InícioGraduaçãoTecnologiaQuais os tipos de Computação em Nuvem?

Quais os tipos de Computação em Nuvem?

A utilização de nuvens em computação por parte de empresas ou instituições públicas tem sido cada vez mais comum à medida que a gestão e a inovação chegam a essas organizações. 

Atualmente, existem vários tipos de computação em nuvem, as quais desempenham diferentes funções junto a determinados clientes. Neste artigo, vamos falar sobre algumas delas levando em consideração o seu armazenamento.

Entretanto, abordaremos temas ainda mais específicos sobre Cloud Computing quanto a sua estrutura em camadas e como elas interagem entre si. Mas isso será falado em outro post.

Antes de mais nada, se quiser saber mais sobre como estudar Computação na Nuvem, como ganhar dinheiro dessa maneira ou sobre o seu funcionamento, conheça a página do projeto Hora do Facul dedicada totalmente para Cloud Computing

O que é uma nuvem?

Primeiramente, para saber como ela funciona, você tem que saber o que ela é. Segundo, podemos classificar a nuvem ou cloud como um conjunto de recursos que você não conhece ou visualiza, mas que acessa e utiliza como uma ferramenta tecnológica comum.

O fato é que milhares de pessoas utilizam plataformas ou serviços em nuvem, sem sequer vê-la à sua frente. Porém, se beneficiam de sua existência, mesmo sem conhecer o total de suas funcionalidades e recursos.

Estes recursos podem ser roteadores, serviços de armazenamento de dados, serviços de streaming, servidores, aplicativos, serviços de e-mail, músicas, vídeos, imagens, etc.

Um breve conceito sobre computação em nuvem

Em suma, podemos afirmar que Cloud Computing é a prestação de serviços ligados à tecnologia de informação

Logo, dentro desse escopo podemos incluir o uso, através da internet, aqui chamaremos de nuvem, de servidores e bancos de dados, utilização de armazenamento para diversos tipos de informações, estruturas de redes, software, análise e inteligência. 

A princípio, seu objetivo é oferecer inovações eficientes e reduzir custos. Ao mesmo tempo que melhora a performance das organizações em relação ao que seus clientes exigem. 

Outro aspecto importante da nuvem é a sua elasticidade e a escalabilidade. Respectivamente, o aumento momentâneo da sua estrutura e a capacidade de responder às grandes demandas (usuários ou workload).

Definitivamente, elas são muitas, o que faz cada serviço de Computação em Nuvem ser diferente um do outro em função das necessidades de cada cliente, usuário ou estrutura de tecnologia da informação.

Acompanhe a leitura e conheça mais sobre cada uma.

Quais os tipos de Computação em Nuvem?

Atualmente, a nuvem já é sinônimo de agilidade, mobilidade, segurança e versatilidade. Afinal, existem diferentes tipos delas no mercado e o que vai fazer um gestor decidir entre uma ou outra são as necessidades da organização ou a demanda do seu ramo de negócio.

Resumindo, assim como as nuvens que você pode encontrar no céu, as nuvens do mundo tech não são todas iguais.

Enfim, venha com a gente para entender quais os tipos de Computação em Nuvem existem à disposição no mundo.

Nuvem Pública (Public Cloud)

Antes de tudo, ela é umas das mais encontradas no mercado. Além de ser a que custo mais baixo para quem a contrata, a nuvem pública (estrutura e serviços) pertence ao fornecedor de cloud computing – o que chamamos de provedor.

Basicamente, esse provedor de serviços de nuvem terceirizada dispõe para os usuários e demais clientes recursos como os de armazenamento, servidores, e-mail, aplicativos, vídeos, etc.

Nuvem Privada (Private Cloud)

Especificamente, a nuvem privada como já diz sua denominação, pertence exclusivamente a uma empresa ou grande instituição.

Em suma, ela é dedicada às necessidades de organizações com enormes quantidades de dados e informações e uso de aplicações. Em muitos casos, ela costuma estar localizada em um datacenter dentro do espaço da empresa – o que é bastante comum.

Nuvem Híbrida (Hybrid Cloud)

Enfim, chegamos ao último tipo de Computação em Nuvem e a mais cara de ser contratada. Entretanto, ela é sem dúvida o modelo mais indicado para empresas ou instituições de grande porte.

Basicamente, a nuvem híbrida é uma combinação da nuvem pública com a nuvem privada. Compartilhando dados, aplicativos e serviços entre os dois tipos de cloud, o tipo Hybrid permite e facilita o trânsito entre estruturas privadas e públicas com grande flexibilidade e maneiras como pode ser utilizada.

Acima de tudo, a união de dois tipos de nuvem em um terceiro é o mais perto que as empresas podem chegar do conceito de megacloud. Esta uma das tendências do futuro da Computação em Nuvem.

Principais benefícios da Computação em Nuvem

Todavia, independente do tipo de nuvem, empresas e pessoas já sentem seus benefícios e fazem uso de suas funcionalidades diariamente.

Entre os seus benefícios em nossa vida podemos citar: velocidade das conexões e troca de dados; globalização das relações; maior produtividade nos estudos e no trabalho; mais segurança em relação à proteção de dados; confiabilidade no armazenamento de dados e informações em nuvem e não mais em locais físicos, etc.

Enfim, o lado positivo das nuvens é gigantesco, assim como suas possibilidades, benefícios e o futuro dessa tecnologia. 

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Em relatório fornecido periodicamente pela Google, constou que mais de 70% das empresas ou instituições vão estar ligadas à nuvem até 2029. 

Logo, o fato é que os movimentos das empresas e do mercado estão bastante avançados na absorção de tecnologia de nuvem ou na contração de empresas que prestam este serviço. 

A grande certeza é que as estruturas de cloud crescem acompanhando as necessidades de cada negócio. Portanto, quanto mais as empresas forem evoluindo em matéria de produtos e serviços, mais elas vão investir em estruturas em nuvem

Consequentemente, o aumento de consumidores e acessos fará com que o cloud adapte a sua estrutura de tecnologia junto a estas organizações.

E é neste cenário de evolução de mercado, tecnologias e oportunidades que os futuros profissionais de Cloud Computing estão inseridos.

Leia mais:

Computação em Nuvem: como funciona?

Por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Quais são as principais tecnologias em Redes de Computadores?

O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.