InícioGraduaçãoTecnologiaPor que o termo Computação em Nuvem é utilizado?

Por que o termo Computação em Nuvem é utilizado?

O conceito de Computação em Nuvem é utilizado para explicar o fornecimento de serviços de tecnologia em uma escala global. Porém, neste artigo não falaremos basicamente de significados. Apenas vamos tentar responder a seguinte pergunta: por que o termo Computação em Nuvem é utilizado?

Primeiramente, esta área de trabalho também é chamada de Cloud Computing. O seu objetivo é levar aos seus milhares de usuários todos os tipos de aplicações em escala mundial. Tudo isso para ajudar na execução de diversas tarefas.

Por que o termo Computação em Nuvem é utilizado?

Antes de mais nada, se você consultar o dicionário, perceberá que a palavra nuvem remete a: “aglomerado de gotas diminutas de água ou de cristais de gelo em suspensão no ar, e que dão origem às chuvas”.

Até aí está fácil de compreender, não é mesmo?

Entretanto, queremos responder de forma objetiva por que o termo Computação em Nuvem é utilizado.

Pensando nisso, vamos pegar seu significado literal para ilustrar o seu uso no campo da tecnologia da informação.

Nuvens de água x Nuvens de dados e informações

Se a nuvem que você encontra no céu é um “aglomerado de gotas diminutas de água ou de cristais de gelo em suspensão no ar”, a Nuvem na informática, por sua vez, pode ser assim chamada por ter a característica de unir, juntar, associar e, portanto, aglomerar pequenas porções de dados e informações.

Esta nuvem – ou cloud – do mundo da tecnologia engloba dentro de si diversos recursos e ferramentas. Entre esses, podemos citar: roteadores, serviços de armazenamento de dados, serviços de streaming, servidores, aplicativos (app), serviços de e-mail, músicas, vídeos, imagens, etc.

Assim como a nuvem de chuva, a nuvem tecnológica não pode ser tocada fisicamente, embora você saiba que ela exista.

A Internet é uma nuvem

A definição de nuvem às vezes pode parecer obscura ou engraçada. Mas, a palavra e sua utilização estão ligadas ao que é a internet hoje.

As milhares de pessoas que utilizam a internet ao redor do mundo precisam acessar informações a todo momento. Consequentemente, precisam de um centro de dados disponível em qualquer lugar, independente do seu fuso horário.

Pensando nisso, a internet se tornou uma vasta rede de servidores remotos ao redor do globo que são conectados e operam como um único ecossistema. A esta união, ou entidade, damos o nome de nuvem, em função da sua proporção e magnitude. Podemos destacar também a sua facilidade de utilização por parte de qualquer pessoa e a quantidade de dados disponíveis.  Em síntese, tenha em mente que a própria internet é uma nuvem.

Desta forma, utilizamos o termo Computação em Nuvem para a área de trabalho dos profissionais que atuam diretamente junto a estes sistemas tão vastos e complexos. São esses profissionais que executam ações relativas ao armazenamento e à arquitetura de dados, fazendo com que tudo isso funcione e chegue sem problemas até o meu, o seu e os nossos diferentes dispositivos (PCs, smartphones, tablets, etc).

Milhares de pessoas, centenas de empresa

A computação na nuvem permite que milhares de informações e serviços possam ser utilizados sem a necessidade de locais específicos. É por isso que você consegue ouvir a sua música ou acessar um e-mail de qualquer lugar.

Essa tecnologia permite que milhões de pessoas e centenas de empresas façam isso simultaneamente. Ou seja, em uma escala global, todo mundo está acessando uma plataforma em nuvem neste exato momento. Esse acesso ocorre em diversos fusos horários e línguas diferentes. Afinal, a tecnologia nos aproximou e eliminou as  fronteiras.

Isso também vale para as universidades e diversos tipos de instituições de ensino, assim como serve para aquele serviço de streaming no qual você assiste a sua série preferida ou mesmo ao seu jogo de futebol. Certamente, também serve para aqueles que amam games e outros tipos de entretenimento.

Em suma, já se ligou agora de como é sério o trabalho de um profissional de Cloud Computing? Mas, como se faz para trabalhar com isso? É necessário um curso?

Como é o curso de Computação em Nuvem?

Sempre que buscamos uma graduação, seja em alguma área da Tecnologia da Informação (TI) ou não, nos deparamos com a questão do mercado de trabalho.

Atualmente, cursos ligados à TI estão à frente dos demais em função da quantidade de tecnologias disponíveis na área. Sem falar na escassez de profissionais, o que gera a abertura constante de novas vagas e as altas remunerações. Motivos de sobra para chamar a sua atenção.

Com relação ao curso de Computação na Nuvem, o foco é na preparação de pessoas capazes de implementar e projetar estruturas em nuvem. Em outras palavras, essa graduação permite ao aluno avaliar, integrar, gerenciar e garantir a segurança destas plataformas em cloud.

Com duração de cinco semestres e 100% online, o Cloud Computing prepara você para o mercado de trabalho adicionando à sua rotina de aprendizado todas as principais ferramentas de nuvem utilizadas pelos profissionais da área.

Objetivos do curso de Computação na Nuvem

Logo, o objetivo desse curso é levar ao estudante o foco no desenvolvimento de soluções que sejam aplicadas às necessidades de diversas empresas, instituições públicas e a todo tipo de corporações. Afinal, o mundo está todo migrando para a nuvem em detrimento dos registros e drives físicos.

Durante o curso, os alunos aprendem a usar as ferramentas, implementar projetos, analisar as possibilidades de migrar sistemas para a nuvem, além de fazer toda a gestão desse tipo de serviço.

O que seria do mundo sem a Nuvem ?

Em suma, caso a Computação em Nuvem não existisse, teríamos que acessar arquivos e dados de um servidor ou local físico. Especificamente de um computador central dentro de um grande ginásio ou prédio – o que seria inviável para empresas e outros tipos de instituições públicas ou privadas.

Graças a essa tecnologia, você pode acessá-los de qualquer dispositivo de forma online, apenas com o acesso simples à internet. O fato é que dados e informações estarão disponíveis em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. Tudo isso graças à Computação na Nuvem.

Neste artigo, nossa intenção foi responder por que o termo Computação em Nuvem é utilizado. Enfim, podemos classificar a nuvem ou cloud como um conjunto de recursos que você não conhece ou visualiza, mas que acessa e utiliza como uma ferramenta tecnológica comum.

Definitivamente, a Cloud Computing nos auxilia em todas as tarefas do dia a dia. Pessoas de todas as idades, países, culturas, famílias e empresas estão utilizando serviços e estruturas virtuais em nuvem para fins diversos. Sejam por motivos de trabalho, lazer ou mesmo educação.

Esperamos ter respondido à pergunta, e que você tenha aprendido Computação na Nuvem não tem nada a ver com dança da chuva.

Leia mais:

O que é Ciência de Dados?

Você sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.