Qual é a duração do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Mikael Blomkvist no Pexels.

Vivemos a era da informação. Milhões de dados são gerados e compartilhados todos os dias por meio de diversos tipos de canais de informação e interação. Nesse sentido, várias empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade, desenvolvendo estratégias e tecnologias para utilizarem esses dados a seu favor.

Porém, no meio dessa onda de informações e dados, é muito difícil organizá-los e selecionar aqueles que são fundamentais para determinado negócio. Por isso, áreas como a Inteligência de Mercado e Análise de Dados são cada vez mais necessárias para o sucesso competitivo das empresas.  

Sendo assim, com essa constante evolução tecnológica, os dados precisam ser coletados para a criação de planos e táticas competitivas de mercado. Portanto, a demanda por profissionais dessas duas áreas tem crescido muito, o que resultou em cursos e especializações. Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, fique neste post!

Separe alguns minutos e venha descobrir qual é a duração do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

O que é Inteligência de Mercado?

Antes de tudo, vamos entender o que significam esse dois conceitos? Bom, essas duas áreas não são novas, surgiram algumas décadas atrás. Porém, ganharam novas nuances e utilidades com o passar do tempo, devido ao avanço da tecnologia e da informação.

Para aqueles que não sabem, a Inteligência de Mercado se refere a um grande sistema tecnológico que realiza relatórios e análises a todo o tempo. Sendo assim, os profissionais e as grandes empresas conseguem acessar qualquer tipo de informação a qualquer momento, tomando decisões precisas e assertivas.

Os tipos de dados ou informações são inúmeros e variam conforme o objetivo da empresa. Alguns exemplos são: comportamento de empresas concorrentes, número de vendas, pesquisa de mercado e tendências, entre outros. Logo, o trabalho da Inteligência de Mercado deve ser extremamente eficaz e gerar ótimos insights e resultados para a empresa. 

O que é Análise de Dados?

Apesar de serem duas áreas relacionadas, a Inteligência de Mercado e a Análise de Dados possuem suas diferenças. Dessa forma, a Análise de Dados corresponde a todos os processos de coleta de dados não organizados e que devem ser compilados e estruturados. Nesse sentido, com todas essas informações geradas, os profissionais compreendem melhor sobre o comportamento do mercado, resultados de grandes campanhas, vendas, tendências e outros tipos de dados. O processo de Análise de Dados dedica-se totalmente ao estudo dessas informações, com foco em grandes objetivos.

Você deve estar se perguntando como é possível reunir essa grande quantidade de informações e dados, não é mesmo? Sendo assim, a tecnologia é a grande aliada na Análise de Dados. Há diversos tipos de ferramentas que podem ser utilizadas para a realização dessas análises. Confira alguns exemplos:

  • SAS;
  • R;
  • Python;
  • Tableau;
  • Google Analytics;
  • Orange.

O que faz um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Como já dito, essas duas áreas são relacionadas e, quando trabalhadas em conjunto, o sucesso é garantido. Assim, o dia a dia do profissional é bem desafiador e será totalmente focado na geração de resultados e insights. Além disso, ele deve utilizar e dominar todas as ferramentas necessárias para realizar estudos e mapeamentos de dados e informações. Confira algumas de suas principais funções:

  • Analisar e monitorar dados;
  • Coletar e organizar dados;
  • Prevenir certas mudanças no mercado;
  • Identificar riscos;
  • Sugerir melhorias nos processos ou produtos da empresa;
  • Realização de relatórios;
  • Reunir e analisar dados em grandes escalas;
  • Projeção e desenvolvimentos de aplicativos de dados;
  • Extrair e transformar todos os dados em ferramentas úteis;
  • Realizar consultas no banco de dados.

Além das obrigações acima, várias habilidades devem ser desenvolvidas, como o pensamento analítico e estratégico, raciocínio lógico, gerenciamento de tarefas e de tempo, além de uma comunicação clara e eficaz.

Como é o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Nessa área, não existem graduações do tipo bacharelado para o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Contudo, há outros tipos de cursos. Por exemplo, cursos tecnólogos, especializações, pós-graduações e MBAs. H

Há também instituições de ensino que oferecem a graduação tecnológica, na qual o aluno se forma em dois anos e meio e já sai totalmente preparado para o mercado de trabalho.

Sendo assim, independente de qual tipo de curso você escolher, o mesmo deve prepará-lo para:

  • Analisar e prospectar elevadas quantidades de dados desestruturados;
  • Realizar estratégias para tomada de decisões;
  • Identificar oportunidades no mercado de trabalho;
  • Desenvolver pensamento estratégico;
  • Criar relatórios e dashboards;
  • Utilizar o raciocínio lógico para solução de problemas reais.

Qual é a duração do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados? 

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre essas duas áreas e como são os cursos, chegou a hora de descobrir a duração de alguns deles. Então, separamos alguns cursos de determinadas instituições de ensino que oferecem especializações nessa área. Portanto, estude bastante sobre as que você se interessa e que sejam mais vantajosas. Confira.

Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing (ESPM)

Duração: 12 meses

MBA em Data Science e Analytics (USP/Esalq)

Duração: 18 meses

Graduação tecnológica em Inteligência de Mercado e Análise de Dados (Unopar)

Duração: 2,5 anos 

Graduação tecnológica em Inteligência de Mercado e Análise de Dados (Anhanguera)

Duração: 2,5 anos 

 Graduação tecnológica em Big Data e Inteligência Analítica EAD (PUC)

Duração: 2,5 anos 

MBA em Inteligência de Mercado (Live University)

Duração: 18 meses

Graduação tecnológica em Ciência de Dados – Business Inteligence (UniCesumar)

Duração: 24 meses

Graduação tecnológica em Inteligência de Mercado e Análise de Dados (Pitágoras)

Duração: 2,5 anos 

 

E aí? O que achou da duração do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Gosta da área de tecnologia? Separamos algumas notícias para você, confira:

Computação em Nuvem e Internet das Coisas: entenda essa relação

Arquitetura de Dados: tudo sobre essa profissão

O que é Ciência de Dados?

Quais são as melhores faculdades em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Inteligência de Mercado e Análise de Dados: qual é a grade curricular?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.