Bolsas de Estudo na Unopar: como conseguir?

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Pixabay from Pexels

Para facilitar o acesso ao ensino superior, a Unopar oferece diversas opções de bolsas de estudo. Esses programas ajudam os estudantes de baixa renda que querem ingressar na faculdade mas necessitam de auxílio financeiro para se manterem durante todo o curso. Assim, com o auxílio das bolsas, fica mais fácil chegar no curso dos seus sonhos!

Além da possibilidade de participar do processo seletivo da Unopar e conseguir uma bolsa de estudo, outros programas do governo também oferecem opções semelhantes. Dessa forma,  é possível garantir maior acesso à universidade.

Se você ainda não conhece a fundo sobre esses programas, não se preocupe! Continue a leitura e saiba mais sobre as diversas formas de garantir sua vaga em cursos de graduação e pós-graduação, com auxílio de bolsas de até 100% do valor da mensalidade.

Sabia que sua nota do Enem pode virar desconto na mensalidade?

Calcule aqui!

Como conseguir uma bolsa de estudo na Unopar?

A Unopar oferece diferentes tipos de programas de bolsas de estudo e de incentivo aos alunos de baixa renda. Esses programas atendem tanto os cursos de graduação quanto os cursos de pós-graduação.

Sendo assim, entre as diversas formas de auxílio, a Unopar possui bolsas de estudo que variam de 10% a 100%. E para participar, o candidato deve, primeiramente, se inscrever no vestibular Unopar e verificar todos os critérios necessários para receber o auxílio.

Quais os tipos de bolsas de estudo?

Existem bolsas de estudo que vão desde 10% até 100% de desconto. No entanto, é essencial saber as diferenças de cada um desses programas, além das formas para conseguir participar.

Está pensando em prestar vestibular para Engenharia de Produção?

Faça o teste e descubra se o curso combina com você

Em relação aos programas que oferecem até 100% de desconto, as principais formas de ingresso são através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos passam por uma avaliação da nota alcançada no Enem para participar dos seguintes programas:

  • ProUni;
  • Bolsa Enem.

A seguir trataremos, de maneira separada, sobre esses dois programas. Confira!

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi idealizado pelo governo federal, junto ao Ministério da Educação (MEC). Essa iniciativa é também uma maneira de garantir a acessibilidade ao ensino superior para estudantes de baixa renda. Dessa maneira, é possível alcançar um desconto parcial ou total. 

Você sabe qual área da Engenharia Civil mais combina com você?

 

Preparamos um quiz para você descobrir o seu perfil

 

A inscrição pode ser feita no site oficial do programa e alguns critérios são essenciais para participar. Para ser atendido pelo programa, o candidato deve, necessariamente, realizar o Enem no ano anterior ao ingresso.

Além disso, o estudante precisa ter uma renda de até 3 salários mínimos por pessoa e atender a uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo ou parcialmente em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio inteiro ou parte dele em escola privada, mas com bolsa integral;
  • Ter alguma deficiência.

Os professores do ensino básico da rede pública também podem participar, caso busquem uma vaga em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior. Sendo assim, o critério de renda familiar não é levado em consideração.

Engenharia Mecânica é o curso certo para você?

 

Preparamos um teste para você descobrir se tem o perfil para ser um engenheiro mecânico

O que é a Bolsa Enem?

A Bolsa Enem é uma forma de ingresso disponibilizada pela Unopar, que utiliza a nota do Enem como forma de avaliar a porcentagem de desconto oferecida. Isto é, quanto maior for sua nota no Enem, maior será sua chance de alcançar uma boa porcentagem de desconto na mensalidade. 

Para participar do programa e concorrer a uma bolsa de estudos é muito simples! Ao realizar sua inscrição no vestibular Unopar, você verá a opção de utilizar sua nota do Enem

Quais são os outros tipos de bolsa?

A Unopar, além de disponibilizar bolsas de até 100%, também oferece programas de incentivo para seus alunos. Essas bolsas são uma maneira de auxiliar candidatos que estão com dificuldade de ingressar no ensino superior. Confira as opções abaixo:

Está pensando em prestar vestibular para Arquitetura?

 

Preparamos um teste para você descobrir se o curso combina com você

 

  • Bolsa Primeiro Semestre: esse tipo de bolsa oferece descontos na mensalidade de até 20% para os alunos durante o primeiro semestre da faculdade;
  • Bolsa Incentivo: esse programa oferece descontos de até 45% para os ingressantes da faculdade; 
  • Bolsa Transferência: esse programa é oferecido para alunos que pretendem realizar uma transferência entre faculdades. As porcentagens chegam a 60% de desconto para cursos presenciais e até 30% de desconto para a modalidade EAD;
  • Convênio com Empresas: a Unopar possui programas de parceria com algumas empresas e disponibiliza descontos para funcionários e colaboradores dessas instituições conveniadas;
  • Descontos na pré-matrícula: esse tipo de desconto é oferecido para estudantes aprovados no vestibular Unopar que pretendem conseguir isenção de taxa na matrícula;
  • Descontos para servidores públicos: a Unopar oferece até 30% de desconto na mensalidade para servidores públicos, assim como para cônjuges e filhos de até 24 anos, desde que haja comprovação do vínculo familiar.

 

Qual a diferença entre a bolsa de estudo e o financiamento estudantil?

Ambos os programas têm como objetivo principal dar mais acessibilidade ao ensino superior. No entanto, a forma pela qual cada um oferece esse acesso é diferente. 

No caso da bolsa de estudo, o aluno possui um desconto parcial ou integral na mensalidade da faculdade, sem que haja nenhum custo adicional ao final da graduação. 

Por outro lado, o financiamento estudantil é uma maneira do aluno se manter no ensino superior e pagar as mensalidades utilizando um empréstimo. Isto é, o estudante recebe um auxílio para pagar seu curso e, após finalizá-lo, precisa ressarcir o valor para uma instituição privada ou pública. 

Entre os principais programas de financiamento para o ensino superior, destaca-se o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um programa idealizado pelo governo federal. 

O que mais eu preciso saber para conseguir uma bolsa de estudo?

Antes de se inscrever no vestibular da Unopar, reveja os critérios essenciais para poder participar de cada um desses programas de bolsa de estudo. Depois, veja em qual você melhor se encaixa!

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Todos os programas estão disponíveis tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos EAD. Porém, alguns desses programas podem variar a porcentagem de desconto oferecido, de acordo com cada modalidade de ensino.

Além disso, é importante ter a consciência de que essas iniciativas têm o foco de ajudar quem mais precisa. Assim podemos garantir a acessibilidade no ensino superior, principalmente para alunos de baixa renda.

E se precisar de mais informações, acesse o regulamento do vestibular Unopar.

Em dúvida sobre escolher Engenharia Elétrica EAD ou presencial?

Preparamos um quiz especial para você

Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários e fique por dentro de novos conteúdos!

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.