Quais são os fundamentos de Redes de Computadores?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Crédito: Canva.

Uma das áreas de TI com mais profissionais atuando no mercado e responsável pela origem de diversas ferramentas de inovação é a Rede de Computadores. Entre as diversas especialidades no segmento tech escolhemos falar neste artigo sobre quais são os fundamentos de Redes de Computadores.

Primeiramente, e como toda disciplina, a rede de computadores é baseada em fundamentos, conceitos e definições bastante consolidadas. Resultando em suas próprias especialidades e matérias específicas.

Assim, acompanhe este artigo e esclareça algumas de suas dúvidas sobre esta, que é uma das mães das ciências do setor de tecnologia da informação.

Quais são os fundamentos de Redes de Computadores?

Definitivamente, sem a rede de computadores não teríamos uma comunicação tão ágil e global como encontramos atualmente. Além disso, esta ciência traz a todos nós o surgimento da internet em seu estado embrionário. 

Nesse contexto, as conexões existiam em empresas gigantes ou instituições governamentais como as do setor militar ou de educação. Sobretudo, essas comunicações eram estabelecidas não pelo contato via rede entre o que chamamos de Personal Computer (PC), ou computador pessoal – o que você tem hoje em sua casa ou no trabalho.

Em suma, as primeiras redes de computadores eram formadas por máquinas que ocupavam salas e mais salas a perder de vista. E, para a troca de dados recorriam a linhas telefônicas.

Conceitos de Rede de Computadores

Em síntese, podemos dizer que rede de computadores são estruturas formadas em sua maioria por PCs (Personal Computers), dispositivos e servidores que juntos compartilham dados e informações. 

Além de dispositivos, esta rede liga impressoras, modems, softwares, etc. Contudo, esta conexão não acontece apenas ao ligar essas diversas unidades, mas sim, através de protocolos de transmissão e sistemas com uma arquitetura bastante organizada.

Tipos de Redes de Computadores

Segundo a maioria dos autores, existem tipos diversos entre as redes de computadores. E, a sua diferenciação ou classificação, é feita utilizando fatores de distância e geografia. Além do fator de transmissão com ou sem cabeamento:

LAN (Local Area Networks) – Rede Local

A mais comum das redes é geralmente chamada de conexão doméstica. Dotada de alta velocidade, ela conecta processadores, periféricos, terminais e dispositivos de comunicação de um único prédio, campus ou empresa.

MAN (Metropolitan Area Networks) – Rede Metropolitana

Estas redes consideradas, metropolitanas, são encontradas em zonas bastante populosas ou com concentração de empresas. Basicamente, elas ligam entre si as redes locais (LANs) em uma cidade ou uma determinada região.

WAN (Wide Area Networks) – Redes em zonas geográficas distintas

O conceito de Wide, que em português significa amplo, literalmente classifica a ligação entre computadores ou servidores que sua distância é entre cidades e grandes centros. 

Da mesma forma, esta dispersão geográfica ampla pode englobar a distância entre continentes. Ou seja, global em todos os sentidos.

WIRELESS – Redes sem fio

Atualmente, as redes de wireless já estão acessíveis em diversos locais do mundo. 

Neste caso, falando em conexões sem fio podemos classificá-las também pela distância geográfica e, por que não, incluir entre elas as que ocorrem via Rádio e Bluetooth

Internet, intranet e extranet

Cada um destes fundamentos de Rede de Computadores tem um significado diferente. Confira abaixo as suas peculiaridades e atribuições:

Internet

Resumindo, a internet que conhecemos hoje pode ser conceituada como um conjunto de redes de computadores interligadas entre si e que estão espalhadas pelo mundo inteiro. Além disso, os serviços são padronizados e utilizam o mesmo conjunto de protocolos classificados como TCP/IP.

Intranet

De forma apenas para ilustrar, a intranet é como uma versão em pequena escala da Internet. A diferença é que ela funciona apenas dentro de uma organização tanto pública como privada. 

Extranet

Em suma, a Extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que usa a internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação. 

Ou seja, é uma mescla da intranet da empresa com a internet global. Porém, ela pode ser acessada de fora da organização através de um login e senha. Por exemplo: colaboradores de empresas que atualmente realizam home office.

Componentes utilizadas em Rede de Computadores

Antes de pensar nas redes de computadores e a grande evolução que envolvem o seu dia a dia, elas precisam de componentes físicos para o seu perfeito funcionamento. 

Aproveite e conheça alguns deles:

Hub

Resumidamente, os hubs são dispositivos que reúnem tudo que está ao redor. Eles são responsáveis por centralizar e disponibilizar a distribuição dos dados em redes físicas para portas diferentes em simultâneo.

Além disso, cada hub funciona como repetidor e replica um sinal ou recursos de uma máquina para outras ou entre elas.

Switch

Em suma, parecem com os hubs. Entretanto, eles enviam os dados da rede de computadores apenas para um local. Este, consequentemente, transmite as informações para as outras conexões. 

Roteador

A princípio, o roteador combina funções dos hubs, switches e modems já que envia e recebe dados nas redes de computadores. Em síntese, ele se conecta a esses dispositivos para melhorar o acesso à Internet ou ajudar a criar novas redes. Sejam elas empresariais ou para outros fins.

A importância da rede de computadores no mundo atual

Definitivamente, os fundamentos das redes de computadores são muitos e toda a fonte de informação sobre elas acaba apresentando conceitos diferentes e voltados a profissionais da área.

Da mesma maneira, muitas informações importantes como os tipos de protocolos e conceitos de endereçamentos, e transmissão de dados (cabos e fibra óptica) não foram tratados neste artigo por serem muito específicos.

Ademais, o fato é que as redes de computadores movem empresas e países. Ainda são responsáveis pela comunicação de bilhões de pessoas e a troca de dados por toda a esfera terrestre. 

Outro aspecto importante da área de Redes de Computadores é a sua necessidade por profissionais capacitados e atualizados. Visto que, existem muitas posições abertas todos os anos neste mercado, e cada vez mais, seus especialistas precisam dominar novas tecnologias ligadas a este conhecimento específico – o que não é uma tarefa fácil.

Por fim, fique atento às novidades da Academia Tech e seus diversos cursos. Também, se gostou das informações sobre as redes de computadores é sinal que esta área tem muito a ver com você.

Até o próximo artigo!

Leia mais:

Quais as áreas de atuação do profissional de Desenvolvimento Back-end?

Desenvolvimento Back-End: tudo o que você precisa saber sobre o curso

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.