InícioPós-graduaçãoCiência de DadosPor que o curso de Ciência de Dados pode mudar o mundo?

Por que o curso de Ciência de Dados pode mudar o mundo?

Certamente, você envia mensagens diariamente, dá risada de memes, acessa as suas diversas redes sociais e utiliza a internet para uma grande quantidade de coisas. 

E, isso vai muito além de entretenimento ou lazer. Ainda mais para quem está em tempo de realizar as provas de vestibular.

Todo este acesso junto à rede mundial de computadores, interações com aplicativos, programas e buscas, gera um volume de dados gigante. Agora, pegue essa quantidade e multiplique pela população da sua cidade, estado ou país. Já imaginou o tamanho do servidor ou equipamentos que comportam essa enormidade de dados, códigos e informações tão diversificadas?

Em suma, isso faz parte do trabalho de quem estuda ou já atua com a Ciência de Dados. Logo, ficou evidente o porquê ela pode e está mudando o planeta neste exato momento. Consequentemente, a sua vida e das pessoas ao seu redor.

Por que o curso de Ciência de Dados pode mudar o mundo?

O curso de Ciência de Dados, também conhecido como Data Science, faz parte do que chamamos revolução da informação. É por meio da obtenção de dados e sua posterior interpretação que diagnósticos que surgem padrões. Com isso, se descobrem perfis de consumo, comportamento de usuários e melhoramos a segurança de redes. Mas, principalmente, tendências futuras e sua previsão com mais exatidão.

Atualmente, a Ciência de Dados é aplicada em diversos setores, desde o varejo realizado na internet até os modelos computadorizados de experimentos com vacinas. Desde as movimentações previstas no mercado financeiro e as oscilações no mercado de ações até a identificação de Exoplanetas – corpos estelares que um dia podem ter condições de abrigar uma colônia humana. 

Resumidamente, só estes pontos já comprovam como o Data Science altera nossa noção sobre o mundo. No post de hoje, a Voomp mostrará o impacto desta área de atuação e como ela tem mudado nossas perspectivas futuras em diversos setores da vida moderna. Não somente quando prediz futuros eventos, como também quando customiza nosso consumo surpreendentemente.

Embarque conosco em uma jornada de aprendizado e aproveite para saber as mudanças promovidas pela profissão de cientista de dados

Dados e informações, o novo petróleo

Geralmente, analistas de macroeconomia, gestores de pequenas a grandes empresas, e profissionais atentos sabem que o ‘novo petróleo’ reside na obtenção e gerenciamento de dados e informações. 

Em outras palavras, as organizações têm nesse novo recurso o seu combustível para manter seus negócios em funcionamento. Seja na questão de se colocar à frente da concorrência, seja em relação à própria sobrevivência desses players dentro do mundo corporativo.

O fato é que tudo que envolve as transações econômicas, troca de informações, gerenciamento de dados e sua compreensão está diretamente ligado ao conhecimento. Logo, é dever dos estudantes e profissionais do curso de Ciência de Dados compreender estas tendências ou eventos por meio da análise de Business Intelligence, ainda mais no que diz respeito ao varejo e ao mercado financeiro. 

Customização e personalização do varejo online

Sem dúvida, uma das grandes mudanças promovidas pelo Data Science é a personalização e customização implementada pelas empresas de e-commerce. Atualmente, tudo o que você consome relativo a conteúdo multimídia acaba gerando dados sobre a sua jornada no mundo digital. 

E isso fica ainda mais evidente quando a pessoa preenche cadastros. Além de compartilhar informações em compras online e nas redes sociais. Logo, empresas que vendem produtos e serviços na internet realizam análises por meio da Ciência de Dados para entender melhor quem é o seu consumidor, quem compra produto X ou serviço Y. 

Big Data

Muitas organizações, públicas e privadas, têm o seu próprio sistema de Big Data com dados de milhares de pessoas que no passado já tiveram uma relação de compra ou apenas demonstraram interesse com um site, loja virtual, redes sociais, etc. Em função dessas e outras razões, a sua experiência de consumo se torna customizada e personalizada. 

Exemplos práticos dessa premissa podem ser ilustrados pelo recebimento de ofertas dos produtos que você compra e pesquisa com frequência, uma viagem em promoção após acessar um site de passagens aéreas, um carro seminovo que pretendia comprar meses atrás ou mesmo o perfil de pessoas em aplicativos de relacionamento.

As altas e baixos do Mercado Financeiro

Tudo que citamos acima, tem tornado nossa vida muito mais veloz. Sobretudo, com a análise quase instantânea dos dados existentes em sistemas de Big Data. Muitas vezes realizados por softwares que passaram por um aprendizado, mais conhecido como Machine Learning. Consequentemente, tudo isso gera uma automação sem precedentes na atual história da humanidade. E com reflexos fortes no mercado financeiro.

Atualmente, as máquinas trabalham com uma complexidade e quantidade de dados que já passam a casa dos trilhões. Desde transferências de PIX, passando pelos aportes em corretoras ligadas às bolsas de valores do mundo todo, tudo está automatizado. E a mão do cientista de dados passou por lá. Tenha 100% de certeza disso!

Em suma, ao ingressar na faculdade de Ciência de Dados, o seu propósito é extrair conhecimento de códigos. Resumindo, dados, focando na compreensão de eventos já ocorridos no mercado financeiro ou até mesmo predizer futuros investimentos. É por isso que de forma instantânea ações e títulos do governo sobem e descem em uma dança quase perfeita. Que só não é tão bem-vinda porque sempre alguém perde. Ou alguém ganha. Consequentemente, mudando o mundo de milhares de pessoas diariamente.  

Ciência de Dados mudança a exploração espacial

Finalizando, nada mais justo que falar da exploração espacial. 

De maneira geral, ela é bastante parecida com a questão do consumo. Podemos afirmar isso, em função dos diversos dados e informações coletados no universo. Sejam através de sondas, satélites, telescópios, e inclusive, ‘carrinhos’ na Lua e Marte integram sempre uma base de dados gigantesca. Na sequência, isso gera a implementação de estruturas com foco em Big Data. Por fim, a sua análise profunda com as devidas previsões e diagnósticos.

Portanto, tudo o que sabemos hoje sobre o espaço está diretamente ligado ao trabalho dos especialistas em Data Science.

E aí, gostou do nosso post que mudou a sua percepção sobre as revoluções causada por essa área do mundo tech

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.