InícioGraduaçãoQual é a duração do curso de Ciência de Dados?

Qual é a duração do curso de Ciência de Dados?

Você se identifica com a área de dados, tem vontade de trabalhar com tecnologia e quer saber qual é a duração do curso de Ciência de Dados? Então, fica aqui nesse conteúdo do Voomp.

As oportunidades nessa área têm se ampliado bastante, principalmente pelo aumento da necessidade desses profissionais no mercado de trabalho. O curso de Ciências de Dados, sobretudo, prepara os profissionais para criação de códigos, trabalhar com bases de dados, programação, além de atuar com machine learning e inteligência artificial.

Contudo, um mundo cada vez mais conectado fez com que explodissem vagas nesse setor. Por ser um mercado amplo, permite uma variedade infinita de áreas de atuação. Com isso, a busca por alternativas tecnológicas está cada vez mais em alta.

Mas, afinal, o que faz parte da rotina de um cientista de dados? E quanto tempo leva para se formar em Ciência de Dados? Além disso, como está o mercado de trabalho e onde esse profissional pode atuar? Confira!

O que é a Ciência de Dados?

A princípio, você pode ter muitas dúvidas sobre a graduação de Ciência de Dados, ou pensar que é uma área super nova, mas não se engane! Esse profissional tem um papel fundamental na gestão de tecnologia e na resolução de problemas. Além do mais, pode atuar de várias formas em um setor.

O estudante com interesse em ingressar nessa graduação deve saber que o curso faz parte da grade de Ciências Exatas, ou seja, lida diretamente com cálculos e estatísticas para planejar uma estratégia ágil direcionada a dados. Esses profissionais são extremamente valorizados por lidar com questões muitas vezes complexas.

Assim, a Ciência de dados é uma área interdisciplinar que trabalha com um alto volume de informações e dados. O cientista de dados trabalha principalmente com a geração de insights. Desse modo, acompanha tendências e números, desenha modelos de gestão e aponta caminhos para profissionais de negócio.

Sendo assim, a Ciência de Dados é uma área muito importante das empresas, e está ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Para gerar competitividade, as corporações precisam de mais eficiência, e trabalhar com a análise de dados traz mais assertividade e apoio nas decisões empresariais.

Duração do curso de Ciência de Dados

Em resumo, há duas principais possibilidades para quem quer cursar Ciência de Dados: se formar em tecnólogo ou bacharel. Assim sendo, dependendo da modalidade escolhida, a duração do curso será diferente.

Para quem está louco para entrar no mercado de trabalho, o tecnólogo em Ciências de Dados tem uma duração média de dois anos e meio, com uma grade curricular completa. Dessa forma, o profissional pode entrar o mais rápido possível no mercado de trabalho.

Para a graduação do bacharelado, a duração é de quatro anos em média, com uma grade bem diversificada. Um ponto importante nos dois casos é a atenção na escolha da faculdade. Enfim, opte por instituições com uma boa reputação, com excelente infraestrutura e, claro, credenciadas no Ministério da Educação.

Podemos dizer, em suma, que o Ministério da Educação (MEC) é responsável por regulamentar os cursos superiores no Brasil. É um dos melhores locais para se ter informações a respeito das faculdades para essa graduação.

Ciência de Dados EAD

Antes de iniciar a graduação, uma dúvida que pode surgir é se é possível cursar Ciência de Dados a distância. A resposta é “sim!” Dessa forma, o curso possui diversas modalidades de ensino, sem nenhum prejuízo ao estudante. A praticidade e menores custos fazem com que essa modalidade desperte bastante interesse nos jovens estudantes.

A graduação é oferecida em 3 modalidades:

  • Presencial;

  • Semipresencial;

  • Ensino a distância

Onde estudar Ciência de Dados?

Em síntese, a escolha da instituição sempre é um momento de muitas dúvidas ao estudante, e com o curso de Ciências de Dados não é diferente. Existem excelentes opções de faculdades, em sua maioria particulares, que oferecem o curso. 

Nessa graduação, o estudante é preparado para os desafios do mercado de trabalho. Apesar de ser um curso bastante voltado para a área de exatas, são ministrados os conhecimentos da área de humanas, como organização, gestão de pessoas entre outras áreas correlatas. 

Portanto, existem infinitas possibilidades para quem entrar nesse mercado de trabalho, e opções de graduação com mensalidades bastante acessíveis. Todavia, não se esqueça: ela precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas instituições que oferecem essa graduação.

  • Unopar;

  • Pitágoras;

  • Anhanguera.

Agora que você já sabe algumas opções de onde estudar, que tal saber quais áreas de atuação estão reservadas a esses profissionais? Continue acompanhando esse conteúdo.

Áreas em que podem atuar os cientistas de dados

Uma boa notícia para quem está interessado nessa graduação: o mercado de tecnologia está bem aquecido. Desse modo, não faltam oportunidades para estudantes formados. Seguem algumas áreas em que pode atuar. 

Segundo previsão da International Data Corporation (IDC), o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil deve crescer 7% em 2021. Por isso, se torna cada vez mais uma possibilidade atrativa dentro da tecnologia. 

Assim, com o aumento de dados gerados pela internet, cresceu drasticamente a necessidade de profissionais que estruturam esses dados e gerem inteligência na entrega das informações. Afinal, é o cientista de dados quem faz esse papel. Desse modo, devolve dados estruturados utilizados por áreas estratégicas.

  • Empresas de tecnologia

  • Mercado financeiro

  • Instituições de ensino

  • Hospitais e institutos de saúde

  • Órgãos públicos

  • Institutos de pesquisa

  • Empresa de consultoria 

Depois que viu tudo sobre a duração do curso de Ciência de Dados, está na hora de decidir se essa área é realmente para você. Para isso, confira mais artigos sobre a graduação de ciências de dados para te apoiar na decisão. Como esse artigo, com a grade curricular da disciplina, clicando aqui. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.