Existe ProUni para Medicina? Descubra!

Tailane Paulino
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: Foto: cottonbro do Pexels

Todo estudante que sonha em se tornar médico já deve ter se assustado com os preços da graduação para essa área. Afinal, eles costumam ser um dos mais altos do Brasil. Até porque, é preciso ter toda uma estrutura para ensinar com qualidade. Por isso, ele pode se perguntar: “existe ProUni para Medicina?” e essa é uma pergunta mais comum do que se imagina.

Esse, antes de mais nada, é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas parciais ou integrais para que estudantes que não tenham condições financeiras de arcar com os custos de uma faculdade privada, possam estudar e se capacitar para atuar na área dos seus sonhos.

A boa notícia é que é possível conseguir uma delas para estudar Medicina? Quer saber mais? Então continue lendo, pois o Hora da Facul falou sobre isso neste artigo. Nós ainda explicamos como esse programa funciona, como conseguir uma das bolsas e outros descontos possíveis para você tentar estudar pagando menos. Confira!

Afinal, existe ProUni para Medicina?

A resposta para essa pergunta é sim, existe ProUni para Medicina. Essa é uma ótima notícia para muitos estudantes que sonham em ingressar nesse curso, mas não tem condições de arcar com os mensalidades, já que este costuma ser um dos cursos mais caros do país.

Isso acontece por causa de toda a infraestrutura necessária para o bom ensino dele. Afinal, é um curso que necessita de muitas aulas práticas, o que demanda laboratórios e materiais. Ele também é integral, o que demanda muito, tanto da instituição, com professores e manutenção, quanto do estudante.

Com o ProUni, é possível estudar Medicina pagando apenas metade do valor das mensalidades ou até mesmo não pagando nada, caso consiga uma das bolsas que cobrem 100% do valor da graduação, com exceção dos materiais necessários.

Como funciona o ProUni?

O ProUni, sigla para Programa Universidade para Todos, é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005. Ele tem a finalidade de conceder bolsas de estudos, que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) para estudantes em instituições de ensino superior privadas.

Os interessados em participar do processo precisam comprovar terem uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, no caso das bolsas integrais, e até 3 salários mínimos para as bolsas parciais.

Além disso, é necessário ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou como bolsista na rede privada e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior à inscrição e tirado uma média mínima de 450 pontos. O candidato também não pode ter zerado a redação.

Pessoas com Deficiência também podem concorrer, mesmo que não tenham estudado em escolas públicas. Professores que trabalham na rede pública também podem tentar alguma das vagas sem comprovação de renda. Para os dois casos, basta terem feito a edição mais recente do Enem.

Como conseguir o ProUni para Medicina?

Você viu que existe ProUni para Medicina, mas pode se perguntar como conseguir esse tipo de bolsa? O primeiro passo é fazer a sua inscrição no programa, que geralmente acontece nos meses de janeiro e julho, e escolher a instituição de ensino em que deseja estudar.

Para isso, é preciso cumprir os requisitos listados pelo MEC e se preparar bastante. Até porque esse é um dos cursos mais concorridos do país e, por isso, as notas de corte – pontuação mínima dos selecionados no ano de ingresso – são sempre bem altas.

Para você ter uma noção, em 2021 a nota de corte mínima do ProUni para essa graduação foi de 706,02. Enquanto que a máxima alcançou 773,62. Logo, é importante estudar muito para conseguir uma boa pontuação no Enem.

Uma dica legal é sempre ficar atento à nota de corte, mesmo que não tente conseguir uma bolsa naquele ano, para ficar atento às mesmas. Dessa forma, você fica bem informado sobre os resultados que precisa alcançar. Além do mais, isso pode funcionar como uma motivação extra para se dedicar cada vez mais aos estudos.

Também não deixe de conferir o período de abertura das inscrições e os editais do programa no site do MEC, para ficar sempre por dentro de tudo o que confere ao mesmo.

Existem outros tipos de bolsas de estudo para Medicina?

Caso não tenha conseguido o ProUni, não precisa desanimar e pensar em desistir, pois, normalmente, existem outros tipos de bolsas para o curso de Medicina. Elas são ofertadas pelas próprias faculdades e podem render bons descontos para que o estudante não precise desistir do sonho de se tornar médico.

A faculdade Anhanguera Uniderp, por exemplo, possui alguns benefícios do tipo para facilitar o acesso a essa graduação. Alguns dos mais comuns de bolsas de estudo são as:

  • Bolsa Incentivo
  • Bolsa Primeiro Semestre
  • Bolsa Transferência
  • Convênio Empresa

E se eu não conseguir nenhuma bolsa?

Neste caso, pode ficar tranquilo pois também existem outros tipos de descontos e premiações, que diminuem os preços das mensalidades de Medicina. Eles funcionam de forma mais pontual. Porém, costumam ser válidos tanto para alunos novatos quanto para os veteranos. Alguns deles são:

  • Desconto Pontualidade
  • Matrícula Antecipada
  • Amigo Vale-Prêmio

Deu para perceber que existem muitas opções, não é mesmo? Por isso é importante sempre pesquisar bastante e até mesmo conversar diretamente com a faculdade que você escolheu para estudar.

Assim, você consegue ficar bem informado sobre os benefícios disponíveis e as condições para concorrer aos mesmos, visto que alguns são voltados para grupos específicos e cobram alguma confirmação para serem validados.

Uma outra possibilidade, caso não consiga nenhuma das já citadas, é optar por um financiamento. O mais comum é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), do Governo Federal. Através dele é possível pegar um tipo de empréstimo, com juros baixos, e começar a pagar apenas quando se formar.

E aí, depois de descobrir que existe ProUni para Medicina você ficou ainda mais animado para tentar essa carreira? Então aproveite e confira o quanto antes os conteúdos que o Hora da Facul preparou sobre esse curso e saiba tudo o que é necessário para iniciar a sua carreira como estudante!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.