InícioDicasMercado de trabalhoQuais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores?

Quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores?

A internet e as inovações tecnológicas estão tomando conta do planeta. Atualmente, possuem um papel fundamental nas relações entre as pessoas e na manutenção das conexões comerciais mundiais. Com o mercado de trabalho, isso não seria diferente.

Portanto, aqui abordaremos um pouco mais sobre quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores.

Inovação e oportunidades

Afinal, cada vez que um novo braço do tech surge, mais o setor de Tecnologia de Informação (TI) precisa de profissionais. Porém, o número de especialistas disponíveis sempre é menor do que a quantidade de vagas ofertadas.

Hoje, a internet talvez seja a tecnologia mais popular do mundo, além de uma das mais utilizadas. Consequentemente, isso exige um esforço por desempenhos cada vez mais eficientes das Redes de Computadores. Ou seja, dos profissionais responsáveis por essas redes.

Dessa maneira, cabe a esses profissionais atuar em diversas áreas dotadas de grandes responsabilidades. Por exemplo, a principal delas: conectar o mundo inteiro.

Para compreendermos a abordagem da profissão e entendermos as áreas de atuação do curso de Redes de Computadores , preparamos um material explicativo que o ajudará a entender sobre essa função.

O conceito de “rede de computadores”

Antes de mais nada, podemos dizer que Rede de Computadores são estruturas formadas em sua maioria por PCs (Personal Computers), dispositivos e servidores que juntos compartilham dados e informações. 

Além de dispositivos, esta rede liga impressoras, modens, softwares e etc. Contudo, essa conexão não acontece apenas com a ligação dessas diversas unidades, mas, sim, através de protocolos de transmissão e de sistemas com uma arquitetura bastante organizada.

Quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores? 

Ao escolher uma carreira profissional ligada ao curso de Redes de Computadores, tenha a certeza de que a mesma é tão promissora quanto qualquer outra do setor de TI.  

Após a conclusão do curso, o especialista em Redes de Computadores encontrará uma grande demanda tanto na iniciativa privada quanto em instituições públicas. 

Nas primeiras, as vagas costumam ser oferecidas e preenchidas através de departamentos de recursos humanos e avaliação curricular. Já quando falamos em setor público, as formas de ingresso variam entre o concurso público e a contratação através de projeto. 

Diante da expansão da digitalização dos negócios, as áreas de atuação do profissional de Rede de Computadores se tornaram ainda mais importantes ao abrangerem outras funções especializadas. Afinal, o mundo está em constante processo de inovação tecnológica.

Para um profissional formado, é possível encontrar oportunidades de emprego em:

  • Empresas públicas de grande ou médio porte através de concursos;
  • Organizações privadas em diferentes segmentos econômicos;
  • Empresas de e-commerce e demais players de varejo eletrônico;
  • Associações e ONGs;
  • Empresas ligadas à tecnologia ou departamentos de TI;
  • Operadoras de telefonia celular e internet;

Dentro dessas áreas de atuação, há a possibilidade de vagas para início imediato, mas com exigência de certa experiência da parte dos futuros especialistas:

Segurança de Redes

Basicamente, após formado, você será responsável por criar, manter e aplicar projetos de segurança dentro de uma rede, privada ou pública. Especificamente, seu dia a dia com Redes de Computadores passará tanto pela parte física quanto pela de software da empresa contratante.

Portando, mão na massa e expertise farão parte do seu cotidiano. Lembre-se: esta área de atuação exige gerenciamento visando a proteção de dados e redes, bem como a criação de escudos para protegê-los. Sem falar no cuidado constante com os sistemas operacionais e equipamentos do empregador.

Além disso, os ataques à rede ou servidor podem ser constantes. É importante ficar de olho!

Administrador de Redes e Banco de Dados

A princípio, saiba que o curso de Redes de Computadores pode abrir as portas do mercado de trabalho para posições de gerência ou liderança. Mesmo para profissionais recém formados, tudo dependerá dos requisitos da área ou posição.

Nesse caso, existem áreas de atuação nas quais o especialista comandará projetos de implantação e administração de estruturas de bancos de dados ou redes empresariais –  atividade bastante comum atualmente. 

Por isso, tenha em mente que aprender mais sobre técnicas de liderança o auxiliará na gestão de pessoas. Isso porque nos ambientes de Data center, Nuvens e grandes Redes de Computadores, há contato diário com outros colaboradores de TI e com usuários regulares desses serviços.

  • Banco de Dados

Assim, caso você caia direto na área com foco em manutenção de um banco de dados ligado à uma grande rede, saiba que seu papel será realizar atividades de manutenção, instalação e monitoramento de dados sigilosos.

  • Redes

Nesse caso, em qualquer empresa na qual você atuará, seja na esfera pública ou em um departamento de TI de uma multinacional, será sua responsabilidade integrar e manter funcionando todos os setores por meio da rede. Também serão sua responsabilidade as conexões externas, como é o caso da internet.

Suporte Técnico e Desenvolvimento de Aplicações

Definitivamente, esta é uma das áreas de atuação com mais posições quando falamos de redes de computadores. Aqui, o futuro profissional cuidará de projetos e da manutenção de redes, seja na parte de hardware ou de software

Nessa última, muitos especialistas desenvolvem novos programas ou barreiras para proteção de redes e para melhorias de performance. Além disso, é função do profissional atuar na criação de aplicações e na manutenção de backup de toda a rede.

Considerações sobre as áreas de atuação das Redes de Computadores

Por fim, abordamos aqui um assunto que interessa a todos os futuros estudantes e profissionais de TI: as áreas de atuação profissional. Ou seja, a aplicação real daquilo que os formandos poderão encontrar no mercado de trabalho tech. 

Primeiramente, ao citar tecnologia, informatização ou tudo que envolve internet, estamos falando de vastas oportunidades de empregos dentro de centenas de áreas de atuação.

Segundo, com tudo isso, também surgem as responsabilidades, o conhecimento na teoria e na prática e, por fim, a capacidade de resolver problemas.

Logo, o trabalho do especialista em Redes de Computadores é buscar soluções diárias ao mesmo tempo em que lida com usuários ou empresas que o pressionam rumo a resoluções mais eficientes.

Realmente, não é por acaso que o tio de Peter Parker (mais conhecido como Homem-Aranha), ao saber de seus poderes, disse ao sobrinho uma vez: 

Grandes poderes, grandes responsabilidades“. 

Portanto, estude muito e busque experiências. Saiba utilizar seus poderes em prol de suas responsabilidades!

Leia mais:

Desenvolvimento Back-End: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Quais são as principais tecnologias em Redes de Computadores?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.