InícioDicasBolsas de estudoSaiba como conquistar uma bolsa de estudo integral

Saiba como conquistar uma bolsa de estudo integral

O sonho do curso superior muitas vezes é atrasado ou deixado de lado em função do custo das mensalidades, mas uma excelente oportunidade é buscar por uma bolsa de estudos, que pode chegar a até 100%.

Mas o que é preciso fazer para conquistar uma bolsa de estudos integral?

Existem diversas formas de conquistar uma bolsa de estudos. Algumas são via Governo, outras pela própria instituição de ensino ou até mesmo por empresas privadas, por exemplo.

Portanto, para conseguir uma bolsa de estudos será necessário se candidatar em uma das modalidades disponíveis na faculdade que você escolheu.

O seu desempenho na prova de vestibular poderá ser o caminho para conquistar uma bolsa de estudos integral, já que algumas faculdades concedem desconto total ao candidato que acertar 100% das questões.

Mas como gabaritar uma prova do vestibular é extremamente difícil – mas não impossível -, muitos alunos optam por outras modalidades para obter uma bolsa de estudos.

Tipos de Bolsa de Estudo no Brasil

Para obter uma bolsa de estudo integral o candidato passa por etapas diferentes em cada instituição de ensino. Vamos conferir os tipos de bolsa de estudo disponíveis no Brasil e a característica de cada uma delas:

Bolsa Acadêmica: para candidatos com participação em projetos científicos ou desempenho alto durante os estudos.

Bolsa Esportiva: alunos que se destacam em modalidades esportivas tem a possibilidade de estudar com uma bolsa em diversas Faculdades.

Bolsa Econômica: direcionadas exclusivamente para pessoas de baixa renda, comprovada.

Bolsa Auxílio Amplo: possibilidade de descontos para diversos tipos de alunos

Após escolher o tipo de bolsa, você poderá se planejar e dedicar mais tempo a conquistar seu sonho.

Outros tipos de bolsas de estudo 

PROUNI – Programa Universidade Para todos – é um programa do Governo Federal que concede bolsas para estudantes brasileiros que podem chegar a 100%.

Para estar apto ao programa é preciso ter uma renda familiar bruta de até três salários-mínimos, ter feito ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), cursado o segundo grau em escola pública ou como bolsista, por exemplo.

Bolsas de Faculdades – Muitas faculdades têm seus próprios programas de bolsas. Em sua maioria o benefício é cedido conforme nota no vestibular da instituição! Para atletas que representa uma modalidade esportiva pela faculdade, desconto para alunos de baixa renda e para filhos de funcionários das instituições de ensino.

Bolsas Por Empresas – Algumas empresas oferecem aos seus colaboradores a possibilidade de cursar uma faculdade arcando com os custos, e apoiando o funcionário a evoluir sempre. Consulte sempre o RH da sua empresa, se você já estiver trabalhando, para entender se existe esta modalidade.

Como conseguir bolsa integral pelo ProUni?

Vamos detalhar para você como conseguir uma bolsa de estudo integral pelo ProUni (Programa Universidade Para todos), um dos mais concorridos programas para bolsa de estudo do Brasil.

O Programa Universidade para Todos tem alguns requisitos, como citamos acima, e é importante se atentar a todos eles. Vale lembrar que é necessário ter realizado a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior e não ter zerado a redação.

Ter estudado em escola pública ou particular com bolsa integral também são requisitos para que você possa ingressar em uma faculdade pelo ProUni. Fique atento!

Faculdades privadas com descontos especiais

Devido a grande demanda e concorrência dentro do mercado de instituições de ensino privadas, muitas faculdades oferecem descontos exclusivos, que podem facilitar a vida do aluno.

Essa é, provavelmente, a melhor saída para diversos alunos que não conseguem uma bolsa de estudo integral. Algumas faculdades particulares oferecem descontos exclusivos, como por exemplo, a Anhanguera, a Unopar e a Fama.

Agora é com você! Tome nota das dicas que que leu aqui e foque nos estudos. O conhecimento será sempre a melhor ferramenta para o ser humano! Por isso, estudo sempre e mantenha o foca dos seus estudos. Principalmente no momento que enfrentamos uma pandemia!

Para não perder o foco fizemos um artigo sobre os 5 hábitos que podem estar atrapalhando seus estudos. Leia!

Existem diversas maneiras de conseguir uma bolsa para faculdade, mas é necessário muito estudo e pesquisa. Vale ressaltar a importância de consultar as faculdades de seu interesse no site do MEC para verificar a legalidade e qualidade do ensino.

Pesquise, estude e faça sempre o seu melhor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.