoje, o foco do Voomp é iniciar uma série de posts relacionados a grandes fatos das ciências e suas aplicações em relação à humanidade e ao universo. Enfim, vamos falar mais sobre carros elétricos, espaçonaves, projetos científicos, grandes cientistas e suas invenções. E, claro, quais são os cursos de graduação, diplomas e áreas do ensino superior que permitem ao estudante ingressar em carreiras como essas.

Lembre-se de que um país precisa de médicos, professores, engenheiros, advogados, profissionais do mundo tech, engenheiros agrônomos, enfermeiros e, definitivamente, cientistas. E, por que não, astronautas.

O universo, as grandes ideias e inovações, as teorias que mudaram o mundo até aqui, as diversas transformações tecnológicas, os foguetes, as baterias, a genética e suas diversas aplicações, projetos, teses e sonhos que se transformaram em realidade. Enfim, sem as instituições de ensino superior, os estudantes de todas as idades e cantos do planeta nada disso existiria. Logo, tenha em mente que agora é a sua vez.

O que é a nova corrida espacial?

Antes de falar de tecnologia mobile e o curso de Desenvolvimento Mobile, vamos apresentar algumas informações ligadas à nova corrida espacial. Os detalhes apresentados a seguir têm o objetivo de esclarecer este conceito aos futuros universitários e mostrar que este fenômeno está ocorrendo neste exato momento.

Em suma, a nova corrida espacial não se trata mais de uma disputa entre países e ideologias, como ocorreu no período da Guerra Fria. E nem está sendo realizada por grandes agências espaciais ligadas aos governos, como por exemplo: a NASA (EUA), AEB (Brasil), ESA (Agência Espacial Europeia), CNSA (Agência Espacial Chinesa), entre outras tantas mantidas pelo poder estatal.

Atualmente, a nova corrida espacial está sendo realizada por bilionários! Isso mesmo que você leu. A disputa agora é entre as pessoas mais ricas do mundo e suas respectivas empresas com foco na exploração espacial. Em outras palavras, podemos falar que esta é a corrida espacial dos bilionários.

Com o objetivo de ilustrar, vamos pontuar abaixo três dos principais ‘magnatas do espaço’ e suas respectivas empresas com foco na exploração espacial:

  • SpaceX: Elon Musk, dono da Tesla;

  • Blue Origin: Jeff Bezos, dono da Amazon;

  • Virgin Galactic: Richard Branson, dono da Virgin Group Ltd ou Virgin, conjunto de empresas ligadas aos mais diversos setores econômicos.

O céu não é mais o limite

Podemos resumir desta forma o que motivou a nova corrida espacial entre as empresas citadas acima. Consequentemente, isso pode originar novas formas de aplicar os conhecimentos, além, claro, de expandir o mercado de trabalho junto às diversas profissões. Consequentemente, criando assim uma nova área de atuação, a espacial.

A chegada de empresas com recursos e investimentos em quantidades quase infinitas, somada à alta tecnologia hoje existente, beneficiam o futuro da exploração espacial. Logo, profissionais tech são contratados, cientistas e especialistas de múltiplas graduações e cursos superiores. Definitivamente, as universidades estão de olho nesta tendência e o resto vai depender dos universitários. Seja em relação ao espaço ou à sua futura carreira, o céu não é mais o limite.

O que o Desenvolvimento Mobile tem a ver com a nova corrida espacial?

Em função de tudo isso que trouxemos acima, o fato é que o curso de Desenvolvimento Mobile está totalmente ligado às tecnologias que movem a nova corrida espacial. Afinal, estamos falando da transmissão de dados e comandos saindo da Terra para o espaço, sem ligar para as distâncias, estratosfera ou posicionamento. Sem dúvida, as tecnologias mobile que antigamente levaram o homem até a lua nos anos 60, agora podem nos levar até Marte. E, quem sabe, ainda mais longe.

Repetindo: um dos grandes fatos é que as primeiras viagens ao espaço proporcionaram a aplicação de novas tecnologias para o dia a dia das pessoas. E que, agora, voltam ao espaço ainda mais evoluídas para sua nova temporada rumo ao infinito. 

Em outras palavras, o estudante e futuro Dev Mobile vai trabalhar com essas mesmas funcionalidades: desenvolvimento de aplicações para qualquer dispositivo móvel, transmissão de dados independentemente das distâncias, tecnologia wireless, banco de dados, etc.

Mobile no espaço

O Desenvolvimento Mobile é um dos responsáveis pela corrida espacial atual. Aliás, mais do que isso, há décadas vem mudando o mundo. Como exemplo disso temos o uso de satélites e telescópios espaciais. Assim como a utilização de ferramentas de forma wireless em pleno espaço. E, certamente, os diversos voos e foguetes controlados de forma remota. 

Além disso, as milhares de transferências de dados e comandos. Sobretudo, com uma eficiência ainda maior que as realizadas dezenas de anos atrás. Sem falar nas diversas sondas espaciais e veículos que já estão em Marte, todos controlados a partir do nosso planeta. Isso é tecnologia mobile, e são os Devs e outros especialistas que tornaram isso possível.

Logo, quando for escolher uma carreira acadêmica, não pense somente em sua vida aqui na Terra. Por meio do uso do mobile e do conhecimento, o universo está aí para ser explorado. Basta que seus sonhos te levem para longe. Enfim, ao questionarmos o que Desenvolvimento Mobile tem a ver com a nova corrida espacial? A resposta é: tudo!

Se gostou do nosso post, clique aqui e conheça tudo sobre o mundo da educação e muito mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.