Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Crédito: Canvas

Atualmente, o Cloud Computing é uma das tecnologias e áreas da TI que mais evoluem. Falar do seu futuro é como contar histórias do nosso presente e acompanhar nosso dia a dia.

Neste artigo, vamos falar sobre qual é o futuro da Computação em Nuvem e como ele está diretamente ligado à evolução da nossa sociedade.

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Em relatório fornecido periodicamente pela Google, o Future of Cloud Computing, confirmou que mais de 70% das empresas ou instituições vão estar ligadas em nuvem até 2029. 

Enfim, o fato é que os movimentos das empresas e do mercado estão bastante avançados na absorção de tecnologia de nuvem ou na contração de empresas que prestam este serviço. 

A grande certeza é que estruturas de cloud cresçam acompanhando as necessidades de cada negócio. Portanto, quanto mais as empresas forem evoluindo em matéria de produtos e serviços, mais elas vão investir em estruturas em nuvem. 

Consequentemente, o aumento de consumidores e acessos fará com que a área de Cloud Computing cresça para adaptar a sua estrutura de tecnologia junto a estas organizações.

Escalabilidade

Uma das grandes características da Computação em Nuvem, além da elasticidade, é a sua escalabilidade

Mas, o que isso tem a ver com o futuro? Na verdade, muita coisa. 

Quando falamos em escala ou escalabilidade em Computação em Nuvemsignifica que a tecnologia consegue acompanhar o crescimento de uma empresa. Ou seja, ela evolui à medida que se vende mais, recebe mais usuários e acessos. 

Em resumo, a escalabilidade é como subir uma montanha. Melhor, é como escalar esta montanha. Portanto, à medida que um modelo de negócio cresce, o sistema em nuvem consegue acompanhar. E, isso pode ser aplicado em diferentes proporções (escalas).

O futuro da Computação em Nuvem já está em movimento. Afinal, estas plataformas, ano após ano, se tornam ainda maiores em função da evolução dos negócios. Entretanto, isso acabou sofrendo um boom com a crescente digitalização e virtualização dos negócios através da necessidade de isolamento social e outras restrições de contato.

O fato é que, esta evolução sempre esteve em movimento, mas foi um vírus (COVID -19) que atingiu a humanidade tornando-o o catalisador de um salto tecnológico. 

Demandas e necessidades dos usuários

Cada vez mais, o Cloud Computing está se adaptando às necessidades de fluxo de pessoas, usuários e transações comerciais. A isso, damos o nome de demanda – utilizando uma linguagem mais comercial. 

Além disso, esta demanda se tornará cada vez mais complexa, assim como as exigências por qualidade e rapidez. Exemplo disso é quando compramos ou contratamos um serviço através da nuvem utilizando um App, acessamos um e-commerce, etc.

Logo, desejamos que o produto chegue logo em nossa casa, além de boas condições de pagamento, ou ainda, que tenhamos variedade de opções. Enfim, em um cenário ainda tão competitivo como o atual, a Computação em Nuvem já faz a diferença.

Redução de custos para as empresas

Esta, com certeza vai ser uma grande consequência no futuro da Computação em Nuvem. Pois, a redução de custos junto às empresas privadas e instituições públicas é sempre muito bem-vinda.

Em suma, com o avanço da agilidade nas nuvens, as organizações vão buscando soluções para melhorar o seu atendimento e adotando estes tipos de soluções – que tem impacto direto em relação à concorrência.

Isso já é uma realidade e vai se tornar normal no mundo dos negócios: redução de investimentos na estrutura física das companhias e aumento na contratação de serviços terceirizados de nuvem. Seja para utilização do banco de dados, como local de transações, incrementos na capacidade de armazenamento, entre outras funcionalidades.

Outra relação com a redução de custos é a grande oferta no mercado de serviços de nuvem. Anualmente, mais empresas que prestam este serviço chegam ao mercado. Isto, naturalmente, faz com que os preços diminuam e se tornem mais acessíveis para as organizações. 

Evolução das tecnologias

O cloud, como todo campo ligado à tecnologia, necessita de outras ferramentas para o seu correto funcionamento. Assim, ela vai evoluir em função das diversas inovações que forem surgindo, melhorando assim sua performance. 

No entanto, nenhuma tecnologia é alienada em relação a outra. Ou seja, vez ou outra, costumam trabalhar em conjunto. Definitivamente, se uma trouxer uma inovação ao mercado certamente a outra será beneficiada. 

A necessidade das empresas e a busca por maior flexibilidade das nuvens tem impacto direto na criação de novas ferramentas ou tecnologias cada vez mais à frente do tempo presente. 

Além disso, é fato que, com o dia a dia, os próprios sistemas de nuvens evoluem e criam uma tendência de aproximação entre eles. Assim, certamente vai tornar vários processos mais ágeis e a entrega de soluções ainda maiores.

Aumento da Segurança 

Uma das questões centrais da Computação em Nuvem é a necessidade de oferecer mais segurança para os usuários e as trocas realizadas por todos eles.

Com a evolução das tecnologias, o crescimento da escalabilidade dos negócios e o aumento de acessos, temos, como consequência, um maior nível de exigência por segurança e mecanismos que promovam a proteção.

Portanto, tecnologias mais seguras voltadas para a blindagem de dados e informações vêm sendo aplicadas pelos profissionais de Cloud Computing. 

Logo, isso trará mais confiança a todos que utilizam serviços em nuvem.

Cloud Computing já é o futuro

Primeiramente, saiba que falar em um artigo sobre qual é o futuro da Computação em Nuvem é como falar sobre o nosso presente.

E, a evolução desta área da tecnologia da informação já é realidade e segue mudando e aprimorando a cada segundo.

O futuro deste campo de atuação e de seus profissionais também acompanha essas mudanças constantes, o que trará mais oportunidades e necessidade de aperfeiçoamentos. 

Segundo, as diferentes estruturas em nuvem se aproximam cada vez mais uma das outras. Ultrapassando fronteiras, culturas e ideologias. Com isso, temos no cloud a consolidação de uma tecnologia que aproxima pessoas e organizações facilitando sua troca de experiências e produtos. Além de estar ligada ao processo da evolução humana.

O futuro do cloud já está acontecendo. Agora, está na hora de você também fazer parte desta grande viagem rumo à inovação.

Leia mais:

O que é Ciência de Dados?

O que é preciso saber para ingressar na faculdade de Computação na Nuvem?

Qual é a média salarial de um profissional de computação na nuvem?

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.