InícioDicasMercado de trabalhoQuais as áreas de atuação da Arquitetura de Dados?

Quais as áreas de atuação da Arquitetura de Dados?

Imagino que você está querendo fazer uma graduação na área de tecnologia e não decidiu ainda em qual dos cursos da Academia Tech vai ingressar. Não é mesmo?

Logo, se esse é o seu dilema, acompanhe as informações que este post trará sobre quais as áreas de atuação do profissional de Arquitetura de Dados.

Antes de mais nada, vamos te explicar brevemente o que é Arquitetura de Dados e depois vamos direto abordar os segmentos onde os futuros especialistas formados no curso poderão trabalhar assim que formados.

Um conceito simples sobre o que é Arquitetura de Dados

A Arquitetura de Dados cuida da organização das informações e dos dados de uma corporação, empresa ou instituição. Em outras palavras, o que chamamos de ativos informacionais. 

Logo, todos os dias lidamos com milhares de informações provenientes de diferentes tipos de fontes, departamentos, pessoas e segmentos. Sem um planejamento estruturado, seria impossível encontrar um determinado dado, documento, pastas, arquivos e etc.

Em suma, é para facilitar o acesso a este banco de dados que existe este tipo de profissional da Arquitetura de Dados.

Quais as áreas de atuação do profissional de Arquitetura de Dados?

Todos os dias, pessoas comuns e empresas utilizam suas nuvens, dispositivos e equipes de tecnologia da informação para gerenciar dados visando inúmeros objetivos.

Entretanto, o Arquiteto de Dados depois de formado vai atuar essencialmente para cuidar dessas informações e torná-las organizadas e fáceis de serem utilizadas.

Assim, desde a faculdade de Arquitetura de Dados até o ingresso no mercado de trabalho, as áreas de atuação serão enormes e as atribuições diárias ainda mais.

Agora, conheça alguns desses segmentos de mercado que têm se destacado na absorção desses especialistas. 

Consultoria ou atuação autônoma

Primeiramente, o profissional de Arquitetura de Dados costuma encontrar centenas de oportunidades na área de consultoria de TI. Consequentemente, não mantém vínculo com as empresas e seus contratos costumam ser por tempo determinado ou por metas realizadas.

Em segundo lugar, o profissional autônomo costuma criar a sua própria rotina. Além disso, dependendo do grau de organização pode atender dois ou mais clientes (projetos) ao mesmo tempo. Resultado, muito trabalho com bastante dinheiro no bolso.

Mercado Financeiro

Sobretudo, desenvolver estratégias para o mercado financeiro, quantificar e qualificar dados e fluxos de informações é trabalho para o que chamamos de “ninja dos arquitetos de dados.” 

Ou seja, esta é uma área de leões e leoas. Somente, um profissional muito competente para encarar a pressão do mercado financeiro, bolsa de valores, financeiras e fintechs. Sem falar nas diversas corretoras.

Uma dica importante: ao atuar dentro da área do mercado financeiro o arquiteto de dados terá que entender sobre negócios, business de todos os tipos, entender o mercado de ações, bancos, etc. 

Prepare-se desde a faculdade.

Saúde

O Brasil é um dos únicos países a ter um sistema integrado de saúde, tanto hospitalar quanto pré-hospitalar, que atende milhões de brasileiros ao dia. 

Atualmente, cada paciente, exame, consulta, procedimentos cirúrgicos e outras centenas de serviços geram dados e fluxos de informações dentro das organizações hospitalares. Aqui, entenda como públicas ou privadas. Ambas fazem parte do SUS (Sistema Único de Saúde).

Organizar sistema de dados, criar espaços e maneiras inteligentes de gerenciar cada exame, prontuários eletrônicos, desenvolver e sustentar estratégias. Tudo isso é uma pequena parte da grande quantidade de trabalho desse especialista da área tech.

Definitivamente, esta área de atuação é muito admirada e apaixonante. Já que lidar dentro do sistema de saúde, seja em qualquer um dos seus níveis, é uma tarefa que tem repercussão direta na vida de milhares de brasileiros, diariamente.

Portanto, se um dia escolher esta área de atuação. Saiba que será muito gratificante.

Educação

Todavia, com tantas áreas importantes para atuar, eis que surge o setor de educação. Mais precisamente, as universidades e instituições de ensino superior. 

Quer saber um grande exemplo de belo trabalho de Arquitetura de Dados? Simples, é a própria Academia Tech

Assim, quando você acessa ou começa o curso de Arquitetura de Dados vai ter aulas 100% com vários formatos. Inclusive, vai poder assistir uma aula no horário que puder. Ou seja, tudo isso é possível com o desenvolvimento e organização de uma estrutura de dados perfeita.

Curso EAD, semipresenciais e inclusive, a parte administrativa das instituições de educação são mantidas por grandes espaços organizados com a Arquitetura de Dados.

Provas, conteúdos, aulas, documentos administrativos, projetos, dados e informações de alunos e professores. Resumindo, isso é possível com a manutenção e o trabalho de muitos arquitetos de dados. Já que estes, não faltam em uma faculdade.

Finalizando, o nosso artigo sobre quais as áreas de atuação do profissional de arquitetura de dados não poderiam faltar as startups e as empresas de tecnologia.

Todavia, saiba que elas não se trata necessariamente da mesma coisa, porém tem na inovação e TI seus grandes pilares.

Startups

Primeiramente, a Arquitetura de Dados faz parte do dia a dia dessas empresas de pequeno a médio porte. Muitas delas abrem posições para arquitetos visando uma otimização no que diz respeito aos serviços que elas oferecem. 

Muitas startups utilizam aplicativos, softwares e outras ferramentas para atender os seus clientes ou os clientes dos clientes. Entendeu? 

Tudo isso, cria a necessidade de um fluxo constante de dados diversificados e que dão vida ao propósito de uma startup. Como por exemplo: base de dados de um serviço de entrega de alimentos, remédios, consultas médicas, etc. 

Quem faz tudo isso? O arquiteto de dados.

Empresas de tecnologia

Podemos dizer que empresas de tecnologia tem seus próprios setores de TI e basicamente vendem soluções em hardware, aplicações e softwares. 

Seja dentro da empresa ou trabalhando para um determinado cliente, um produto, projeto ou serviço, a arquitetura de dados vai organizar todos os tipos de informações. Em espaço eficiente, fáceis de serem encontrados e também, utilizados.

Leia mais:

Computação em Nuvem: como funciona?

Por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Quais são as principais tecnologias em Redes de Computadores?

O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.