4 áreas para quem quer trabalhar com Processos Gerenciais

Raiza Moreno
Colaboradora Raiza Moreno

Crédito: Foto de Jopwell, no Pexels.

Tenho certeza que você, assim como muitos dos leitores, já acionaram a gerência de algum estabelecimento, certo? Mas,  uma boa gerencia envolve complexos processos gerenciais, nos quais há de se ter estudo e técnica para aplicá-los. Desse modo, separamos 4 áreas para quem quer trabalhar com Processo Gerenciais.

Confira a seguir!

O que são Processos Gerenciais?

Antes de mais, vamos conceituar Processos Gerenciais. Este, por sua vez, relaciona-se com toda a parte de gerenciamento de negócios e empresas.

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

Este setor é abrangente, considerando as suas multifunções dentro de uma companhia. E, os Processos Gerenciais envolvem várias áreas de conhecimento, como, por exemplo, economia, marketing, sociologia, empreendedorismo, administração, sistemas de informação e muito mais.

Por contemplar tanto aspectos tecnológicos quanto ciências humanas e exatas, trabalhar na área exige um profissionalismo plural. Sendo assim, o profissional bem preparado garante, por exemplo, a vida longa da empresa.

Neste contexto, lidar com o gerenciamento empresarial exige conhecimento. E, por fim, grandes responsabilidades são destinadas ao profissional, que tem de estar a par de aspectos tecnológicos, novidades no mercado, ter espírito de líder, lidar com o âmbito econômico da empresa e ser um bom administrador.

É muita coisa, reconhecemos. Mas, pense, o crescimento exponencial de novas empresas e negócios inovadores estão bombando e, com certeza, há espaço para você.

Existem cursos de Processos Gerenciais?

A resposta é um sonoro: sim!

Segundo o Wikipedia, no dia 13 de novembro de 2009 o tecnólogo em processos gerenciais foi reconhecido como profissional apto para gerir empresas pelo Conselho Federal de Administração, Resolução Normativa nº 373, de 12/11/09, e a Resolução Normativa nº 374, de 12/11/09.

O estudo dos Processos Gerenciais visam a administração, independente do porte da empresa. Assim, o profissional pode atuar de maneira ampla ou pontual, por exemplo, focando em um único setor da empresa.

Deste modo, quaisquer setores administrativos contemplam o profissional em questão. Assim, o curso de Processos Gerenciais mergulha de forma mais profunda nos aspectos práticos e suas aplicações no mercado, além de noções sobre abrir e gerenciar o próprio negócio.

No entanto, não devemos confundir o profissional de administração com o de Processos Gerenciais. Apesar de semelhantes, o processo de formação difere, pois, o curso de Processos Gerenciais é um tecnólogo.

A seguir, confira detalhes sobre o que é um curso tecnólogo.

O tecnólogo

O curso tecnólogo é um tipo de curso superior. Ainda, você pode encontrá-lo com outras nomenclaturas, como, por exemplo, CST, que significa Curso Superior de Tecnologia.

Os tecnólogos são excelentes para quem busca uma titulação, só que de forma rápida. Com a duração reduzida, assim como a quantidade de disciplinas, o tecnólogo visa a formação do estudante com o foco no mercado de trabalho.

Neste contexto, os CSTs têm estratégias pedagógicas mais práticas. Ou seja, conteúdos introdutórios que são dispostos em um bacharel, por exemplo, não aparecem na matriz curricular dos tecnólogos.

Por fim, apesar do tecnólogo sofisticar a sua formação, não é uma especialização.

As modalidades

Assim como os demais cursos, os tecnólogos estão disponíveis em diferentes modalidades de ensino. As modalidades são compostas por: presencial, semi-presencial e online, conhecido como EaD.

A primeira, é conhecida por nós e possui cadeira cativa em nossos corações. Salas de aula, cadeiras enfileiradas, giz e lousa são parte da nossa história. Mas, diante de tantas mudanças, nossos corações abriram espaço para outras formas de ensinar e aprender.

Ainda, as modalidades semipresenciais e EaD seguem firmes e fortes nas práticas de ensino. Indubitavelmente, a pandemia de COVID-19 fez, de forma obrigatória, a inserção de ambas. E, assim, compreendemos as dores e delícias do ensino remoto.

Por fim, muitas instituições de ensino disponibilizam alguns dos seus cursos somente no EaD. Isso se deve a uma tentativa de universalizar e tornar o ensino possível para todos, independente da rotina e local em que se vive.

A matriz curricular

Como dito, apesar da semelhança com cursos que envolvem administração, os Processos Gerenciais são pontuais. Desse modo, algumas disciplinas, de fato, encontram-se em bacharéis de Administração, por exemplo.

Agora, confira uma parte da matriz curricular de Processos Gerenciais:

  • Análise de Custos;
  • Contabilidade;
  • Democracia, Ética e Cidadania;
  • Empregabilidade;
  • Interpretação de Textos;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão do Conhecimento;
  • Gestão Organizacional;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Matemática Financeira;
  • Metodologia Científica;
  • Microeconomia;
  • Modelos de Gestão;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Processos Logísticos;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Sistemas de Informação Gerencial.

Diante do exposto, querido estudante, saiba que esse tópico é super importante. Pois, somente analisando a matriz curricular a fundo, podemos observar se o curso em questão nos interessa e se faz sentido dentro das possibilidades.

Áreas de atuação em Processos Gerenciais

A própria nomenclatura dada ao curso demonstra a sua amplitude. No entanto, selecionamos aqui alguns dos setores mais aquecidos para a atuação do profissional em Processos Gerenciais. Confira!

  • Marketing e estratégia: esse setor envolve as atividades mercadológicas, desde a estratégia de marketing até a venda propriamente dita. Assim, o profissional é responsável por garantir a execução de todos os processos que permeiam a área em questão;
  • Gestão, consultoria e staff: a atuação do profissional, neste setor, diz respeito ao planejamento e execução de atividades dos sistemas logísticos;
  • Análise e estudos financeiros/orçamentários: relacionam-se com aspectos orçamentários de custo, lucro e afins. Desse modo, a partir de um levantamento técnico sobre o âmbito financeiro, tomam-se decisões diante dos recursos;
  • Planejamento e operação: envolve o planejamento dos aspectos produtivos e de recursos.

E, assim, finalizamos o nosso artigo. Esperamos, portanto, que você tenha se interessado pelo curso e que tenha compreendido o valor deste profissional no mercado.

Deixe um comentário nos avaliando e até logo!

Leia também:

Qual a grade curricular do curso de Ciências Biológicas?

Gestão hospitalar é um curso caro?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.