Como conseguir Bolsa de Estudo na Unic

pamzottis
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Foto Gift Punditscom de Pexel

Ingressar em uma faculdade é o seu sonho? Talvez, esse sonho, num primeiro momento, pareça ainda mais difícil se você passa por alguma dificuldade financeira, não é mesmo? Porém, conquistar uma bolsa integral ou com um bom desconto pode ser mais acessível do que parece. Hoje, trouxemos uma lista de oportunidades de como você pode conseguir uma bolsa de estudo na Unic.

A princípio, é importante salientar que um curso superior faz toda diferença no mercado de trabalho. De acordo com o Panorama da Educação, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a faculdade realmente impacta muito a carreira.

Os números mostram que o percentual de pessoas empregadas que concluíram apenas o ensino fundamental é de 59%. Dos concluintes do ensino médio, 72%. Já o percentual de graduados e pós-graduados no mercado é de 83% e 94%, respectivamente.

Assim, leia este post com atenção e veja quais são os meios de você conquistar uma bolsa ou algum beneficio na sua mensalidade.

Como conseguir Bolsa integral na Unic?

Sobretudo, é importante que você saiba que existem duas formas de se conseguir um desconto de 100%:

  • ProUni (Programa Universidade para Todos).
  • Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).

Confira como proceder em cada uma delas:

Bolsa Enem

Se você fez Enem nos últimos 10 anos, a sua nota pode valer uma bolsa de até 100% para o curso inteiro na Unic. Dessa forma, quanto maior a nota, maior o desconto na mensalidade.

Confira o passo a passo:

  1. Calcule seu desconto para a Bolsa Enem: você pode usar calculadora virtual para ver o tamanho do seu desconto.
  2.  Inscreva-se na Unicmarque a opção “Quero utilizar meu Enem para a inscrição”.
  3. Faça sua matrícula: após a aprovação, realize o pagamento da matrícula.
  4. Aproveite até o final do curso: o desconto é garantido em todas as mensalidades até a formatura

Com sua nota do Enem, é possível ingressar na Unic em qualquer curso de graduação sem precisar realizar o vestibular tradicional. Contudo, algumas regras são necessárias: é preciso ter efetuado a prova entre 2010 e 2020 e ter obtido uma nota mínima ou superior a 200 pontos na prova de conhecimentos e na redação.

Ainda, caso deseje estudar de forma presencial seu desconto pode variar de 60% a 100% em cima do valor integral do curso. Ademais, nas modalidades semipresencial e 100% online seu desconto pode ser de 10% a 100% cumulativa com outros descontos.

ProUni

Outra alternativa de conseguir uma bolsa integral é com o ProUni (Programa Universidade para Todos). O objetivo é o auxílio justo à graduação para estudantes de baixa renda.

Bem como, para conseguir uma bolsa de 100% na Unic pelo Prouni, o estudante precisa comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, deve-se ter renda per capita de até 3 salários mínimos.

Além disso, com duas edições ao ano, no primeiro e no segundo semestre, o Prouni funciona de acordo com os períodos letivos das instituições de ensino superior. A sua inscrição é gratuita e online, no site oficial do programa.

Em suma, para conseguir uma bolsa, o estudante precisa atender aos pré-requisitos do Prouni:

  • ser brasileiro;
  • ter participado da edição atual do Enem;
  • não ter diploma de graduação;
  • ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública, ou como bolsista integral em escolas da rede privada;
  • ter obtido ao menos 450 pontos de média no Enem;
  • não ter zerado a redação no Exame.

Quais são as outras oportunidades de benefícios na Unic?

As oportunidades de descontos no valor da mensalidade não param por aí!

A Unic também oferece outras alternativas como:

  • Bolsa Incentivo: uma opção de bolsa destinada às pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior.
  • Bolsa Primeiro Semestre: desconto de até 20% sobre os valores das mensalidades do primeiro semestre do curso de graduação, seja no módulo presencial e/ou EAD.
  • Bolsa servidores públicos e militares: oferece desconto de até 30% a servidores públicos federais, estaduais e municipais, assim como cônjuge e/ou filho até 24 anos. Esta, aplica-se a cursos de graduação presenciais e EAD.
  • Bolsa Transferência: todos os alunos que fizerem transferência externa para cursos presenciais recebem uma bolsa de até 60% de desconto nas mensalidades até final do curso. Ainda, para os cursos EAD, é oferecido um desconto de até 30% do preço.
  • Convênio empresa: funcionários de empresas conveniadas podem concorrer a descontos nas mensalidades dos cursos de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura.
  • Matrícula antecipada: o aluno recebe a isenção da taxa de inscrição, e se tudo der certo no vestibular, já garante a vaga na turma e curso escolhido.
  • Desconto Pontualidade: quem paga a mensalidade em dia tem desconto. Direcionado a todos os alunos matriculados na modalidade EAD.
  • Amigo Vale-Prêmio: o aluno pode indicar pessoas para estudar na mesma instituição de ensino que a dele e, se atendidas as condições do regulamento para cada indicação, pode-se ganhar descontos em sua mensalidade.

Financiamento Estudantil também é uma opção

Também, com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), o estudante pode conseguir financiar suas mensalidades integralmente ou em 50%. Desde 2018, a porcentagem mínima de financiamento do Fies é 50%.

Dessa forma, para se candidatar, é necessário atender a alguns requisitos:

  • ter participado do Enem a partir de 2010;
  • conseguir média superior a 450;
  • nota superior a 0 na redação;
  • renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos.

Por fim, para concorrer, basta se inscrever no site oficial do FIES e acompanhar os prazos e indicações.

Gostou de conhecer todas as possibilidades de bolsas e descontos na Unic? Você pode acessar o site da faculdade e fazer sua inscrição agora mesmo para o vestibular online!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4 / 5. Contagem: 4

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.