InícioDicasBolsas de estudoConheça os principais tipos de Bolsa de Estudos

Conheça os principais tipos de Bolsa de Estudos

Existem vários tipos de bolsa de estudos no Brasil. Instituições de ensino privadas ou públicas, todas oferecem bolsa de estudos. Conheça os tipos de bolsa estudantil disponíveis no Brasil.

Ao iniciar sua pesquisa por uma faculdade, você se depara com várias dúvidas. E uma das mais recorrentes é sobre quais os tipos de bolsa de estudos existem. Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais bolsas de estudos oferecidas no país.

Desde instituições particulares até as públicas, todas disponibilizam aos alunos formas de obter descontos em suas mensalidades. Uma forma de facilitar o acesso a educação superior no Brasil que pode garantir descontos de até 100% do valor da mensalidade.

Devido à grande oferta de instituições educacionais no país, cada faculdade ou universidade tem seus próprios tipos de bolsa. Vale a pena pesquisar sempre, quais serão as melhores opções para sua carreira acadêmica.

Tipos de Bolsa de Estudos

1. PROUNI 

Programa Universidade Para todos – é um programa do Governo Federal que concede bolsas para estudantes brasileiros que podem chegar a 100%. Para estar apto ao programa é preciso ter uma renda familiar bruta de até três salários-mínimos, ter feito ENEM , cursado o segundo grau em escola pública ou como bolsista, por exemplo.

Fique atento a sua prova do ENEM, inclusive com a redação que não pode zerar. Devido a avaliação da sua nota no ENEM o PROUNI leva em conta a sua nota na redação. É primordial saber se você foi bem na prova do ENEM. Leia nosso artigo sobre este tema!

2. SISU

Sistema de Seleção Unificada – voltado para instituições públicas de ensino o SISU oferece vagas aos candidatos que prestaram a prova do ENEM. Para ser contemplado o aluno tem sua nota no ENEM avaliada pelo portal do SISU diariamente. A nota base é a nota de corte do curso escolhido pelo aluno.

3. FIES

Programa de Financiamento Estudantil – é mais um dos tipos de bolsa de estudos disponíveis no país. Provavelmente, você já ouviu falar dele. Mas, vamos reforçar quais são as regras para conseguir participar do FIES. Para quem enfrenta dificuldades para pagar a mensalidade o FIES é a melhor saído.

Devido ao aumento de pessoas com dificuldades para manter os gastos com os estudos, o FIES, oferece bolsa de estudos para quem já está cursando uma graduação, podendo somar com a bolsa do PROUNI.

4. CNPq

Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico – este programa oferta bolsas de estudos para estudantes que trabalham com pesquisa científica. Consequentemente, os alunos que estão dispostos a trabalhar na faculdade, seja na biblioteca ou secretaria também podem utilizar a bolsa do CNPq.

Bolsa de Instituições privadas

1. Bolsas de faculdades

Muitas faculdades têm seus próprios programas de bolsas. Em sua maioria o benefício é cedido conforme nota no vestibular da instituição! Para atletas que representa uma modalidade esportiva pela faculdade, desconto para alunos de baixa renda e para filhos de funcionários das instituições de ensino.

2. Bolsas por empresas

Algumas empresas oferecem aos seus colaboradores a possibilidade de cursar uma faculdade arcando com os custos, e apoiando o funcionário a evoluir sempre. Consulte sempre o RH da sua empresa, se você já estiver trabalhando, para entender se existe esta modalidade.

Faculdades privadas com descontos especiais

Devido à grande demanda e concorrência dentro do mercado de instituições de ensino privadas, muitas faculdades oferecem descontos exclusivos, que podem facilitar a vida do aluno.

Essa é, provavelmente, a melhor saída para diversos alunos que não conseguem uma bolsa de estudo integral. Separamos algumas faculdades que disponibilizam descontos exclusivos:

Provavelmente, a lista de faculdades com descontos pode ser bem extensa. Por isso, pesquise bastante antes de selecionar sua faculdade, pois existem vários tipos de bolsa de estudos disponíveis. E para quem está disposto e dedicado aos estudos é possível conquistar uma bolsa de estudos integral. Clique aqui para saber como conquistar uma bolsa integral.

Sites para procurar Bolsas de Estudos

No primeiro lugar dos sites que oferecem a possibilidade de pesquisar bolsas para graduação, temos o Quero Bolsa. Contudo, outras opções estão disponíveis no mercado.

Pesquisar sua bolsa de estudantil por um site especializado é uma das melhores formas de encontrar descontos para o curso desejado.  Em muitos sites você coloca o curso desejado, modalidade (EAD ou Presencial) e recebe uma lista de descontos, por faculdade.

Veja mais alguns sites especializados em Bolsas de Estudos:

Todos os sites listados acima funcionam praticamente da mesma forma. Você insere curso desejado, local, modalidade presencial ou EAD e recebe uma gama de faculdades com bolsas de estudos para o seu curso.

Fique atento para a modalidade de ensino a distância!

No Brasil, a graduação EAD cresce cada vez mais, além de oferecer valores mais em conta.  Vale a pesquisa no site do MEC (Ministério da Educação) para ver a nota de cada instituição na modalidade EAD.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.