InícioGraduaçãoTecnologiaO que é Desenvolvimento Web Full Stack?

O que é Desenvolvimento Web Full Stack?

A área de Desenvolvimento Web possui uma grande quantidade de especialidades e profissões. Entre elas, existe aquela na qual o seu profissional pode trabalhar com todas as atividades de programação. Desde o Front-End até Back-End ao mobile, do banco de dados ao servidor, e até o mobile. Aproveite e saiba mais sobre o que é Desenvolvimento Web Full Stack.

O que significa o termo Full Stack?

O termo utilizado para este campo de atuação dos Devs é a união das palavras Full e Stack. Na carreira de tecnologia da informação pode ser entendida como full (total, cheio ou completo) e stack (pilha, monte ou montante). Resumindo, podemos traduzir como a pilha toda ou todas as partes.

O que é Desenvolvimento Web Full Stack?

Portanto, o Desenvolvimento Full Stack engloba a programação de forma completa, a pilha de dados inteira. Começando no front-end até o back-end, iniciando do banco de dados chegando até oservidor. Em síntese, o desenvolvedor Web Full Stack tem condições e know how para trabalhar com toda a Stack de um site, aplicação ou plataforma.

Muitas fontes classificam o desenvolvimento Full Stack como aquele que envolve a programação e atuação tanto no client-side (porta de entrada dos usuários) quanto no server-side (parte de trás de uma estrutura digital). 

Independente de definições e conceitos, o fato é que o desenvolvimento completo da pilha de dados não é para qualquer um. Logo, criar ferramentas desde o browser até a estrutura de dados exige um especialista com uma ampla quantidade de conhecimentos. Existem alguns casos em que este desenvolvedor é capaz de trabalhar com móbile e suas peculiaridades. 

Dessa forma, se você tem interesse em ser um Full Stack trate de começar a estudar. Já que esta é uma condição fundamental para quem abraça tamanha responsabilidade.

Desenvolvimento Web Full Stack e as habilidades de programação

À primeira vista, você não precisa ser especialista em desenvolvimento front e back-end. Ou seja, o Dev Full Stack não é o sujeito que entende de programação em todas as etapas. Aquele profissional que chamamos de nível hard.

É comum encontrar profissionais desta área que são especialistas em uma ou outra programação. Como, por exemplo, Java e PHP (back-end). Entretanto, para CSS e HTML apresenta bom domínio e transita com tranquilidade (front-end). 

Ainda, mesmo dominando determinado conhecimento, o desenvolvedor Full Stack é perfeitamente apropriado para resolver problemas em toda a estrutura. Desde a porta de entrada até os locais mais profundos de uma plataforma web. Seja auxiliando o usuário convencional ou realizando a configuração de um servidor.

A questão aqui é que você não precisa saber tudo ou mesmo se preocupar em aprender todo o tipo de programação. Na verdade, o especialista Full Stack tem que estar disposto a desenvolver-se. Caso esta seja a necessidade do projeto, operação, programação ou um pedido do cliente.

Por isso, é válido ter diversidade de saberes, aqui podemos citar alguns que devem ter um lugar especial na sua mente full: HTML, CSS e JavaScript, React, jQuery, etc. e Node.js. Além de Python, Java, PHP e Ruby. Some a isso aplicações práticas de UX (experiência do usuário) também são bem-vindas à área de desenvolvimento web Full Stack. 

Agora acrescente um pouco de boas noções ligadas à banco de dados, servidores e não menos importante, estratégias de negócios.

Conhecimentos de Marketing e Administração

Saindo da parte de tecnologia da informação, vamos passar agora para uma área de conhecimento mais ampla e voltada para estratégias de negócio.

Afinal, um desenvolvedor que tenha como essência o trabalho junto a um banco de dados, servidores, front ou back-end, ou Full Stack precisa entender um pouco de business.

Contudo, é recomendável a um bom e interessado desenvolvedor buscar mais informações sobre um cliente, seu ramo de atuação e segmento econômico, entender as metas e como sua programação vai ajudar naquele negócio, etc.

Por isso, conhecimentos de Marketing e Administração serão de grande ajuda e podem fazer a balança do cliente pender para o seu lado. Já que na hora de decidir qual profissional de TI ele vai contratar para a realização de um projeto sua expertise em Full Stack pode estar no mesmo nível que outro Dev.

Em suma, caso este profissional saiba compreender as verdadeiras necessidades dos clientes, ser capaz de desenvolver plataformas e sistemas, resolver os bugs e deixar tudo em perfeito funcionamento, ele pode ser considerado um Desenvolvedor Full Stack de fato.

Algumas considerações sobre o futuro desenvolvedor web full stack

Um estudante ou profissional que tenha real interesse sobre como se tornar um competente desenvolvedor Full Stack precisa ter a noção de que a disciplina e a iniciativa vão ser necessárias nesta carreira. Em função disso, a pessoa que enfrenta este dia a dia não deve ter medo de desafios, já que esses serão muitos e distintos.

Ademais, demonstrar autonomia para aprender novas linguagens, entender diferentes tecnologias e saber colocá-las em prática de forma conjunta vai mostrar o quanto sua capacidade de dev Full Stack é evoluída. 

A resolução de problemas será constante e em função deles o seu aprendizado deverá ser atualizado e constante. Nem sempre, uma linguagem será viável para determinado projeto, plataforma ou cliente e um leque de ideias, boas práticas e fontes de aprendizado serão sempre bem-vindas.

Na hora em que você ingressar no curso de Desenvolvimento Front ou Back-End, Análise e Desenvolvimento de Sistema, Arquitetura ou Devops, e outros tantos mais na área de TI, aprenda tanto a teoria quanto a prática. 

Desperte suas habilidades investigativas. E, não esqueça de ser proativo ou estudar com periodicidade. Resumindo, tenha disciplina e iniciativa. Afinal, uma carreira de futuro promissor está à espera.

Leia mais:

Você sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

O que é Arquitetura de Dados?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.