O que é Ciência de Dados?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Canva.

Primeiro, se você pretende saber o que é a Ciência de Dados saiba que existe uma frase muito famosa em relação a ela: Nunca pergunte o que é Ciência de Dados. Aí você fala: “Nossa, que artigo mais estranho. Como assim?”

Respira, tenha calma. Você já vai entender. 

Continue lendo que vamos explicar o que tudo isso significa.

Um conceito tão novo quanto a própria área

O conceito de ciência de dados ainda é muito novo no mundo inteiro. Tanto para quem estuda quanto àqueles que já trabalham na área. Afinal, ela faz parte de uma mudança cultural muito grande nas empresas junto às instituições de ensino. 

A princípio, para entender o que é ciência de dados você precisa saber o que significa a palavra padrão. Ele é uma norma, algo que aparece com frequência em meio aos dados. Esta, é usada como base para estabelecer uma comparação. 

Em poucas palavras, é como um estilo musical. Por exemplo, o rock. Neste caso, sabemos que se trata desta categoria de música em função da guitarra ou padrões seguidos na bateria. Simplesmente, identificamos o seu padrão através das batidas. 

Portanto, na ciência de dados buscamos encontrar estes padrões e com eles, extraímos informações extremamente úteis. 

Além disso, devemos fazer perguntas profundas e complexas em relação aos padrões encontrados em um universo de dados. Mais precisamente, os dados que temos à nossa disposição: textos, imagens, números, imagens, posts e sons, vídeos, etc.

O que é Ciência de Dados?

É a partir deste universo de informações de diversos tipos, desses milhares de oceanos de dados, é que entra o trabalho da ciência de dados. Primeiramente, ela vai encontrar padrões e com eles vai criar soluções com as informações extraídas desta grande fonte.

Ao contrário do Business Inteligence (BI) que utiliza dados já filtrados e trabalhados. A ciência de dados trabalha com os dados em sua essência mais pura. Ou seja, dados e informações não estruturados com o objetivo de prever o futuro. Em suma, ela procura responder à pergunta “o que pode acontecer?”.

A Ciência de Dados ajuda no direcionamento de empresas e instituições

Ao mesmo tempo em que se segue a pergunta sobre o que é Ciência de Dados, é importante falar como essa nos ajuda na prática.

Em síntese, através do trabalho de um cientista de dados conseguimos extrair um padrão de informações que vai ajudar uma empresa a seguir em uma determinada direção. E, assim, planejar o seu próximo passo.

Da mesma maneira, realizar um investimento, iniciar uma redução de custos, começar a produzir uma linha de camisetas novas, contratar colaboradores, aplicar novas tecnologias, entre outras milhares de possibilidades dentro de um negócio ou instituições públicas.

Veja abaixo algumas áreas onde você vai encontrar aplicação da Ciência de Dados:

  • Empresas de tecnologia; 
  • mercado financeiro;
  • instituições de ensino;
  • hospitais e institutos de saúde;
  • órgãos públicos em municípios, estados e governo federal;
  • institutos de pesquisa.

Definitivamente, a ciência de dados está por todos os lados respondendo a questões profundas e ligadas ao futuro de todos nós. 

Independente do segmento que esteja sendo estudado, esta área de trabalho consegue prever cenários e, em alguns casos, acontecimentos futuros.

Exemplo disso, é quando você recebe diversas propagandas em seu celular ou durante o vídeo que está assistindo. 

Mas o que isso tem a ver com a ciência de dados? A resposta é: tudo!

Afinal, é através dela que uma empresa de propagandas ou mídia consegue prever o comportamento das pessoas e seus hábitos. Entendeu?

Mas, qual é a utilidade da Ciência de Dados?

Sobretudo, o objetivo da ciência de dados é tão vasto quanto seu conceito.

Em síntese, uma das aplicações é o estudo do reconhecimento de padrões ligados ao aprendizado computacional dentro da Inteligência Artificial. Em poucas palavras, isso é o que chamamos de machine learning.

Machine Learning

Isso acontece quando um cientista de dados prepara um sistema, robô, programa ou máquina para executar a função de aprender com os dados que tem acesso. Este, tem o intuito de identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Realmente, surreal. Mas já é uma realidade no mundo inteiro e no nosso cotidiano.

Projeções e Poder

Ainda, ainda existem duas utilidades fundamentais na ciência de dados. A primeira é responder às diversas perguntas visando ações futuras. Já a segunda, é consolidar empresas e instituições através da interpretação correta das informações neste universo de dados.

Em síntese, a ciência de dados engloba outros vários tipos de ciências que envolvem um grande grupo de áreas que vão desde a organização, extração, design (panorama geral de toda a informação), programação, matemática, negócios, pesquisas, estatísticas e muitas outras.

O curso de ciências de dados

No Brasil, existem poucos cursos de Ciências de Dados que preparam os estudantes através de disciplinas teóricas e práticas com foco no mercado de trabalho.

Nestas instituições, os futuros cientistas de dados sairão da graduação com competências relevantes para criação de códigos, organização de bases de dados, programação e todos os processos envolvidos na aplicação do machine learning, o que citamos acima.

A melhor forma de entender a Ciência de Dados é trabalhar com ela

Verdade seja dita, quando você deseja entender realmente uma área de estudo ou trabalho nada mais certo que estar inserido dentro dela.

Também, sabe-se que compreender o que é ciência de dados não é tarefa simples. Ainda mais colocar todo um mundo de conceitos e novidades dentro de algumas linhas de um artigo. 

Bem como, se você quer muito saber sobre como ela funciona, recomendamos que aprofunde suas pesquisas. Contudo, existem poucas fontes de informação que consigam responder todas os seus questionamentos de uma só vez.

Portanto, procure uma instituição de ensino bastante estruturada para oferecer informações sobre cursos ligados à tecnologia. Afinal, dados e informações são sempre valiosos na hora de você escolher uma futura carreira.

Acompanhe nossos outros artigos sobre carreiras tradicionais e, também, as ligadas à área tecnologia.

Leia mais:

O que é Arquitetura de Dados?

Você sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

O que faz um engenheiro civil?

4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.