Por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Crédito: Canva.

Empresas e instituições públicas que servem a milhões de pessoas nos quatro cantos do Brasil precisam ter uma gestão eficiente, negócios crescentes e um marketing estratégico bem executado. Em primeira mão, estas já são algumas das respostas para a pergunta deste artigo: por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Mas, existem outras motivações para você dar mais este passo em sua vida acadêmica e profissional. Assim, leia com calma e encontre aquela que mais se identifica com o seu momento. 

Vamos lá?

O que é Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Basicamente, a Inteligência de Mercado é uma atividade que realiza a captação e obtenção de dados. Na sequência, eles serão utilizados por uma pessoa ou organização com o objetivo de tomar decisões com foco no upgrade do negócio.

Da mesma forma, a estratégia e o planejamento futuro desta mesma organização serão feitos através de uma correta análise de dados. Resumindo, a inteligência de mercado definirá a estratégia de negócios e ações futuras a serem tomadas. Porém, ela somente pode ser efetiva com a coleta e posterior análise de dados. 

Portanto, primeiro você coleta dados e informações de vários locais e fontes. Logo, usará conhecimento e expertise para interpretá-los. E, por fim, vai realizar a tomada de decisão.

Por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Gestão de informações e criação de estratégias são o futuro do business 

A princípio, a economia mundial funciona a partir de planejamento, execução e pessoas com capacidade analítica apurada. Esta última, conquistada através de anos de experiência ou pela dedicação aos estudos. Consequentemente, a busca constante por novos conhecimentos e informações são vitais para o futuro de todos os tipos de corporações.

Atualmente, um dos conceitos e atividades mais aplicadas aos negócios são: a inteligência de mercado e a análise de dados. Através de ambas, dados atualizados e relevantes funcionam como um termômetro e ferramenta de diagnóstico. Sejam ligados aos comportamentos, quantidade de vendas, etc.

Por isso, caso você tenha interesse pelo mundo dos negócios ou simplesmente possua gosto por estratégias e planejamentos aplicados a eles, recomendamos a faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

A necessidade de profissionais de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Nas últimas décadas, a tecnologia da informação e seus diversos braços têm tomado conta do mundo dos negócios. Além da mente humana, o setor de TI tem sido o motor de mudanças no planeta. E este, tornou-se potente influenciando no dia a dia das pessoas e atuando nas decisões das empresas.

Definitivamente, com o desenvolvimento dos departamentos de tecnologia nas corporações, o mercado de trabalho abriu um leque de oportunidades para profissionais da carreira techPortanto, um dos principais porquês para ingressar na faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é o seu mercado de trabalho. 

Independente do segmento, as empresas sempre estão em busca de um diferencial em relação aos seus concorrentes. Afinal, seu objetivo é vender mais, conquistar mais clientes ou estar sempre um passo à frente em seu nicho de negócio. 

Ademais, alguns destes players estão engatinhando quando o assunto é business intelligence e análise de dados. E, quando falamos de sucesso no mundo dos negócios pensamos em estratégias bem executadas. Dessa forma, elas surgem a partir de decisões tomadas através de dados bem interpretados.

Neste contexto, as vagas se multiplicam, os salários aumentam e a busca por profissionais que realizam este trabalho não para de crescer.

Os avanços promovidos pela Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Primeiro, mostramos aqui como o curso é vital para o mundo do business. Já que tudo que falamos está ligado à busca e interpretação. Logo, aplicações de estratégias embasadas em dados e informações.

Segundo, trouxemos a constatação de que o mercado de tecnologia demanda de profissionais tanto em qualidade, quanto quantidade. Agora, vamos mostrar o quão grandes e práticos são os avanços promovidos pelos profissionais de inteligência de mercado e análise de dados junto a diversos setores da sociedade atual.

Aproximando empresas e clientes

Com certeza, você já escutou a frase: o cliente sempre tem razão!

Dessa forma, com a chegada e aplicação correta de ações de business intelligence e análise de dados esta frase nunca foi tão correta. 

Agora, com a gestão de informações com origem nos clientes e outras fontes, as organizações foram levadas a ligar vários alertas em relação ao que seus consumidores ou clientes realmente procuram. Independente, se são produtos ou serviços.

A questão é que a evolução desta área de TI, vem permitindo um melhor atendimento das pessoas, promovendo aumento na qualidade dos serviços, sua personalização e de quebra melhorando a experiência das relações entre empresas X pessoas.

Mais pessoas vem aceitando o mundo tech

Outro avanço interessante promovido pela inteligência de mercado e análise de dados, é a maneira como essas tecnologias têm aprimorado e facilitado a chegada de outras.

Além disso, sua aplicação diária nas empresas e junto ao dia a dia de muitas pessoas facilita a queda de barreiras em relação ao mundo da inovação. Consequentemente, tudo que está ligado ao mercado de trabalho tech.

Dessa forma, muitas pessoas que não aceitavam a chegada da tecnologia para dentro de suas corporações e até mesmo em suas vidas, já são fãs e grandes parceiras dos benefícios oferecidos por elas.

Inteligência de Mercado e Análise de Dados já são o presente

Sim, exatamente isso que você leu.

Todavia, não estamos falando de algo futurístico. Todo o exposto neste artigo, faz parte do nosso presente. O mercado de trabalho nas áreas de tech precisa de pessoas como você neste exato momento. Então, agora mesmo, muitos países, empresas e instituições estão com déficit de profissionais.

Em suma, sugerimos que preste atenção no seu dia a dia. Afinal, Inteligência de Mercado e Análise de Dados estão dentro do seu smartphone ou computador. Também, nas suas compras e na publicidade que você consome no cotidiano.

O futuro é agora, só depende de você.

Leia mais:

O que é Arquitetura da Computação em Nuvem? 

O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.