InícioDicasBolsa de estudos em Psicologia: como conseguir?

Bolsa de estudos em Psicologia: como conseguir?

Ao decidir por fazer um curso de graduação e optar por uma faculdade privada, é bem comum que os vestibulandos fiquem com receio de não conseguirem arcar com os custos da mesma. Mas a boa notícia para quem está passando por isso é que existe bolsa de estudos em Psicologia. Não apenas uma, mas várias opções.

Pois é, as instituições costumam oferecer descontos nas mensalidades para que os estudantes possam se graduar, sem prejudicar o bolso ou se individarem no final do curso. Cada uma das opções é voltada para um grupo e possuem características próprias.

Ficou curioso para saber mais? Então continua lendo, pois para ajudar você a descobrir qual é a melhor bolsa de estudos, a Voomp separou todas as mais comuns e ainda mostrou outras maneiras de conseguir uma redução no valor dos boletos. Confere!

Quais faculdades oferecem bolsas de estudos em Psicologia?

Depois de pesquisar bastante sobre as várias opções de cursos superiores disponíveis você decidiu por cursar Psicologia em uma faculdade privada, mas percebeu que vai precisar de uma certa ajuda para conseguir arcar com os custos dessa graduação?

Então você pode ficar tranquilo, porque as instituições costumam oferecer bolsas de estudos aos alunos que estejam passando por alguma dificuldade financeira ou cumprem alguns pré-requisitos. O melhor, não é tão difícil assim conseguir uma.

Dito isso, pode surgir outra dúvida. Afinal, em quais faculdades é possível encontrar esse tipo de benefício? Bem, quase todas possuem. Porém, para facilitar para você (a gente sabe como a vida de vestibulando é difícil), a Voomp separou três instituições renomadas e que possuem várias opções de bolsas de estudos em Psicologia. São elas:

  • Anhanguera
  • Pitágoras
  • Unopar

Como as bolsas de estudos funcionam?

As bolsas de estudos em Psicologia, e em todos os outros cursos, funcionam de maneira bem semelhante. Elas, basicamente, proporcionam descontos nas mensalidades que podem variar entre 10% e chegar até a ultrapassar os 80% em alguns casos.

Já o processo para conseguir uma varia bastante, de acordo com as características da mesma. Isso porque, são várias opções. Algumas são dadas a funcionários de empresas específicas, enquanto outras são voltadas para os candidatos que obtiveram melhor desempenho nos exames de admissão.

O ideal é procurar nos sites das próprias instituições, uma vez que elas sempre alertam sobre as disponíveis e a quantidade de vagas, nos casos em que há um limite, e fazer o pedido ainda no momento da inscrição para o vestibular.

Após ser aprovado, basta apenas apresentar os documentos necessários enquanto está finalizando a matrícula e pronto, será possível se preparar para construir a carreira dos sonhos pagando parcelas que cabem no bolso.

Quais as principais opções de bolsas para faculdade de Psicologia?

Como mencionamos no tópico anterior, existem diversos tipos de bolsa de estudos para o curso de Psicologia. Cada uma delas é voltada para um público específico e apresentam diferentes porcentagens de desconto.

Antes de mais nada, é necessário destacar que cada local tem os seus próprios benefícios. Logo, você poderá encontrar opções diferentes dependendo de onde pesquisar. Dito isso, alguns dos tipos de bolsa mais comuns são:

  • Bolsa para funcionários de empresas conveniadas
  • Bolsa de incentivo aos estudos
  • Bolsa para o primeiro semestre do curso
  • Bolsa para servidores públicos e militares
  • Bolsa pela pontuação no Enem
  • Bolsa para pessoas da mesma família
  • Bolsa para alunos transferidos

Bolsa para funcionários de empresas conveniadas

Algumas faculdades oferecem bolsas de estudos em Psicologia focadas nos vestibulandos que trabalham em empresas que possuam algum convênio com as mesmas. Esse tipo acaba sendo bom para o estudante, que pode estudar com desconto, e para a empresa contratante, pois ganha um profissional mais qualificado.

Essa bolsa para graduação em Psicologia pode ainda ser estendida para os cônjuges e dependentes com até 24 anos até a data de ingresso.

A porcentagem de desconto varia de lugar para lugar e, em geral, para ter acesso é só solicitá-la no momento da inscrição no vestibular. Outra exigência é a de comprovar o vínculo empregatício ao finalizar a matrícula.

Bolsa de incentivo aos estudos

Outro tipo de bolsa de estudos em Psicologia bastante popular é a voltada para incentivar os vestibulandos que estão com problemas financeiros a conseguirem pagar as mensalidades e se capacitarem para adentrar no mercado de trabalho.

Ela possui porcentagens diferentes em cada local e, em geral, é acessível apenas para os calouros. Isso é, alunos novatos do curso de Psicologia. Porém, é válida para todos os cinco anos de graduação.

Para ter acesso a ela é necessário apenas sinalizar o interesse ao se inscrever no vestibular. No momento de finalizar a matrícula, a instituição poderá pedir documentos comprovatórios da situação apresentada. Por isso, fique bastante atento.

Bolsa para o primeiro semestre do curso

Os vestibulandos que resolverem começar a graduação em Psicologia no primeiro semestre – entre janeiro e junho – do ano, podem conseguir até 20% de descontos nas mensalidades durante esse período. Essa é um tipo de bolsa de estudos em Psicologia chamada de “primeiro semestre” e é ótima para quem deseja estudar, mas precisa de um tempinho para conseguir organizar as finanças.

Uma das vantagens é que ela é automática e aplicável a todos os candidatos. Desde que sejam calouros e comecem no período de tempo citado, legal não é?

Bolsa para servidores públicos e militares

Da mesma forma que funcionários de algumas empresas, servidores públicos e militares também têm direito a uma bolsa de estudos em Psicologia. Os descontos podem chegar a até 30% do valor total das mensalidades e ela é válida para servidores municipais, estaduais ou federais, viu?

Os cônjuges e os filhos, que tenham até 24 anos no momento da matrícula, também conseguem ter acesso à redução do valor dos boletos. A única exigência é confirmar o vínculo empregatício, ou de parentesco, com o órgão público.

Bolsa pela pontuação no Enem

Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos anteriores ao ingresso na faculdade de Psicologia pode conseguir bolsas que oferecem descontos de 10% a mais de 80% nas mensalidades. Isso durante todos os cinco anos de duração do curso.

O melhor é que ao tentar essa bolsa de estudos em Psicologia, o estudante nem precisa fazer o vestibular, uma vez que a nota da prova é o que será utilizado como método avaliativo para o ingresso. Para consegui-la basta indicar o interesse ao se inscrever e pronto.

A redução nos pagamentos mensais aumenta de maneira gradativa de acordo com a nota. Ou seja, quanto maior for, menores serão as mensalidades.

Bolsa para pessoas da mesma família

Algumas instituições que contam com o curso na sua grade, como é o caso da Anhanguera, Pitágoras e Unopar, também oferecem bolsas para graduação em Psicologia quando mais de uma pessoa da mesma família decide estudar junto.

Nem precisa ser no mesmo curso, basta estarem matriculados na mesma faculdade. O abatimento nos boletos chega a 20% para cada pessoa e é válido para todo o curso. É necessário apenas apresentar documentos que comprovem o vínculo familiar na hora da matrícula.

Bolsa para alunos transferidos

Por último, caso você já esteja cursando Psicologia, mas deseja mudar para uma instituição que se atenda melhor as suas necessidades, também direito a uma bolsa de estudos. É a chamada Bolsa Transferência e os descontos são variáveis.

Nos cursos presenciais eles podem chegar até 50% do valor total e na modalidade de Educação à Distância (EAD), seja 100% ou semipresencial, até 20%.

Ela pode ser solicitada por qualquer aluno que esteja fazendo a transferência, mas é necessário apresentar um comprovante da antiga instituição de que trancou o curso há no máximo seis meses, viu? Então fique atento aos prazos.

Existem outras formas de conseguir descontos nas mensalidades?

Nós separamos várias opções de bolsas de estudos para o curso de Psicologia, mas e se você não conseguiu nenhuma delas ou a escolhida não for o suficiente? Pode ficar calmo, porque ainda existem outras maneiras de conseguir cursar a faculdade de Psicologia com desconto. As mais comuns são:

  • Desconto por fazer a matrícula antecipada
  • Desconto para quem pagar pontualmente
  • Desconto por amigo que se matricular após indicação

Desconto por fazer a matrícula antecipada

Algumas instituições dão a opção do candidato já fazer a pré-matrícula, ou matrícula antecipada, enquanto está finalizando a inscrição no vestibular. Ao fazer isso, é possível ficar isento de pagar a taxa da matrícula, que é feita antes mesmo de ingressar no curso, como uma maneira de garantir a vaga, e funciona como uma primeira mensalidade.

Para conseguir basta apenas escolher já reservar a sua vaga e pronto. Quando for aprovado no vestibular de Psicologia, basta finalizar o processo e pronto. Tudo feito e com uma folga no orçamento mensal.

Desconto para quem pagar pontualmente

Pagar os boletos das mensalidades sempre de maneira pontual também garante um desconto na faculdade de Psicologia. Isso porque, como toda boa empresa, as instituições privadas presam pela satisfação dos clientes e nada melhor do que oferecer abatimento nos pagamentos, não é?

Esse tipo de desconto é automático. Pagou em dia, recebeu. Sem nenhuma burocracia ou trabalho extra. O melhor de tudo é que ele é válido em qualquer momento do curso e para todos os estudantes.

Desconto por amigo que se matricular após indicação

Sabe quando você gosta tanto do lugar que estuda, que indica para todos os seus amigos? Pois saiba que isso também pode te render um bom desconto na mensalidade. Basta que um deles se matricule e fale que for por indicação sua.

O desconto é cumulativo. Isso significa que se você já tiver alguma bolsa de estudos também pode solicitá-lo e pode chegar até R$200,00 de abatimento em um mês. Então, não tenha medo de falar bem da sua faculdade.

Quais as principais formas de ingresso nessa graduação?

Assim como existem várias opções de bolsas de estudos em Psicologia, existem maneiras de ingressa nessa graduação. Cada uma delas têm vantagens e características próprias. As mais comuns são:

  • Vestibular Tradicional
  • Vestibular Online
  • Vestibular Agendado
  • Usando a nota do Enem

Vestibular Tradicional

O vestibular tradicional é aquele modelo padrão que todo mundo usa e segue firme e forte. Nele, os candidatos devem se dirigir até a sede ou polo da instituição escolhida no dia e horário marcados pela mesma e fazer uma prova impressa junto com os outros vestibulandos que optaram por essa forma de ingresso.

Caso deseje passar por ele, basta sinalizar no momento da inscrição e ficar atento a data. Os resultados costumam ser divulgados no site da faculdade após a correção dos testes e depois da aprovação, só resta seguir com o procedimento da matrícula.

Vestibular Online

Um tipo de modalidade de vestibular que vem ganhando bastante destaque é a online. Ela é prática e os resultados saem mais rápido, em no máximo até quatro dias já dá para conferir se foi aprovado. Todo mundo sai ganhando.

Como o nome já indica, a prova é feita por uma plataforma totalmente online, que pode ser acessada de onde o vestibulando estiver. Basta ter em mãos um computador com acesso estável à rede de internet.

Mas é preciso ficar bem atento às regras, viu? Normalmente são 60 minutos e cinco tentativas para terminar a prova e durante esse período, não é permitido abrir outras guias para pesquisar as respostas.

Vestibular Agendado

O vestibular agendado funciona de maneira bem parecida com o presencial. Isso significa que o candidato vai até um local preparado para a prova e faz a avaliação na mesma sala que os outros candidatos. A diferença é que há a oportunidade de escolher uma data que melhor se adequa as necessidades. Então, não precisa ficar preocupado caso tenha algum comprisso importante para o dia em que o exame irá ocorrer.

Usando a nota do Enem

Já quem não deseja fazer outra avaliação, a gente sabe que toda essa etapa da vida do vestibulando é exaustiva, mas fez o Enem em anos anteriores pode escolher pular essa parte. Sim e sem qualquer prejuízo no processo de admissão.

É preciso apenas escolher ser avaliado pela nota alcançada no exame, uma vez que os assuntos abordados costumam ser os mesmos, que é o conteúdo visto nos três anos do Ensino Médio.

Faculdade de Psicologia: principais características do curso

Você viu aqui quais são as opções disponíveis e como conseguir uma bolsa de estudos em Psicologia, porém, sabe como é essa graduação? Antes de mais nada, é preciso saber que esse é um curso de bacharelado, portanto tem uma duração longa. No caso específico, ela é de cinco anos ou 10 semestres.

A área mistura disciplinas do campo das Ciências Humanas com o da saúde, já que um psicólogo é responsável por cuidar da saúde mental das pessoas, ele precisa entender como algumas partes do corpo funcionam.

Atualmente ela só pode ser oferecida na modalidade presencial, por recomendação do Ministério da Educação (MEC). Isso porque, muita coisa o aluno irá aprender melhor na prática e isso precisa ser feito em um ambiente controlado e sob supervisão.

Inclusive, por conta disso os estudantes de Psicologia devem fazer estágios supervisionados obrigatórios, nos quais podem vivenciar, ainda na graduação, o dia a dia da profissão. Como todo curso de nível superior, é necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, o temido TCC, para ter acesso ao diploma.

Como é a grade curricular dele?

Como mencionamos anteriormente, o curso de Psicologia mistura disciplinas de humanas com biológicas. Isso faz com que a grade seja bem diversa e, mesmo que ela possa variar entre as diversas faculdades, algumas matérias são bem comuns. São elas:

  • Educação inclusiva
  • Diagnóstico e intervenção em Psicologia
  • Análise experimental do comportamento
  • Medidas e avaliação em Psicologia em módulos de I a III
  • Desenvolvimento humano em módulos I e II
  • Aconselhamento e orientação em Psicologia
  • Psicofarmacologia
  • Psicopatologia em módulos I e II
  • História da Psicologia
  • Terapia familiar sistêmica
  • Bases biológicas do comportamento
Uma mulher e um homem sentados em cadeiras de frente um para o outro

Foto: Cottonbro do Pexels

Como escolher uma boa faculdade de Psicologia?

Antes de se deixar levar por aquela chamada de bolsa de estudos que pareceu incrível, é preciso pesquisar para ter a certeza de que a instituição que a oferece é realmente uma boa opção para se estudar. Afinal, existem muitas opções no mercado e todo o cuidado é pouco.

A boa notícia é que existem maneiras de fazer isso e poupar dor de cabeça. Uma delas é conversar com alunos e ex-alunos da instituição. Pergunte o que eles acham da grade curricular, da estrutura e dos professores.

Também confira como é a nota da faculdade nas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Isso vai servir para avaliar como é a qualidade de ensino. Portanto, sempre procure por pontuações altas e consistente em todos os anos.

Por último, o mais importante, que é verificar se ela tem autorização do MEC para formar psicólogos. Isso é necessário para conseguir um diploma válido e conseguir criar registro profissional junto aos órgãos reguladores da região onde você vai trabalhar.

Qual é o perfil de um estudante de Psicologia?

As pessoas que decidem por estudar Psicologia costumam apresentar um tipo de perfil, que acaba as ajudando bastante na futura profissão. Esse perfil reúne características que são essenciais para que esse profissional seja bem sucedido.

Dito isso, um estudante dessa graduação precisa:

  • Ser comunicativo e saber se comunicar bem (são duas coisas diferentes, não adiantar falar muito e não saber expressar as opiniões)
  • Ser empático
  • Ser paciente
  • Saber ouvir as pessoas
  • Ser bastante observador (nem sempre os pacientes irão falar diretamente o que sentem, é preciso ficar atento aos detalhes)
  • Gostar de estudar sempre
  • Ser aberto a ouvir opiniões diferentes
  • Gostar de trabalhar diretamente com pessoas

Todas essas são coisas que tornam o exercício profissional bem mais fácil. Mas não precisa desistir dos seus sonhos caso não se veja em todos. Algumas dessas características precisam estar presentes desde o início do curso, mas outras podem ser adquiridas durante a graduação.

Em que áreas esse profissional pode atuar?

Existem diversas áreas da Psicologia em que o estudante pode escolher atuar e se especializar após formado. Logo, com certeza você irá encontrar a que mais de encaixa com os seus ideiais. Para você ter uma noção, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece 13 especialidades para a área. São elas:

  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia do Trânsito
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Psicopedagogia
  • Psicologia Social
  • Psicomotricidade
  • Neuropsicologia
  • Avaliação Psicológica
  • Psicologia em Saúde

Dentro desses segmentos, é possível atuar em clínicas e consultórios, hospitais ou até por conta própria, oferecendo os serviços como profissional autônomo. As oportunidades são inúmeras, uma vez que esse é um mercado de trabalho aquecido.

E aí, gostou ver como conseguir uma bolsa de estudos em Psicologia e ficou ainda mais decidido em fazer essa graduação? Então não deixa de conferir os outros materiais que nós preparamos sobre ela para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.