InícioGraduaçãoTecnologiaQual a melhor forma de aprender programação?

Qual a melhor forma de aprender programação?

Ser uma pessoa que vai começar a estudar ou trabalhar com programação é algo admirável. Além de um grande desafio, as áreas de Desenvolvimento Mobile, Front e Back-End ou mesmo Web, entre outras, são bastante amplas e, em certos momentos, bastante complexas.

Entretanto, ser um futuro programador, ou mesmo  dar os primeiros passos como um aspirante à área, pode ser mais fácil e simples do que você imagina. Entretanto, vai depender mais de você do que do seu curso de programação.

Logo, para saber qual a melhor forma de aprender programação, você precisa, antes de tudo, saber o que é programação. Concorda?

Então, vamos lá!

O que é programação?

A programação é um processo e aplicação de códigos em uma determinada plataforma ou local, com o objetivo de desenvolver, realizar manutenção e colocar em funcionamento vários tipos de comandos, máquinas, softwares e aplicações de todos os tipos.

Além disso, ela garante o bom funcionamento de tudo que está ligado à internet, incluindo os sistemas operacionais, e tudo que está ligado aos processos da tecnologia da informação (TI). 

Todavia, a programação não faz somente isso. Ela também está ligada aos efeitos visuais e computação gráfica, machine learning, e muito mais coisas que este post da Voomp consegue resumir.

Logo, ela é realizada através de linguagens de programação.

O que são as linguagens de programação?

Dando sequência ao conceito, você, como aspirante da área, vai implementar estes códigos na forma de linguagens. 

Basicamente, as linguagens de programação são, como se diz, linguagens escritas utilizando códigos específicos, que tem por objetivo dar instruções e comandos para programas os dispositivos a realizarem ações a partir do que está escrito.

Ou seja, cada área de Desenvolvimento pode ter uma linguagem específica, com comandos e códigos formais para determinadas funcionalidades. 

Qual a melhor forma de aprender programação?

Continuando, agora que você sabe mais sobre o que é programação e linguagem de programação, ficou mais fácil de responder a essa pergunta.

Programar não é fácil e nem difícil, isso pode variar de pessoa para pessoa, sendo que alguns têm mais facilidade em lógica, matemática, frequência e disciplina aplicada aos seus estudos.

Além disso, a melhor forma de aprender uma programação pode estar ligada a qual tipo de linguagem você está querendo usar para iniciar o seu caminho como Dev.

Entre elas, podemos colocar abaixo algumas das mais utilizadas:

  • Java

  • HTML

  • HTML 5

  • PHP

  • CSS. 

  • C. 

  • C++ 

  • C# 

  • JavaScript

  • Python.

Enfim, independentemente da linguagem que você escolher, sempre haverá as que são classificadas como mais simples e fáceis para quem está iniciando. 

Logo, segundo profissionais e estudantes da área, as mais citadas e lembradas pela sua facilidade são: HTML e CSS.

  • Procure aprender com colegas ou com programadores mais experientes

Definitivamente, esta é uma forma bastante comum de aprender e “cortar” etapas no processo de aprendizagem. 

Procure profissionais, troque ideias e conhecimentos com seus colegas e, por que não, com os seus próprios professores, que devem conhecer o mercado de trabalho e as últimas linguagens de programação.

Afinal, não é por acaso que eles são chamados de mestres.

  • Organização e disciplina

A Voomp sabe que este é um conselho que parece vindo dos seus pais, parentes, avós, amigos, etc. Mas é a pura verdade.

Uma forma de melhorar e superar as dificuldades dentro do aprendizado do mundo Dev e da programação é ser uma pessoa mais organizada e disciplinada em seus estudos.

Enfim, isso se aplica a qualquer área de estudo e trabalho, e sempre ajuda a transformar sua vida e atividades em bons resultados.

  • Framework

Procure por modelos ou “moldes” de programação. Basicamente, eles são chamados de frameworks, e ajudam a você com um guia de como fazer o seu projeto de programação.

Consequentemente, esses modelos prontos servem como base para muitos profissionais, e são encontrados na web em locais normalmente chamados de bibliotecas.

  • Aprender a língua inglesa 

Nada mais certo para aprender programação e suas linguagens com bons conhecimentos em inglês. Em todos os artigos presentes em nosso site chamamos atenção para a necessidade do aprendizado de inglês, visando a um bom início de carreira em qualquer área da programação ou desenvolvimento.

Todavia, a língua inglesa não é só importante para absorver os conhecimentos em programação, mas para consultar fontes de estudo atuais. Logo, fique atento a esta necessidade.

Ela, sem dúvida, ajudará na forma como você vai aprender uma linguagem de programação.

Demora muito para aprender programação?

Essa é mais uma questão frequente que surge na mente de todos os estudantes de cursos de inovação e tecnologia. 

Em suma, é muito relativo, já que programação é prática, teoria e aprendizado constante. Mesmo um estudante ou um profissional sênior, com anos de experiência em back-end, por exemplo, precisa se atualizar.

Antes de mais nada, vai depender de quanto tempo você vai dedicar ao seu estudo e, posteriormente, às práticas.

Existe uma linguagem recomendada para iniciantes?

Primeiramente, não existem certas linguagens feitas para iniciantes e outras para profissionais. Muito menos aquelas melhores ou piores que as outras. Toda linguagem de programação tem funções e características diferentes.

Bem, chegamos ao fim de mais um post da Voomp. Curtiu?

Que tal acessar os diversos artigos, informações e novidades do mundo da tecnologia e outras dezenas de graduações? Continue aqui na Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.