InícioDicasOrientação vocacionalO que precisa saber para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados?

O que precisa saber para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados?

Com a criação de Data Centers, Big Data e um sem número de nuvens, sem falar no que chamamos de IoT (internet of things), se tornou fundamental a presença de arquitetos de dados para promover uma gestão segura e eficiente de todos os insumos.

Afinal, dados e informações são matéria-prima valiosa para todos os segmentos da economia. Enfim, quem trabalha com eles tem importância fundamental para empresas e os milhares de usuários. Continue a leitura e saiba o que você precisa fazer para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados.

O que precisa saber para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados?

Antes de mais nada, é interessante analisar se o curso de Arquitetura de Dados é indicado ao seu perfil. Entenda isso como um requisito para ingressar no curso. 

Afinal de contas, como em todas as áreas de tecnologia da informação, essa graduação envolve linguagem, programação, noções de matemática e muita aplicação lógica.

Sem falar nas fontes de estudo e linguagens de programação que são realizadas utilizando em sua maioria a língua inglesa.

Proatividade e Conhecimentos prévios são sempre bem-vindos

No caso específico da faculdade de Arquitetura de Dados, recomendamos que o futuro aluno:

  • Tenha aptidão ou vontade de aprender a língua inglesa;
  • Facilidade ou familiaridade com a ciências exatas;
  • Estar apto para utilizar raciocínio lógico;
  • Facilidade com organização de informações
  • Habilidade no uso de tecnologias
  • Caso não possua nenhuma das acima citadas: tenha interesse em aprender!


Sobre o curso de Arquitetura de Dados da
Academia Tech

  • 100% online

Primeiramente, você deve saber que o curso de Arquitetura de Dados é 100% online. Ou seja, remoto. Consequentemente, qualquer pessoa com uma boa conexão de internet pode ingressar nessa graduação.

  • Duração do curso

Primeiramente, saiba que grande parte das graduações da Academia Tech, a faculdade de Arquitetura de Dados tem uma duração total de 5 semestres (2 anos e meio). Já que seu objetivo é formar e capacitar profissionais para o mercado de trabalho.

  • Pessoas as quais o curso é destinado

Segundo, conforme a própria página do curso: para se tornar um profissional especialista em Arquitetura de Dados, o aluno deve ter o interesse na área de TI – o que já citamos acima.

Além disso, podemos somar ao perfil do estudante a necessidade de compreender como analisar e modelar dados. Afinal, isso vai ser uma atividade rotineira. 

Logo, nesta mesma pegada tecnológica é preciso trabalhar intensamente a capacidade de desenvolver aplicações baseadas em Inteligência Artificial. Também é importante demonstrar facilidade com algoritmos, linguagens SQL e Python.

  • Força de vontade

Entretanto, é quase certo que os futuros acadêmicos tenham “zero entendimento” disso tudo. 

Porém, não se preocupe. É por isso que estamos falando de uma faculdade ou curso de graduação. Já que esses são lugares de aprendizado. Portanto, demonstre interesse em aprender e aprimorar as habilidades que ainda não estão desenvolvidas. 

E que certamente, vão lhe ajudar no curso de Arquitetura de Dados.

  • Centenas de empregos 

A área de Arquitetura de Dados é o que podemos chamar de um campo verde (green field). Portanto, tenha em mente que apesar das transformações que já acontecem no cenário brasileiro, ainda há muito espaço para o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias. 

Há milhares de vagas disponíveis, mas faltam profissionais qualificados. As principais profissões emergentes envolvem tecnologia de alguma maneira. Logo, as perspectivas são promissoras e, ao mesmo tempo, exigentes. Conquistar um espaço diferenciado nesse mercado requer um grande investimento em educação e muito comprometimento. Afinal, estamos falando do seu futuro

  • Salários e ganhos exponenciais

Se a parte de ganhos e salários é o seu motor de motivação, então aqui você não vai se decepcionar. A princípio, os salários de um futuro Arquiteto de Dados se localizam em uma faixa entre R $6.000 a R$7.000. Entretanto, quando falamos em piso e teto salarial, temos respectivamente: R $6.000 e R $13.000.

Nos últimos anos, a profissão ligada à área de Arquitetura de Dados, igualmente às demais profissões do setor tech, desperta um salto no quesito busca por profissionais e demandas ligadas à atividade. No ano passado, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ocorreu um aumento de quase 12% no número de profissionais da área com suas carteiras assinadas. Em resumo, empregos formais.

O que é Arquitetura de Dados?

A Arquitetura de Dados cuida da organização das informações e dos dados de uma corporação, empresa ou instituição. Em outras palavras, o que chamamos de ativos informacionais.

Antes de tudo, informação é considerada hoje uma moeda de grande valor para qualquer pessoa e grupo (pessoa jurídica). Exemplo disso, são as ações da bolsa de valores que acabam mudando de preço (altas e baixas) em função de um post nas redes sociais ou de uma reportagem na TV. Aliás, é vital você entender que tudo hoje está conectado – e os dados também.

Logo, diariamente, lidamos com milhares de informações provenientes de diferentes tipos de fontes, departamentos, pessoas e segmentos. Sem um planejamento estruturado, seria impossível encontrar um determinado dado, documento, pastas, arquivos, etc.

Em suma, é para facilitar o acesso a este banco de dados que existe este tipo de profissional da Arquitetura de Dados.

Estudando Arquitetura de Dados

O curso de Arquitetura de Dados se trata de um curso voltado para o mercado de trabalho e formação online de profissionais qualificados.

Oportunidades, salários, crescimento pessoal e estar inserido em uma área de trabalho com importância tão estratégica são razões de sobra para você desejar estudar a graduação.

Entretanto, os motivos para ingressar em um curso de graduação devem nascer dentro de cada pessoa. Ou seja, quem vai estudar será você e somente você sabe o que te motiva diariamente.

Ao fim, aqui trouxemos conhecimentos e informações para ajudar você em sua futura jornada acadêmica ou quem sabe, decidir por ela. Entretanto, quem fará as suas escolhas não serão seus amigos, familiares ou terceiros. Tudo dependerá de você mesmo.

Leia mais:

Computação em Nuvem: como funciona?

Por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Quais são as principais tecnologias em Redes de Computadores?

O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.