InícioGraduaçãoTecnologiaVocê sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

Você sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

Suas músicas e fotos preferidas ou os e-mails corporativos de uma grande multinacional. Todos podem ser acessados e baixados com apenas alguns cliques.

E você sabe o porquê? Pois conheça agora o que é a Computação na Nuvem e o que ela tem a ver com tudo isso.

Computação na Nuvem ou Cloud Computing?

Em primeiro lugar, é correto afirmar que a Computação na Nuvem também também pode ser chamada pelo termo em inglês, Cloud Computing.

Em segundo, durante nosso mergulho nesta nova área da tecnologia, utilizaremos ambas denominações. Assim, sem confusões, vamos apresentar o que é e como funciona a Computação na Nuvem/Cloud Computing

O que é a nuvem?

Neste texto, não estamos falando de nuvem em seu sentido literal (conjunto de partículas de água e gelo que ficam em suspensão atmosférica e que formam as chuvas). Aqui, nuvem recebe seu sentido tecnológico.

A princípio, a chamada nuvem recebe este nome porque quem a usa não consegue enxergá-la. Entretanto, consegue utilizá-la.

Em resumo, podemos classificar a nuvem ou cloud como um conjunto de recursos que você não conhece ou visualiza, mas que acessa e utiliza como uma ferramenta tecnológica comum.

O fato é que, todos os dias, milhares de pessoas utilizam plataformas ou serviços em nuvem, sem sequer vê-la à sua frente. Porém, se beneficiam de sua existência, mesmo sem conhecer o total de suas funcionalidades e recursos.

Estes recursos podem ser roteadores, serviços de armazenamento de dados, serviços de streaming, servidores, aplicativos (app), serviços de e-mail, músicas, vídeos, imagens, etc.

O que é Computação na Nuvem?

Hoje, empresas sérias e organizadas possuem um setor de Tecnologia da Informação (TI) em suas estruturas. Entre os diversos investimentos para este departamento, temos a nuvem. Além de profissionais especializados, há computadores, estruturas de cabeamento, switches, conexões e servidores, por exemplo.

O processo de criação desta  área pode custar muito dinheiro, espaço físico e tempo para ser implementado dentro de um ambiente corporativo ou instituição pública.

Entretanto, com os avanços da computação na nuvem, é possível que este cenário mude e torne-se mais atrativo para todos os envolvidos. Com a Cloud Computing podemos deslocar parte da infraestrutura dos departamentos de TI para data centers na internet, sem a necessidade de espaço físico.

Consequentemente, as empresas terceirizam o serviço, o que barateia custos e tempo para o seu funcionamento, visto que essas prestadoras de serviços na nuvem costumam ter tudo pronto.

Logo, ao utilizar essas estruturas, a empresa (que neste caso é um cliente) paga o serviço como se esse fosse uma conta de luz ou água. Porém, neste caso, o pagamento será pela quantidade do uso da nuvem. A essa utilização, denominamos “pay – per – use“.

Milhares de pessoas, centenas de empresa

A computação na nuvem permite que milhares de informações e serviços possam ser utilizados sem a necessidade de locais específicos. É por isso que você consegue ouvir a sua música ou acessar um e-mail de qualquer lugar, independente de onde você esteja, seja em uma festa, uma viagem, um continente ou em um país diferente. 

Essa tecnologia permite que milhões de pessoas e centenas de empresas façam isso simultaneamente. Ou seja, em uma escala global, todo mundo está acessando uma plataforma em nuvem neste exato momento. E esse acesso ocorre em diversos fusos horários e línguas diferentes. Afinal, a tecnologia nos aproximou e eliminou fronteiras.

Isso também vale para as universidades e diversos tipos de instituições de ensino, assim como serve para aquele serviço de streaming no qual você assiste a sua série preferida ou mesmo ao seu jogo de futebol. Certamente, também serve para aqueles que amam games e outros tipos de entretenimento.

Em suma, já se ligou agora de como é sério o trabalho de um profissional de Cloud Computing? Mas, como se faz para trabalhar com isso? É necessário um curso?

Como é o curso de Computação na Nuvem?

Sempre que buscamos uma graduação, seja em alguma área da Tecnologia da Informação (TI) ou não, nos deparamos com a questão do mercado de trabalho.

Atualmente, cursos ligados à TI estão à frente dos demais em função da quantidade de tecnologias disponíveis na área. Sem falar na escassez de profissionais, o que gera a abertura constante de novas vagas e as altas remunerações. Motivos de sobra para chamar a sua atenção.

Com relação ao curso de Computação na Nuvem, o foco é na preparação de pessoas capazes de implementar e projetar estruturas em nuvem. Em outras palavras, essa graduação permite ao aluno avaliar, integrar, gerenciar e garantir a segurança destas plataformas em cloud

Com duração de cinco semestres e 100% online, o Cloud Computing prepara você para o mercado de trabalho acrescentando à sua rotina de aprendizado todas as principais ferramentas de nuvem utilizadas pelos profissionais da área. 

Objetivos do curso de Computação na Nuvem

Logo, o objetivo desse curso é levar ao estudante o foco no desenvolvimento de soluções que sejam aplicadas às necessidades de diversas empresas, instituições públicas e a todo tipo de corporações. Afinal, o mundo está todo migrando para a nuvem em detrimento dos registros e drives físicos.

Durante o curso, os alunos aprendem a usar as ferramentas, implementar projetos, analisar as possibilidades de migrar sistemas para a nuvem, além de fazer toda a gestão desse tipo de serviço.

Curso inédito no Brasil

Atualmente, de maneira até então inédita no Brasil, o curso de Computação na Nuvem está disponível apenas na Anhanguera. Para saber mais, acesse a página da graduação e se prepare para essa carreira tão promissora.

Algumas considerações finais sobre o que é Computação na Nuvem

Ingressar em um curso de Computação na Nuvem vai exigir de você muito estudo e dedicação. Afinal, estamos falando de um tipo de tecnologia que já faz parte da nossa vida. É por esse e outros motivos que essa ocupação é e se tornará ainda mais promissora. Aqui, estamos falando de um ponto de vista profissional e de inovação.

Definitivamente, a Cloud Computing nos auxilia em todas as tarefas do dia a dia. Pessoas de todas as idades, países, culturas, famílias e empresas estão utilizando serviços e estruturas virtuais em nuvem para fins diversos. Sejam por motivos de trabalho, lazer ou mesmo educação.

Aliás, quando falamos de Computação na Nuvem, estamos falando de rapidez, liberdade de acesso, facilidade, qualidade de armazenamento, comodidade, segurança, além de outros atributos ao redor dessa área da tecnologia.

Por fim,Computação na Nuvem é tudo isso e muito mais. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre essa tecnologia e o auxilie na sua escolha profissional.

Leia mais:

O que é Arquitetura de Dados?

Quando o Direito passou a ser profissão?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.