Bolsa de estudos para Administração: saiba como garantir

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul
1

As bolsas para graduação são uma ótima opção para quem quer continuar os estudos e dar os primeiros passos na carreira sem estourar o orçamento. Garantir os estudos em uma boa faculdade é um dos principais passos para abrir as portas no mercado de trabalho, além de contribuir diretamente com o desenvolvimento pessoal e educacional dos alunos. Por isso, preparamos algumas dicas para que saiba como garantir bolsa de estudos para o curso de Administração.

Sabemos que as vagas para as universidades públicas são concorridas e que a mensalidade de algumas faculdades particulares pode ser difícil de encaixar no orçamento familiar. Por isso, conseguir bolsas de estudo para a faculdade é um dos principais caminhos para levar os estudos adiante.

E como garantir uma bolsa? As possibilidades são diversas. Então, para escolher o melhor caminho é importante entender quais são os tipos de bolsas oferecidos e os requisitos para cada uma delas.

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

Quais são os tipos de bolsas e como funcionam?

Em relação ao auxílio, existem três tipos básicos de bolsas para graduação:

Integrais: 100% da mensalidade
Parciais: desconto na mensalidade
Ajuda de custo: oferecem valor extra ao aluno, que pode utilizar para pagar custos com materiais e hospedagem, por exemplo.

Faculdades públicas e particulares

Algumas faculdades oferecem desconto aos alunos de acordo com o mérito escolar, ou seja, com o desempenho acadêmico na escola e a nota no Enem. Outras são ofertadas de acordo com a necessidade financeira do estudante, mediante comprovante de renda familiar. Algumas instituições mesclam rendimento acadêmico e financeiro, enquanto outras criam programas de seleção próprios, com provas e cartas de recomendação.

Sabia que sua nota do Enem pode virar desconto na mensalidade?

Calcule aqui!

Existem ainda as bolsas por parentesco, que oferecem descontos para parentes de funcionário das instituições. Outra opção é saber se você pode usufruir uma bolsa por potencial de desenvolvimento. Isso acontece quando as empresas investem nos estudos de seus funcionários em administração.

Um bom caminho para começar é garantir uma boa nota no Enem, procurar as instituições de seu interesse e perguntar diretamente se elas oferecem bolsas de estudo e quais são os critérios de seleção. Agora, se você quer fazer uma pesquisa geral, vale conhecer os caminhos principais.

Faculdades públicas: oferecidas em programas do governo

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

Faculdades particulares: oferecidas pelas próprias instituições de ensino

Caminhos para conseguir bolsa de estudos para o curso de Administração

Iniciação Científica

Essas são para os alunos já matriculados em uma faculdade e com interesse por pesquisa científica. O estudante dedica parte do seu tempo a uma pesquisa, sob orientação de um professor pesquisador, e recebe uma ajuda de custo para pagar seus estudos. Para quem tem interesse, é preciso buscar informações dentro de cada faculdade.

Bolsas de faculdades

Essas são as bolsas oferecidas pelas próprias instituições de ensino, que podem variar entre integrais e parciais. Os critérios variam de acordo com cada Faculdade e o melhor é pesquisar diretamente na que você tem mais interesse.

Educafro

Nesse caso, as bolsas são oferecidas a estudantes negros de baixa renda, vindos de escolas da rede pública de ensino. O programa é parte da Organização não Governamental (ONG) Educafro e tem parcerias com diferentes instituições. Para se cadastrar, basta conferir o site da ONG e, como contrapartida, os alunos contemplados devem participar de trabalhos comunitários e sociais.

Programas Estaduais

Essas são as bolsas oferecidas pela Secretaria de Educação de alguns estados, como a de São Paulo, que oferece o Bolsa Universidade, e a do Rio Grande do Sul, que oferece o Procred. O melhor caminho é pesquisar e perguntar na Secretaria do seu estado de preferência.

Faculdades que ajudam na carreira de Administração

Além das bolsas de estudo tradicionais que citamos por aqui, outra possibilidade é conseguir um bom estágio ou emprego para te ajudar a bancar os estudos.

Algumas faculdades oferecem sites e programas especializados para seus estudantes. É o caso do canal Conecta, uma plataforma que reúne mais de 400mil oportunidades abertas em diferentes áreas.

Para ter acesso, é preciso ser aluno em uma das faculdades parceiras, entre elas estão Anhanguera, Fama e Uniderp. Enquanto isso, a Pitágora e Unopar também oferecem boas oportunidades de bolsas para estudantes. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

  1. Anhanguera

A Anhanguera oferece bolsas de estudo entre 10% e 100% por meio da avaliação da nota do Enem. Quanto maior a nota, maior a bolsa, que vale durante todo o curso regular. A faculdade também oferece a Bolsa Incentivo para pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior. Entre os critérios estabelecidos está a questão financeira do aluno e de sua família. Existe ainda o desconto pontualidade, para o estudante que paga as mensalidades na data correta, e também o desconto para servidores públicos e militares.

  1. Pitágoras

A Pitágoras também oferece bolsas entre 10% e 100% para seus alunos e a seleção para definir a porcentagem é feita a partir das notas do Enem. As bolsas são válidas durante todo o curso regular. Além de bolsa incentivo para aqueles que estão com dificuldades para ingressar em um curso superior, por causa da questão financeira, existem os descontos para quem paga em dia a mensalidade. Outra opção é optar pelo crédito estudantil.

  1. Unopar

A Unopar oferece diferentes tipos de bolsas de estudo e, uma delas é a bolsa convênio com órgãos públicos, quando os servidores das instituições conseguem desconto na faculdade de Engenharia Civil. Depois de passar pelo vestibular, o estudante pode tentar também uma bolsa com as notas do Enem, bolsa incentivo ou bolsa para militares, sempre com descontos que variam entre 10% e 100%, a depender de cada caso.

Processos para garantir bolsa de estudos para o curso de Administração

Para garantir bolsa de estudos para o curso de Administração você pode seguir os caminhos que trouxemos anteriormente. Entre elas, a principal dica é ficar de olho nas oportunidades oferecidas em cada faculdade. Faça uma lista das instituições em que você gostaria de estudar e que oferecem o curso de Administração.

Depois disso, se organize para perguntar sobre os processos de bolsa em cada uma delas. A parte mais importante é justamente manter esse contato individual com as instituições, já que cada uma delas têm programas e processos de seleção diferentes. Vale lembrar que o curso de Administração é um dos mais concorridos do país, por isso, para conseguir uma bolsa, vale à pena se preparar e estudar com antecedência.

Treine também e faça cursos para desenvolver uma boa escrita, esse pode ser um grande diferencial na hora de realizar provas e participar de seleções na área. Apesar da alta concorrência, Administração é também uma área muito dinâmica. Logo, vale à pena se dedicar. São diversas possibilidades de carreira e especializações diferentes para contemplar diferentes perfis de estudantes.

O campo de atuação é amplo, passando por empresas, indústria e setor público. O profissional pode ser formar para trabalhar com marketing, logística, recursos humanos, comércio exterior, consultoria, empreendedorismo, controladoria, finanças, auditoria, terceiro setor, administração pública e diversas outras possibilidades. Além disso, os profissionais costumam ser bem pagos na maior parte do mercado.

Qual o perfil de um profissional em Administração?

Antes de decidir se esse é mesmo o curso certo e dedicar muito tempo de estudo e preparo, é importante entender um pouco mais sobre a área e perfil dos profissionais. Existem algumas habilidades que podem ajudar no cotidiano de quem trabalha com essa área, por isso, pode ser interessante desenvolver e potencializar cada uma delas.

São características que vão além daquela premissa básica de que você tem que gostar de lidar com números (o que também é importante). Vale lembrar que a vontade e a dedicação para o aprendizado contínuo também são essenciais, já que a carreira em administração é competitiva e cheia de possibilidades de especialização. Separamos então cinco características básicas para você ficar de olho:

  1. Organização e planejamento
  2. Compromisso com resultados
  3. Comunicação eficiente
  4. Boa argumentação
  5. Empreendedorismo e inovação

Organização e planejamento

O profissional que trabalha com administração vai ser responsável, em grande parte, por planejar e gerenciar os processos que determinam o funcionamento da empresa. Por isso, saber se organizar e planejar da melhor forma possível os recursos e etapas do trabalho é fundamental. Ter uma postura flexível para alterar os planos quando necessário e uma visão estratégica do todo também podem ajudar nesse ponto. Por isso, esse é um ponto essencial para estudantes que querem garantir uma bolsa de estudos para o curso de Administração

Compromisso com resultados

Um bom administrador deve ter um forte compromisso com os resultados do seu trabalho, buscando ir além das entregas básicas. O compromisso deve estar em alcançar os objetivos propostos, em incentivar a equipe a fazer o mesmo e em encontrar soluções efetivas para os obstáculos.

Comunicação eficiente

Nem só de números vive um administrador, saber-se comunicar de forma clara e eficiente também é uma habilidade essencial nessa área de trabalho. Um administrador participa de inúmeras reuniões em seu cotidiano profissional e deve saber expressar as ideias e se posicionar de maneira eficaz.

Além das reuniões com clientes e colegas de equipe, o administrador mantém contato constante com pessoas de diferentes departamentos e níveis hierárquicos dentro e fora da empresa. Por isso, investir em cursos de oratória, por exemplo, pode ser um bom diferencial.

Boa argumentação

Saber argumentar pode te transformar em um profissional ainda mais qualificado para a administração. Uma argumentação bem-feita pode mudar a visão das pessoas e te ajudar a defender suas ideias e explicar que seus planejamentos gerais foram feitos da melhor forma. Essa habilidade pode ajudar os profissionais a realizarem boas negociações com fornecedores, formar novas parcerias, fidelizar clientes e outras experiências importantes no dia a dia da profissão.

Empreendedorismo e Inovação

A mentalidade empreendedora vai além da ideia de apenas ter um negócio próprio. Empreender pode significar também saber definir objetivos de forma clara, traçar planos e se organizar para que eles realmente aconteçam. E essas características são essenciais na profissão de administrador. Enquanto isso, a capacidade de inovação se relaciona diretamente com as transformações e melhorias possíveis nos processos de trabalho e, consequentemente, nos resultados.

Como é a graduação em Administração?

Algumas disciplinas podem mudar de nome ou abordagem de acordo com a instituição, mas, em geral, elas seguem um currículo bem parecido estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Na primeira metade o aluno tem contato com disciplinas gerais, que vão contribuir para a base da sua formação. Entre elas direito, sociologia, matemática, informática, economia e contabilidade.

Já a partir do terceiro ano os futuros profissionais começam a estudar disciplinas mais específicas, como por exemplo, marketing, recursos humanos e logística. É nessa fase que também começam as atividades práticas do curso, que podem envolver análise e resolução de cases que se relacionam com o dia a dia da profissão. A graduação dura, em média, quatro anos e grande parte das faculdades exigem trabalho de conclusão de curso. Outra atividade que costuma ser obrigatória na grande maioria dos cursos é o estágio.

É nesse momento em que os estudantes têm um contato direto e prático com o cotidiano de trabalho. O estágio pode, inclusive, ajudar o futuro profissional a decidir se escolheu o curso certo. Além disso, é nesse momento que muitos alunos decidem que área de especialização querem seguir. Por isso, aproveite o tempo de graduação para fazer bons estágios, melhorar o networking, os contatos profissionais e a experiência. Eles são uma das mais eficientes portas de entrada para o mercado de trabalho. Por isso, pense nisso depois de conseguir a sua bolsa de estudos para o curso de Administração

Quais as principais matérias do curso de Administração?

  • Legislação Trabalhista e Previdenciária
  • Marketing
  • Matemática Financeira
  • Mercado de Trabalho
  • Mercado Financeiro
  • Metodologia de Pesquisa
  • Novos Negócios
  • Contabilidade
  • Direito Empresarial
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Estatística
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gestão da Qualidade
  • Administração Estratégica
  • Administração Financeira
  • Análise Organizacional
  • Ciências Sociais
  • Comércio Exterior
  • Competências Gerenciais
  • Comunicação Empresarial
  • Orçamento
  • Pesquisa de Mercado
  • Psicologia nas Organizações
  • Recursos Humanos
  • Sistemas de Informação
  • Teoria Geral da Administração

Quais são as principais áreas de atuação em Administração?

Depois de procurar uma bolsa de estudos para o curso de Administração, entrar na faculdade e se organizar para ir bem nos estudos, os estudantes podem se preparar para outro momento importante, decidir em que área eles querem atuar. O mercado de trabalho tem um amplo leque de opções nessa área e decidir em que área você quer se especializar ainda cedo pode ser um grande diferencial, já que você terá mais tempo para estudar e se preparar.

Profissionais especializados têm mais chances de se destacar no mercado, conseguir bons salários e cargos de confiança. Por isso, depois de pesquisar bem sobre as possibilidades de atuação e escolher a que mais combina com os seus objetivos, vale a pena investir em cursos extras. Além de atividades extracurriculares na área pretendida, seminários, publicação de artigos e pesquisas e, depois de concluir a faculdade, em pós-graduação e mestrado.

Investir tempo e dedicação para essas atividades vai contribuir para a sua formação profissional mais especializada, mostrando que você tem realmente interesse e vontade de aprender mais sobre a área escolhida. Essa relação constante com o aprendizado mostra que você é um profissional qualificado e comprometido em ajudar a empresa crescer e melhorar através do seu trabalho. Para te ajudar nessa fase, preparamos uma lista com algumas das principais áreas para a Administração:

  1. Consultoria
  2. Gestão Financeira
  3. Logística
  4. Planejamento estratégico
  5. Controle de produção
  6. Gestão da informação
  7. Gestão Ambiental

Consultoria

Nessa área o profissional de administração vai atuar, principalmente, com empresas que estão expandindo ou iniciando suas atividades. O objetivo é melhorar os resultados e também aprimorar processos para que a empresa não abra e feche em curto espaço de tempo. O consultor será responsável, por exemplo, por indicar como recursos financeiros, materiais e humanos devem ser utilizados da melhor forma.

Esse profissional também será responsável por dizer se os projetos da empresa são viáveis e qual o melhor caminho para implementá-los. Ou seja, o consultor em administração é importantíssimo para que empresas não façam mal investimentos ou corram grandes riscos de fechar de forma inesperada.

Gestão Financeira

Podemos dizer que essa é uma das áreas mais tradicionais da administração e está entre as mais conhecidas por quem quer entrar na área. Nesse caso, o profissional vai aplicar os seus conhecimentos para gerenciar a receita das organizações, lidando diretamente com a área financeira.

O administrador analisa e acompanha diferentes variáveis econômicas da empresa e indica o melhor caminho para aplicar recursos. Entre as principais tarefas está a definição de orçamentos, acompanhamento de variáveis e econômicas e suporte sempre que for necessário.

Logística

Nessa área o profissional vai trabalhar, principalmente, com as questões de produção, estoque e transporte que são realizados em uma organização. O administrador vai realizar a compra de matéria-prima, organizar processos para que elas sejam transformadas em produtos, além de cuidar da manipulação adequada até a venda. Para essa área, é importante que o profissional seja responsável e muito organizado. O administrador também pode utilizar sistemas tecnológicos para monitorar todos os processos relacionados à logística da organização.

Planejamento estratégico

O administrador especializado em planejamento estratégico trabalha para definir metas e as melhores estratégias para alcançá-la. As metas devem ser mensuráveis e as estratégias viáveis para todos os setores. Esse planejamento é essencial para o crescimento de qualquer empresa. E vale lembrar que essa é uma área ainda recente da administração, logo, pode ser ocupada por novos profissionais especializados.

Controle de produção

Essa é uma das áreas mais importantes para garantir o sucesso das organizações, já que ela trabalha diretamente com o controle de qualidade da produção. Nessa área, o administrador deve ser capaz de avaliar como as mercadorias estão sendo produzidas, além do nível dos serviços. Outra habilidade importante é saber acompanhar os processos adotados pela empresa e compreender as estratégias da organização de perto.

Além disso, o administrador pode trabalhar verificando novos serviços e produtos no mercado que possam tornar a empresa mais eficiente. Para isso, é preciso que o profissional esteja sempre em movimento e atento às tendências.

Gestão da informação

Essa área é indicada para os profissionais que gostam de trabalhar envolvidos com tecnologia. Nesse caso, os estudantes de administração podem buscar cursos extras para se qualificar e direcionar a carreira. Diversas empresas têm investido em processos digitais. O que faz com que essa área esteja aquecida para quem quer entrar no mercado.

Os profissionais aqui trabalham, entre outras atividades, para gerenciar a comunicação e coordenar equipes de TI. Garantindo que o andamento dos processos digitais aconteça da melhor forma possível. A atuação desse profissional garante que a gestão de dados seja feita de forma ágil e com segurança. Principalmente quando pensamos em informações sigilosas para clientes e também para a empresa.

Gestão Ambiental

Podemos dizer que essa é uma das áreas com expressivo crescimento na área de administração. Isso acontece porque a sustentabilidade é um assunto cada vez mais importante e valorizado atualmente em diversos segmentos. Por isso, diferentes empresas têm buscado investir em ações de preservação e recuperação ambiental. É nesse ponto em que o profissional de Gestão Ambiental aparece.

Ele é responsável por contribuir e acompanhar com as atividades e projetos realizados pela empresa nesse setor. Tornando-se uma peça fundamental para o desenvolvimento das companhias nos dias atuais. Além disso, o administrador contribui também para baixar custos, recursos e procurar alternativas para reduzir poluentes.

Mais sobre bolsa de estudo para o curso de Administração

Agora que você já conhece um pouco mais do curso de Administração, das disciplinas ofertadas, além das principais áreas de trabalho, fica mais fácil decidir se essa é a carreira certa para você. Por fim, o próximo passo é seguir as dicas que trouxemos para conseguir uma bolsa em Administração. Logo depois, se preparar para os melhores resultados. Essa é uma área que exige muito estudo, leitura e dedicação de seus profissionais.

Por isso é importante organizar uma nova rotina para concluir a graduação da melhor forma possível. Separe algumas horas específicas de estudo para conhecer cada área da profissão. Faça um planejamento das tarefas e pesquisa que atividades extras a sua faculdade oferece além da grade curricular. Essas atividades são um ponto muito importante para a sua formação como estudante e também como futuro profissional.

Procure seminários, estágios, projetos de pesquisa, grupos de estudo e espaços para trabalho voluntário. Essas práticas podem te ajudar a melhor a sua experiência profissional ainda durante a graduação. Além disso, expandir os seus conhecimentos mais específicos sobre a carreira. Depois de garantir uma bolsa de estudos para o curso de Administração, lembre-se de que aproveitar a faculdade é um dos melhores caminhos para expandir seus horizontes profissionais. E também entrar com o pé direito na carreira.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.