O que é preciso saber para ingressar na faculdade de Computação na Nuvem?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Crédito: Canva.

Atualmente, a Tecnologia da Informação (TI) é constituída por centenas de áreas e profissões. Pensando em uma delas, decidimos responder determinada dúvida que tem surgido em quem quer ingressar na carreira de tecnologia: o que precisa saber para entrar na faculdade de Computação na Nuvem?

Hoje, existem cursos específicos ligado à Nuvem, além de especializações e Pós-Graduações. Nestes casos, você pode optar por um curso de Gestão de TI, Business Intelligence e Big Data, Engenharia de Software ou mesmo um curso focado exclusivamente em Cloud – o que é o mais recomendável. Aliás, se você procura uma carreira de sucesso, deve buscar uma formação mais segmentada e específica para esta atividade.

O que precisa saber para entrar na faculdade de Computação na Nuvem?

Primeiramente, não é exigido de você experiência prévia com conhecimentos de Cloud Computing. Isso vale para estudantes ou mesmo profissionais de TI.

Segundo, quem tem interesse em computação na nuvem deve compreender algumas coisas antes de dar o primeiro passo. Logo, estes “requisitos” envolvem mais o perfil do candidato. Podemos somar a proatividade e um dinamismo. Contudo, é interessante saber a relação direta que os conhecimentos de nuvem possuem com outras áreas de atuação. Como por exemplo: marketing, administração empresas, planejamento estratégico, etc.

Confira abaixo o que mais você precisa saber para entrar na faculdade de Computação na Nuvem:

Noções de estratégia tecnológica

Basicamente, o futuro aluno do curso de cloud deve demonstrar interesse em atuar com estratégias tecnológicas. Acima de tudo, isso quer dizer que além de entender sobre arquitetura de redes, sistemas e outras áreas, você precisa ter um olhar mais amplo do setor e da aplicação dessas tecnologias.

Em princípio, entender e dominar cloud computing é uma coisa.  Entretanto, enxergar esta ciência com um olhar estratégico é outra. Portanto, antes de ingressar tente desenvolver seu lado de planner e estrategista.

Administrar e otimizar novas tecnologias

Então, para entrar no curso de ciência na nuvem é recomendável ter uma boa capacidade compreender e absorver  tecnologias. Lembre-se que elas farão parte do seu dia a dia e saber aplicá-las permitirá um aprendizado mais rápido.

Consequentemente, isso será um diferencial na hora de ingressar no mercado de trabalho. Por isso, tenha foco, aprenda e vença os obstáculos de cada novo sistema, máquina ou as suas próprias limitações.

Habilidades empresariais

Esta é uma necessidade que exige muito de todo futuro profissional de TI. Ela consiste basicamente na necessidade de entender o mundo empresarial. Resumindo, ter habilidades para transitar dentro do mundo corporativo.

Antes de entrar na faculdade, o estudante deve estar preparado para ser uma pessoa mais flexível. Já que irá lidar com os imprevistos e enfrentas situações de crise. Portanto, saiba improvisar.

Outra característica importante é ter mais iniciativa. Um verdadeiro mestre de cloud consegue colocar as suas ideias em prática, com velocidade e com um pé na inovação.

Contudo, ainda é preciso ter um bom poder de análise. Uma vez dentro do curso ou dentro de uma organização, você vai precisar entender a cultura do lugar e aprimorar seus relacionamentos. Em suma, um bom profissional deve saber “onde está pisando”.

Como é o curso de Computação na Nuvem?

Sempre que buscamos uma graduação, nos deparamos com a questão do mercado de trabalho.

Atualmente, cursos ligados à TI estão à frente dos demais em função da quantidade de empregos disponíveis na área. Sem falar na escassez de profissionais, a abertura constante de novas vagas e as altas remunerações. Motivos de sobra para chamar atenção dos futuros profissionais.

Já em relação ao curso de Computação na Nuvem, ele foca na preparação de pessoas capazes de implementar e projetar estruturas em nuvem. Em outras palavras, essa graduação permite ao aluno avaliar, integrar, gerenciar e garantir a segurança destas plataformas em cloud.

Com duração de cinco semestres e 100% online, o Cloud Computing prepara você para o mercado de trabalho adicionando à sua rotina de aprendizado todas as principais ferramentas de nuvem utilizadas pelos profissionais da área.

Objetivos do curso de Computação na Nuvem

Logo, o objetivo desse curso é levar ao estudante o foco no desenvolvimento de soluções que sejam aplicadas às necessidades de diversas empresas, instituições públicas e a todo tipo de corporações. Afinal, o mundo está todo migrando para a nuvem em detrimento dos registros e drives físicos.

Durante o curso, os alunos aprendem a usar as ferramentas, implementar projetos, analisar as possibilidades de migrar sistemas para a nuvem, além de fazer toda a gestão desse tipo de serviço.

Curso inédito no Brasil

Atualmente, de maneira até então inédita no Brasil, o curso de Computação na Nuvem está disponível apenas na universidade Anhanguera. Para saber mais, acesse a página da graduação e se prepare para essa carreira tão promissora.

Entenda um pouco sobre o profissional de Computação na Nuvem

Antes de mais nada, os profissionais da área de Computação na Nuvem devem estar prontos para encontrar situações diversas em seu dia a dia.

Assim que formados, eles estarão aptos para promover e aplicar modelos de gestão de redes em nuvem. Consequentemente, terão condições de realizar análises para migração destes serviços e terão domínio no uso de ferramentas de segurança para este tipo de tecnologia.

Em síntese, este especialista deve ter uma bagagem tanto teórica quanto prática em tecnologias de nuvem. Além disso, recomenda-se que um profissional da área buscque diversas certificações e objetive dominar processos de boas práticas e técnicas. Afinal, estamos falando de milhões de dados utilizados pela iniciativa privada e instituições públicas em uma escala global. Por isso, todo conhecimento faz a diferença.

Enfim, a pessoa que ingressar no mercado de trabalho deve estar preparada para administrar diversos ambientes e absorver novas tecnologias de nuvem. Sem falar que este especialista terá que realizar diversos treinamentos e dominar as ferramentas exclusivas próprios ao segmento, mantendo-se assim sempre atualizado.

Algumas considerações finais sobre o que é Computação na Nuvem

A dedicação e a proatividade são habilidades que todo o futuro estudante da computação na nuvem deve exercitar antes, durante e depois de formado. Ter noção das exigências desta área em constante crescimento e sua carência por bons profissionais é obrigação de quem está procurando se diferenciar no mercado.

Antes de pensar em estudar mais a fundo Cloud Computing é importante você olhar as coisas ao seu redor de uma maneira prática e estratégica – o que neste artigo já chamamos a atenção.

Estudo, disciplina e envolvimento com as práticas de nuvem são outras necessidades para quem pretende se desenvolver em um segmento tão importante para o setor de tecnologia.

Em síntese, entender os aspectos da economia, da programação e arquitetura de dados, relações com pessoas e somar tudo isso com seus objetivos pessoais não vai ser tarefa fácil.

Se serve de consolo, saiba que todas as profissões exigem sabedoria e persistência de quem as exerce.
A computação na nuvem exige da pessoa apenas o que ela tem condições de oferecer.

No seu caso, sabemos que terá sucesso, já que é só uma questão de começar a conhecer a si mesmo e até se esforçar um pouco mais.

Leia mais:

Você sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

O que é Ciência de Dados?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.