InícioDicasOrientação vocacionalO que são as Trilhas de Carreira?

O que são as Trilhas de Carreira?

Então, lá está você com tudo certo para ingressar na faculdade e até melhor, já está estudando no ensino superior em uma faculdade dos sonhos. 

Mas, o que é exatamente uma faculdade, universidade ou curso dos sonhos? São aqueles ambientes que projetamos e imaginamos que vão nos transformar nos profissionais mais incríveis do mercado? Pode até ser. Na verdade, isso depende muito mais do aluno e de como ele vai se dedicar ao longo do curso.

O fato é que a universidade ou mais precisamente a sua graduação lhe fornece conhecimentos técnicos e científicos. Entretanto, mostraremos hoje para você como algumas instituições de ensino superior complementam o currículo dos seus milhares de alunos. Além de consolidar e ensinar novas habilidades para formação de cada um deles.

Logo, falaremos de uma iniciativa que se aplica a somente algumas instituições de ensino brasileiras. Portanto, conheça a partir de agora o Trilhas de Carreira.

O que são as trilhas de carreira?

A iniciativa trilhas de carreira é exclusiva de algumas instituições do Brasil. E somente ingressando em uma delas você terá acesso às dezenas de disciplinas e conteúdos com foco no mercado de trabalho e aprimoramento pessoal de cada estudante.

Ou seja, nas trilhas de carreira, o aluno de qualquer curso poderá estudar disciplinas extracurriculares que visam complementar habilidades e o currículo. Sempre conforme o curso de graduação e as necessidades do mercado.

Como funcionam as trilhas de carreira?

Entretanto, o estudante universitário precisa antes verificar as Trilhas disponíveis para o seu curso e ampliar seu conhecimento. A cada ano, a disponibilidade de Trilhas por curso passa por uma atualização visando fornecer aos estudantes as melhores opções de aprimoramento complementar. 

Afinal, o mercado de trabalho está em constante transformação e uma instituição de ensino superior séria deve focar na formação de profissionais capacitados. 

Logo, podemos pontuar aqui as áreas contempladas dentro do trilhas de carreira e veja qual combina mais com você:

  • Gestão e Inovação (Empreender na Teoria e, na prática);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (Noções econômicas, políticas e geográficas do Brasil e do mundo);
  • Educação Financeira (Para a vida pessoal e profissional);
  • Estratégia Ética na saúde (Formando líderes na gestão de saúde);
  • Noções de Direito (Conceitos jurídicos essenciais aplicados à vida);
  • Idiomas (Dominando diferentes línguas);
  • Negociação e Liderança (Como ter sucesso em uma negociação);
  • Marketing Digital (Aprenda conteúdos, linguagens e como gerenciar ferramentas com maior facilidade).

Definitivamente, as áreas que a Trilhas de Carreira engloba são bastante amplas e cada uma delas possui um leque que pode chegar às dezenas de disciplinas. Contudo, sua disponibilidade varia de faculdade para faculdade e de curso para curso.

Aliás, vale a pena novamente repetir: se trata de uma iniciativa exclusiva de algumas universidades, como, por exemplo, a Anhanguera

Mais do que atividades e disciplinas complementares

Exatamente isso! A iniciativa Trilhas de Carreira muda o cotidiano dos estudantes universitários. O que destaca a sua importância na formação acadêmica. Além de certificados em cada uma delas, as disciplinas trazem conteúdos e aulas especializadas com foco em determinado assunto.

Logo, estas dezenas de opções de aulas e disciplinas de aprimoramento estarão disponíveis aos estudantes da universidade sempre ao longo do curso. Já na questão da duração, as horas de cada uma também variam, como, por exemplo: Comunicação em Negócios e Mídias Sociais com 180 horas e o Marketing de Conteúdo com 4 horas

O foco de cada uma das Trilhas é aumentar o seu grau de conhecimento e domínio em relação a sua formação técnica e profissional. Mas sem deixar de lado, conteúdos para poderem reforçar a sua formação pessoal. 

Em outras palavras, as Trilhas de Carreira trazem conteúdos atualizados e práticos, de forma 100% online e gratuita. Assim, você coloca o seu currículo em destaque antes mesmo de se formar. Através de certificados de Coaching e Liderança, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Inovação, e muito mais.

Tendo acesso aos Trilhas de Carreira

Ao ingressar em um curso superior de universidades como é o caso da Anhanguera, umas das únicas com esta iniciativa, o futuro universitário só precisará acessar o Ambiente Virtual de Ensino (AVA). 

No ambiente digital, o estudante apenas realiza o seu login e clicar no menu “Trilhas” na lateral direita da tela. Depois disso é só começar a estudar e aprimorar ainda mais o seu know how e expertise em determinada linha de estudo, conhecimento ou conteúdo. Lembre-se, a Trilhas de Carreira é como estar se especializando em simultâneo, em que você ainda é um universitário. 

Além disso, seja realizando um curso presencial ou online, universitários de todo o Brasil tem acesso aos conteúdos ligados aos seus cursos.

Considerações finais 

Definitivamente, é a primeira vez que o Voomp fala sobre a iniciativa. Abordaremos mais assuntos sobre algo tão especial para a sua futura formação. 

Toda a forma de aprimorar e da aquele ‘Up’ no seu currículo vale muito a pena. Sem falar que o mercado de trabalho cobra dos profissionais e especialistas conhecimentos aplicados e específicos. E que muitas universidades não abordam. Porém, com as Trilhas de Carreira o estudante tem mais uma aliada para encarar os inúmeros desafios que surgirão fora do mundo acadêmico. 

Resumindo, é muito importante escolher uma faculdade dos sonhos. Entretanto, é preciso verificar se ela realmente oferece uma estrutura. Além de disciplinas, professores e equipes. Todos os pontos para lhe fornecer caminhos para realizar o seu sonho concretamente.

Definitivamente, as Trilhas de Carreira ajudam a transformar o seu maior sonho profissional em realidade.

Quer saber mais sobre as Trilhas, as diversas carreiras acadêmicas e outras informações? Basta continuar acessando nosso blog para colocar as notícias em dia. Estamos esperando você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.