InícioGraduaçãoQual o perfil do estudante do curso de Sistemas de Informação?

Qual o perfil do estudante do curso de Sistemas de Informação?

Dados e informações, administração e informática, segurança de redes, análise e desenvolvimento de sistemas. Assim continua em uma longa lista de atribuições e práticas do dia a dia. Certamente, o futuro profissional do curso de Sistema de Informação terá muitos desafios pela frente. Entretanto, sua área de atuação é ampla, tão diversificada quanto a sua formação e repleta de oportunidades.

A Voomp fala hoje sobre uma das carreiras do mundo tech que mais empregam profissionais e que mais contratam universitários em pleno de curso de graduação. Porém, não vamos fixar nosso bate-papo no curso em si. Mas, no perfil do aluno de Sistemas de Informação.

Habilidade X Esforço: o que realmente vale para um curso de graduação?

Antes de levarmos a conversa ao assunto perfil ou tipo de pessoa que possui mais afinidade com o curso de Sistemas de Informação, vale a pena falarmos sobre o papel das habilidades versus o esforço para a formação acadêmica. Logo, você entenderá que esforço, prática, erros e acertos deveriam fazer parte do dia a dia de todos os estudantes. 

Primeiramente, habilidades e capacidades sempre facilitarão a sua absorção de conhecimento, seja ele teórico ou prático. Além disso, ao buscar soluções, pode ser que isso lhe ajude na eficiência dos resultados e em sua evolução como estudante e futuro especialista. Entretanto, isso não lhe garante sucesso, já que muito do mérito dependerá também de outros fatores. 

Esforça-te que te ajudarei

Consequentemente, as diversas formas em que os desafios da carreira surgem, à medida que os semestres passam, permitem a abertura para o esforço, o foco, a determinação e a vontade de vencer cada uma dessas etapas rumo aos objetivos de cada um. 

Por isso, jamais pense que possuir o perfil de um curso de graduação já lhe confere garantias de ter boas notas e de cair nas graças dos professores. Aliás, quando falamos de habilidade e afinidade, tenha certeza que você será cobrado e deverá se esforçar ainda mais para corresponder às expectativas. Por isso, o esforço anda de mãos dadas com o perfil do estudante. E isso não será diferente dentro da faculdade de Sistema de Informação.

Em suma, tenha humildade e entenda as suas fraquezas. Afinal, você está pretendendo ingressar em um curso superior e nele tudo é testado. Inclusive, a forma como você se relaciona com outras pessoas.

Enfim, guarde esta frase:

“Não crie expectativas, faça planos.”

Qual o perfil do aluno do aluno de Sistemas da Informação?

Antes de mais nada, se acessarmos a página do curso de Sistemas de Informação de uma instituição de ensino superior como a Anhanguera , encontraremos um trecho do texto no qual está escrito: para quem se destina?

Logo e abaixo, você lerá a seguinte definição: “os alunos desta graduação se interessam por tecnologias, softwares, aplicativos, gadgets e negócios relacionados à internet. É importante ter afinidade com matérias como matemática, gestão, lógicas computacionais e ser capaz de resolver problemas que envolvam o fluxo de grandes informações. Capacidade de foco e organização também são fundamentais”. 

Definitivamente, quem pretende ingressar neste curso deve gostar de tecnologia e entender bem de Ciências Exatas, como é o caso de matemática e lógica. Se esse for o seu caso, isso o ajudará demais no seu cotidiano acadêmico. Sem falar na capacidade de analisar situações e aplicar as interpretações a partir dessas análises, outro fator fundamental.

Porém, além da definição, o seu perfil jamais será perfeito para um ou outro curso. Como falamos anteriormente, esforço fará ainda mais a diferença para que você atinja os resultados que pretender. E isso também vale para quando você já estiver trabalhando.

Outras características que ajudam na graduação em Sistemas de Informação

Continuando nossa definição sobre qual o perfil do aluno do curso de Sistemas de Informação, é muito importante trazer, também, outras características para este aspirante a universitário. Já que o curso exigirá uma série de habilidades durante esta sua jornada de aprendizado, é importante conhecer muito bem todas elas.

Confira abaixo se algumas das características combinam com o seu momento atual e, caso não as possua, a Voomp deixa a sugestão para que você procure desenvolvê-las e aprimorá-las.  Alguns dos pontos são:

  • Procure aprender inglês ou dominar essa segunda língua; 

  • Busque ter a mente sempre atualizada em relação à área que você almeja;

  • Aprenda e leia outros tipos de temas e assuntos;

  • Conheças as profissões ligadas à área de Sistema de Informação;

  • Saiba absorver tecnologias e estude mais sobre cada uma delas;

  • Entenda como a inovação e as diferentes tecnologias podem trabalhar entre si;

  • Organização e disciplina serão cobradas à medida que você for vencendo as diversas etapas do curso;

  • Resiliência e determinação andam juntos, pratique sempre que puder;

  • Nem tudo no curso de Sistemas de Informação é tecnologia, procure ser um aluno eclético ou saber mais sobre outros assuntos;

  • Mentalize sempre: graduação, faculdade e universidade são locais de aprendizado constante;

  • Socialize, aproveite para interagir, ensinar e aprender com seus colegas e sempre esclareça dúvidas com seus professores;

  • Procure entender os diversos campos de atuação da sua profissão.

Definitivamente, o perfil do estudante de Sistemas de Informação irá se moldando em plena formação acadêmica, pois, acaba influenciado por uma determinada corrente de pensamento ou área de atuação. Porém, tudo isso vai mudando durante todo o curso. Indefinidamente.

Descobrindo novas habilidades e conhecimentos

Antes de mais nada, a faculdade é um local de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Não somente profissional. Ela muda perfis, aprimorando quem você é e todas as esferas da sua vida.

A universidade por si só é um ambiente em que a descoberta por novos conhecimentos pode ser considerada sua maior virtude.

Logo, seja você um estudante de ensino médio ou pessoa em transição de carreira, mas com o foco em Sistemas de Informação, sempre é válido aproveitá-la em todos os seus aspectos para desenvolver suas habilidades já existentes e se esforçar para descobrir outras mais. 

Portanto, aproveite suas afinidades. Mas, nunca se esqueça de colocar o esforço a frente de qualquer uma delas.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.