InícioGraduaçãoGeografia8 áreas para quem quer trabalhar com Geografia

8 áreas para quem quer trabalhar com Geografia

A ciência que estuda a descrição da Terra tem várias áreas de atuação profissional. É o profissional da área quem vai estudar as medidas e coordenadas de um local específico, verificar vegetação, ocupação humana e o clima. E ele também pode dar aulas, já que a Geografia é uma das disciplinas do ensino básico e médio.

Quem gosta dessa área tem afinidade com pesquisa aplicada. Pode reparar: se você fica estudando o tipo de vegetação em determinado lugar, ou passa horas vendo mapas no Google Maps, já tem alguma tendência a gostar de Geografia. O curso é oferecido nas modalidades licenciatura, que forma professores, e bacharelado, que habilita o profissional a trabalhar no mercado e a ser pesquisador. A duração do curso é de três a quatro anos, dependendo da instituição de ensino. As disciplinas vão desde a Geografia Física, Política e Econômica até o estudo dos tipos de solo e influências da humanidade sobre o ambiente.

Falando em mapas, eles se tornaram ainda mais populares com o advento do GPS (Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global). Por meio de cálculos e referências com coordenadas, os celulares conseguem saber onde você está e para onde está indo. E passamos a prestar mais atenção aos mapas do que antes. Para você que está curioso, vamos ver oito áreas para trabalhar com Geografia.

1. Docência

Esta é uma das primeiras opções. Para dar aulas de Geografia, é preciso concluir a faculdade na modalidade licenciatura, que forma professores. O graduando tem aulas de Geografia de forma profunda, e também disciplinas que mostram os métodos de ensino. Afinal, ele precisa conhecer as técnicas mais eficazes para transmitir o conhecimento, além de conhecer a realidade na qual as escolas e os alunos estão inseridos. Ele poderá dar aulas na rede pública e privada de ensino básico e médio. O professor também pode trabalhar em editoras de livros didáticos, tanto para elaborar novas obras quanto para revisar as existentes.

2. Planejamento agrícola

Antes de iniciar um novo plantio ou utilizar uma área até então desconhecida, o geógrafo estuda com cuidado e profundidade como é o relevo e o solo. Isso faz muita diferença, já que, com isso, o produtor rural poderá saber o que plantar naquele chão. Imagine que, sem esse estudo prévio, o produtor decida plantar milho, mas o solo não é o mais adequado. Dificilmente ele terá sucesso nessa empreitada. O geógrafo também avalia as necessidades da população local antes de começar uma nova plantação.

3. Ecoturismo

O profissional de Geografia pode trabalhar em parceria com os turismólogos e biólogos. Neste caso, o geógrafo ajuda na elaboração de roteiros para guiar os turistas. Ele deve conhecer a região para saber quais são os potenciais turísticos. Mas não só. Ele também sabe como preservar a natureza ao redor para manter a área sempre atrativa. O geógrafo também conversa com os moradores locais, e pode até instrui-los a serem guias locais. Afinal, ninguém melhor que os moradores para conhecer os pontos mais interessantes.

4. Planejamento urbano

Aqui o geógrafo vai atuar junto com urbanistas para realizar projetos de ocupação do solo. Enquanto os urbanistas planejam como deverá ser a cidade, o profissional de Geografia vai estudar os tipos de solo, vegetação, rios e clima. Isso ajuda muito no projeto final, visto que é possível saber por onde podem passar determinadas vias de acesso. Dependendo do plano, dá para pensar até em portos urbanos, caso os rios tenham capacidade. O planejamento das linhas de metrô e ônibus também entram na lista. Até o desenho de parques e preservação das atuais áreas verdes passa pelo crivo do geógrafo.

5. Geopolítica

Os geógrafos que trabalham com geopolítica geralmente atuam no setor público, e são eles quem avaliam como a ação humana influencia e é influenciada pelo ambiente. Geopolítica não é somente a união da Geografia com a Política,  é uma ciência mais abrangente. Governos precisam conhecer a região onde estão (e aqui falamos de cidades, estados ou países) para poder elaborar políticas de uso e ocupação do solo. Claro, levando em consideração as características da sua população.

6. Cartografia digital

A cartografia é a ciência que elabora os mapas. É bastante antiga, e os primeiros exploradores se baseavam na observação para fazer os primeiros mapas. Hoje, com a tecnologia de fotos por satélite e outras tecnologias, a elaboração desses documentos ficou mais fácil e muito mais precisa. O geógrafo pode atuar em empresas que desenvolvem mapas especializados. É com esses mapas que conseguimos nos deslocar com o GPS no carro. Por meio da ação das coordenadas cartesianas, os satélites conseguem localizar o dispositivo e mostrar o mapa da região.

7. Geoprocessamento

O profissional de Geografia usa os dados da cartografia digital e das coordenadas para elaborar mapas com outras funcionalidades. São os mapas que trazem, por exemplo, informações sobre o relevo com detalhes. Aqui falamos da posição exata de rios, das elevações ou depressões do ambiente (como montanhas e vales) e o tipo de vegetação existente. Isso ajuda muito no planejamento da construção de um grande empreendimento. A construtora precisa ter essas informações acuradas sobre o local para o engenheiro fazer o projeto civil. Cidades também se beneficiam do geoprocessamento para poder desenvolver áreas até então menos populosas.

8. Sensoriamento remoto

Esse ramo da Geografia usa sensores e outras tecnologias para fazer um rastreamento da superfície terrestre sem contato direto. Assim, o geógrafo usa fotos e informações de satélite para fazer medições precisas das áreas a serem estudadas. Dessa forma, é possível saber o que há em determinada área sem ter que se deslocar até o local. Com essas informações, o geógrafo consegue determinar a presença de rios, o tipo de solo, as elevações no relevo, qual é a vegetação predominante, e até a ação humana. Um exemplo interessante é encontrar focos de incêndio, que geralmente ficam em locais de difícil acesso. Com essa informação, os governos podem fazer um monitoramento de quanto se perdeu com as queimadas, e ajudar as equipes em terra a encontrar as chamas e combatê-las.

Gosta de Geografia? Não deixe de ver nossos cursos de graduação e pós-graduação na área!

Para mais conteúdos sobre o tema, acesse nossa seção de Geografia. 🙂 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 233

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.