InícioDicasMercado de trabalhoPrimeiros passos para ingressar na carreira tecnológica

Primeiros passos para ingressar na carreira tecnológica

Novamente a Voomp volta ao tema da tecnologia. Afinal, ela faz parte das nossas vidas. Quem sabe seja esse o momento de você tomar uma atitude e começar a dar os primeiros passos para ingressar na carreira?

Antes de mais nada, saiba que a Voomp é um canal de informações, notícias e dicas feito especialmente para pessoas que pretendem ingressar em uma carreira acadêmica.

Aqui, temos um espaço dedicado para estudantes com foco no vestibular, graduandos que pretendem conhecer novos cursos e pessoas que desejam ingressar em uma carreira tech ou mudar os rumos profissionais.

Afinal, como diria o mais sábio dos sábios: o sol é para todos.

A importância da universidade e das instituições de ensino superior

Definitivamente, você se considera uma pessoa autodidata e aprendeu tudo sozinho, ainda mais redes sociais, que permitem acessar conteúdos variados.

Bem, isso ajuda bastante o seu aprendizado e mostra iniciativa e proatividade. Isso é mais comum do que imagina, já que muitas pessoas esquecem, às vezes, a importância da educação superior em seu dia a dia corrido.

Logo, se torna corriqueiro que alguns estudantes tirem o foco das universidades, e prestem mais atenção em soluções rápidas para chegar ao mercado de trabalho.

A academia

Entretanto, a academia é fundamental na jornada de qualquer cidadão. Além disso, formaliza a sua formação e legitima o seu conhecimento. Sobretudo, permite que cada estudante de instituições de nível superior realize uma troca de conhecimentos e compartilhe suas dúvidas e saberes com outros como ele. 

Em suma, esse ambiente de ensino, trocas, parceria e amizades, com estruturas físicas ao dispor de todos, e ainda com o suporte de um corpo de professores capacitados, torna a faculdade um lugar de encontro e realização. 

Logo, o que muda a vida da pessoa ou estudante, não é o fim. Na verdade, é o caminho, a jornada que ela viveu com outras pessoas. Enfim, muitas instituições de ensino superior preparam de fato você para o mercado de trabalho.

Primeiros passos para ingressar na carreira tecnológica

Em suma, este é o exemplo das faculdades inseridas na carreira de tecnologia, que em sua totalidade focam no dia a dia das profissões do setor tech.

  • Encontrando um curso

Se você pensa em dar os primeiros passos dentro da área, é importante procurar informações sobre cursos e graduações com foco no estudo prático e atualizado. 

Neste caso, podemos citar como exemplo os cursos oferecidos pela iniciativa Academia Tech.

Basicamente, ela permite ao estudante escolher diversas graduações com foco na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Desde cursos de Cibersegurança, passando por Desenvolvimento, Gestão e Arquitetura de Dados e outras dezenas de opções.

  • Busque informações

Outro caminho para os seus primeiros passos é estar com a cabeça e a mente atualizadas. Leia, assista a vídeos e acesse sites como a nossa Voomp, com seções especiais e categorias voltadas para o mundo da tecnologia.

Veja abaixo alguns cursos e categorias de assuntos que pode encontrar dentro de nosso site:

  • Computação na Nuvem

  • Rede de Computadores

  • Cibersegurança

  • Arquitetura de Dados Tech

  • Ciência de Dados

  • Inteligência de Mercado e Análise de Dados

  • Marketing Digital

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  • Devops

  • Desenvolvimento Mobile

  • Desenvolvimento Web

  • Desenvolvimento Back-End

Basta acessar e navegar, que você vai ficar fera quando o assunto disser respeito às carreiras de tecnologia.

  • Conheça seu perfil 

Além de buscar uma boa instituição de ensino e aprender mais sobre o curso, também é importante você tentar saber mais sobre o seu perfil. Isso é fundamental, já que capacidades e habilidades serão testadas com frequência dentro da sua faculdade tech.

Por exemplo, vamos falar dos cursos que utilizam linguagens de Programação e Desenvolvimento – a grande maioria. 

Em síntese, os profissionais e estudantes da área todos os dias estão envolvidos na solução de problemas e desafios. Códigos, fórmulas, algoritmos e linguagens de programação inéditas fazem parte deste dia a dia.

Enfim, é importante você conhecer suas virtudes pessoais, conhecimentos e outras características. Entre elas:

  • Proatividade;

  • Familiaridade com lógica e ciências exatas;

  • Curiosidade;

  • Foco;

  • Senso de urgência;

  • Hábitos de estudos e vontade de aprender;

  • Disciplina e Organização;

  • Trabalho em equipe;

  • E muitas outras coisas.

Portanto, sempre tenha isso em mente. O seu perfil vai dizer muito sobre o seu curso e como você vai lidar com ele diariamente. Sem dúvida, este é um dos passos mais importantes para ingressar na carreira tecnológica.

  • A famosa língua inglesa

Enfim, chegamos a um dos passos mais certos que você deve dar para ingressar no mundo da tecnologia: aprender inglês.

Assim como o sol nasce em nosso planeta, o estudante e o profissional de tecnologia devem entender esse idioma. Afinal, ele está inserido nas linguagens e nas milhares de fontes de estudo e consulta. E não só isso. 

A língua inglesa sempre é utilizada no dia a dia dos programadores, nas trocas de informação e no compartilhamento de conhecimento. Sem dúvida, podemos dizer que ela é a língua oficial sobre todas as linguagens de programação – que nada têm a ver com idiomas.

Uma pergunta frequente

Entretanto, muitos alunos de cursos de tecnologia ingressam na carreira sem saber nada de inglês.

Neste caso, temos a seguinte pergunta: 

Posso entrar em um curso tech sem saber inglês? 

A resposta é simples: Sim, você pode. Mas vai sofrer bastante, e a sua curva de aprendizado vai ter que ser muito rápida. Sabe por que?

Porque, ao longo do curso, os desafios vão aumentar, e o nível de exigência não vai poupar quem tem preguiça de aprender este idioma. Além disso, ele será fator de diferenciação entre os profissionais. 

A Voomp quer o seu sucesso. Logo, deixamos aqui o seguinte conselho para ajudar nos seus primeiros passos: persista e tenha o desejo de aprender

Aqui encerramos os nossos Primeiros passos para ingressar na carreira tecnológica, esperamos ter ajudado você na busca de uma jornada de sucesso. Boa sorte e conte com a gente. Aproveite e confira também 5 motivos para aprender programação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.