Administração EAD: o que você precisa saber

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound.Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias.Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online.Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

Você pretende cursar uma faculdade de Administração EAD, mas não sabe como fazer isso? Através desse post vamos mostrar qual caminho que deve seguir para alcançar esse objetivo, sem complicações.

Com a nova realidade devido a pandemia, os cursos EAD e semipresenciais assumiram papel importante, pois é possível continuar os estudos sem sair de casa. Outro ponto positivo em cursar no formato EAD é poder organizar sua agenda, com horários flexíveis. Algumas pessoas preferem fazer a faculdade de Administração dessa maneira.

Por isso vamos esclarecer algumas dúvidas que normalmente aparecem sobre a faculdade de Administração EAD.

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

Quais são as diferenças entre 100% EAD e semipresencial?

100% EAD

Vamos entender melhor o que significa a EAD. A sigla é a abreviação de Ensino a Distância, ou seja, quando o aluno faz seus estudos sem precisar ir com regularidade presencialmente à instituição de ensino. No entanto, dependendo da ocasião e da grade curricular, podem ser exigidas a presença a cada 15 dias, por mês, ou até mesmo por semestre.

Normalmente as aulas, que são apresentadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, conhecido como AVA, são gravadas anteriormente pelos professores e corpo acadêmico.  Na modalidade EAD, o aluno tem a liberdade de escolher os melhores dias e horários para estudar os conteúdos. Além de existirem canais de suporte para esclarecer dúvidas

De maneira geral, você vai apenas para a faculdade fazer coisas muito importantes, como provas ou entregas de trabalhos. Ainda mais porque o EAD é recomendado para pessoas que normalmente não têm tempo para ir até a faculdade. Conheça algumas vantagens da faculdade 100% EAD:

Já pensou em fazer sua faculdade dos sonhos à distância?

Tire todas as dúvidas e saiba mais sobre a modalidade EAD

 

  • Modalidade em maior crescimento no Brasil
  • A maioria dos cursos tem sua versão em EAD
  • O Ensino a Distância é mais barato
  • Certificado com o mesmo valor que o presencial
  • Flexibilidade nos horários

Faculdade semipresencial

Na modalidade semipresencial, os encontros acontecem com maior frequência. O que permite que seja criada uma conexão com outros estudantes e professores. Esse é um modo  híbrido de curso, pelo fato de, ao menos 20% das aulas serem feitas de forma presencial. Dependendo da instituição e do curso, as aulas presenciais semanais podem variar de uma a três vezes por semana.

E, de qualquer modo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem estará sempre disponível, como um complemento, visto que, nesta categoria de ensino o aluno ainda executa atividades de forma online. Além disso, também acontecem encontros online com hora marcada. Agora, veja as vantagens de um curso semipresencial:

  • Ótimo custo-benefício
  • Diploma reconhecido no mercado de trabalho
  • Chance de fazer networking
  • Aproveitar o espaço da faculdade
  • Vários cursos podem ser feitos com a modalidade
administração EAD-pexels-ekaterina-bolovtsova-4049992

Foto de EKATERINA BOLOVTSOVA no Pexels.

Quais modalidades de ensino são permitidas em Administração?

Existem três principais modalidades que podem ser usadas para cursar Administração: presencial. semipresencial e  EAD. As diferenças entre elas são correspondentes aos valores cobrados aos alunos, as formas com que os conteúdos serão disponibilizados, além dos canais onde poderão ser acessados os materiais de ensino.

As modalidades de ensino EAD e semipresencial servem para facilitar o acesso à educação superior dos alunos que não possuem tempo para fazer faculdade presencial em tempo integral. Elas estão mais adaptadas às realidades dos graduandos, se tornando mais flexíveis, mas não menos exigentes em diversos aspectos.

Hoje em dia, as rotinas são diferentes, seja por compromissos com trabalho ou até familiares. Dessa forma, foram desenvolvidas modalidades para pessoas que pretendem fazer uma graduação, mas não tem tanto tempo para isso. Dessa maneira, falaremos aqui sobre como funcionará o curso de Administração nas três principais modalidades de ensino disponíveis no Brasil atualmente.

Como funciona o curso de Administração presencial?

Ainda é a maneira mais comum em que é feita a graduação em Administração. Por mais que você nunca tenha cursado, já deve saber como funciona, uma vez que é a forma de ensino mais tradicional.

Apesar de ser a mais conhecida, essa forma de conseguir o diploma de Administração não vale mais do que as outras, sendo igualmente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A presencial prevalece como uma maneira importante de estudar, porque proporciona uma maior interação com o meio acadêmico em geral.

Através de iniciações científicas, programas de monitoria, eventos e workshops, você irá usufruir de tudo o que a modalidade tem de melhor a oferecer. Além da possibilidade de serem geradas conexões valiosas para seu futuro profissional, que podem te ajudar na carreira.

Então, quando uma pessoa faz Administração presencial, aprenderá tudo que as outras modalidades proporcionam em sua grade curricular, no entanto com o contato humano atrelado. O que cria relações profissionais e acadêmicas mais consistentes.

Como funciona o curso de Administração semipresencial?

De maneira geral, todas as matérias que necessitam de discussão em sala de aula e requerem um aprofundamento maior são feitas de forma presencial periodicamente. Enquanto os demais temas menos complexos são deixados para o ambiente virtual.

O curso semipresencial é uma mistura de EAD com presencial. Dependendo da faculdade que escolher, certas áreas de conhecimento ficarão para o ambiente virtual, enquanto que outras de maneira presencial. Tudo dependerá da grade curricular, do nível em que a pandemia se encontra e do nível de graduação em que o aluno se encontra. Por exemplo, algumas atividades mais complexas, necessitam aulas presenciais para um melhor entendimento, ou mesmo atividades em grupo que precisam de reuniões, provavelmente serão feitas de forma presencial.

Por exemplo, certas matérias da área de finanças, que está na grade curricular de Administração, serão ensinadas presencialmente. Com isso, o professor pode ajudar os alunos efetivamente, seja respondendo dúvidas na hora ou fazendo uma melhor explicação.

Alguns fatores como: atividades coletivas, estudos de caso e aulas de progresso na matéria acabam por determinar se ela será presencial ou não. A presença nas aulas presenciais é obrigatória, sendo que o aluno deve adequá-las à sua rotina da melhor maneira que puder. Apesar da grande flexibilidade de horários que geralmente estão disponíveis para as aulas online.

Como funciona o curso de Administração 100% EAD?

O diferencial deste método de ensino é o fato dos alunos poderem iniciar e concluir seus estudos de forma remota. Quando a faculdade de Administração é 100% EAD até mesmo os exames podem ser feitos sem sair de casa.

Porém, não é assim tão fácil, todas as provas são monitoradas por câmeras, para evitar que os alunos possam fazer colas ou receber ajuda. Então realizar as provas em casa será como fazer na faculdade, você não poderá consultar nenhum tipo de material quando for realizar as avaliações, então é importante saber bem sobre a matéria que será feita a avaliação.

A frequência é determinada através da entrega de atividades e trabalhos pedidos. Assim, você poderá ficar alinhado com a grade curricular e ainda garantirá sua presença nas aulas. Dessa forma, poderá ser monitorado adequadamente o progresso dos alunos na execução de suas atividades e também será mais fácil visualizar aquilo que já foi feito anteriormente.

Entretanto, a Administração EAD aumentou a facilidade para aqueles que têm muitos outros afazeres, além de concluir os estudos em uma graduação. Bem como, a ausência de tempo gasto no deslocamento e o valor reduzido tornaram a modalidade uma das mais escolhidas nos últimos anos.

Quais equipamentos necessários para estudar Administração EAD?

Os materiais básicos usados são caneta, lápis, marca-texto e cadernos, mas o essencial é um computador, ou até mesmo celular, com acesso à internet, que serão de extrema importância para acompanhar o ensino.

Outros materiais como calculadoras científicas e aplicativos de smartphone que facilitem os cálculos financeiros também podem ser utilizados como auxílio durante o andamento das matérias. O mais importante é saber quais são os materiais didáticos de cada matéria, baixando-os e separando-os em pastas respectivamente. Dessa forma será possível organizar  os estudos e seus arquivos ordenadamente, ficando assim mais fácil para encontrá-los, caso precisem ser revistos.

Um fator que está em alta são os grupos de alunos nas redes sociais. Eles são usados para compartilhar experiências, orientações, e até esclarecer dúvidas. Há tempos os grupos de escola deixaram de ser apenas para diversão e conversas. Com o advento da pandemia, os recursos de comunicação em grupo se tornaram importantíssimos no desenvolvimento daquele que pretende se graduar em Administração EAD.

O smartphone também é essencial para o desenvolvimento do estudante de Administração EAD. Muitas vezes em que o aluno pretende estudar, não haverá estrutura como um notebook ou computador, normalmente isso ocorre quando ele está viajando ou se encontra no caminho entre o trabalho e sua casa. Com a evolução das tecnologias, é possível baixar aulas e materiais completos para que se realize a revisão sempre que for necessário. Hoje em dia você poderá fazer sua faculdade literalmente da palma de sua mão.

Existem diferenças entre o diploma de EAD e presencial?

Não existem diferenças entre o diploma de EAD e presencial, os dois têm o mesmo valor educacional. Mas com o aumento das demandas pelos cursos de EAD nos últimos tempos, apareceram diversas instituições que alegam ser aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuírem boa classificação. Mas, você precisa comprovar se isso realmente é verdade.

Portanto, é importante ter certeza de que o curso de EAD que pretende cursar é aprovado pelo MEC. Este é um fator substancial, pois quando uma empresa considera realizar uma contratação, o primeiro fator observado no diploma é a instituição onde foi feito o curso e se possui reconhecimento.

Como verificar se o curso de Administração EAD tem qualidade?

Para que um curso seja reconhecido e tenha qualidade do MEC, a própria faculdade solicita para o órgão do governo o reconhecimento de sua qualidade de ensino e assim é enviada uma equipe de avaliação para aprovar ou reprovar o curso, assim como dar a sua nota, com um limite de 5 pontos.

Então, o governo usa o Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para avaliar o ensino, espaço físico, ambiente virtual e outros fatores para determinar um nível de qualidade em si.

Isso acontece para que a profissão seja exercida dentro da lei e para que o diploma tenha validade em todo território nacional. O curso que você prestou, ou prestará, precisa ser reconhecido pelo MEC. Com as modalidades de EAD não é diferente, o procedimento é o mesmo.

Veja abaixo faculdades com cursos de Administração EAD com qualidade:
– Anhanguera
– Unopar
– Pitágoras

Como o mercado de trabalho vê o curso de Administração EAD?

A modalidade EAD do curso de Administração é um dos mais buscados pelos alunos em potencial. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2020, a graduação de Administração surge em segundo lugar com o maior número de matrículas, atrás apenas da faculdade de Direito.

Para os profissionais da área de Administração, o mercado de trabalho é bem amplo. Com o diploma EAD ou presencial desta carreira é possível atuar em órgãos públicos, empresas privadas e no terceiro setor. Assim como a possibilidade de se trabalhar como autônomo.

Uma das principais razões para o curso estar em alta no mercado de trabalho se deve pelo fato de que, no mundo das empresas, o administrador é responsável por gerenciar os processos de recursos humanos, balanços financeiros e outras ações corporativas.

A maioria das empresas não diferencia entre a modalidade de formação em si, mas foca nas capacidades e especialização do profissional, além da média das notas durante a graduação.

 

administração-ead-pexels-gary-barnes-6248660

Foto de Gary Barnes no Pexels.

Onde pode atuar quem fez a faculdade de Administração EAD?

A Administração é um dos cursos da faculdade com as áreas mais diversificadas de atuação, e podem ser aplicadas nos mais diversos tipos de empresas, dessa forma, vamos mostrar aqui onde pode atuar um profissional de Administração.

  • Relacionamento com o cliente
  • Logística
  • Consultoria administrativa
  • Administração de operações e produções
  • Marketing
  • Administração de recursos humanos

Claro que, caso o formado em Administração EAD resolva trabalhar de maneira autônoma, ele poderá abrir uma empresa ou prestar serviços para qualquer um dos segmentos citados acima.

Qual é a remuneração média para um formado em Administração EAD?

Um recém formado em Administração, possui um salário que parte do piso salarial da categoria, que atualmente é o valor de R$ 1.800 e pode chegar a R $2.800, nas pequenas e médias empresas.

Já o profissional consolidado, pode ganhar valor superior, dependendo de onde está inserido e há quanto tempo exerce a função. Segundo o site vagas.com, a média salarial para o administrador de empresas no Brasil é de R $3.094.

Nos estados brasileiros, a média salarial pode variar, mas isso não é regra.
Acompanhe as remunerações médias de cada nível profissional da área da Administração:

  • Administrador em início de carreira (júnior): de R $2.283 a R $3.859.
  • Com 4 a 6 anos de experiência (pleno): de R $3.567 a R $6.029.
  • Com 6 a 8 anos de experiência (sênior): De R $4.459 a R $7.537.

Os dados foram retirados do site Mundo Vestibular e são referentes ao ano de 2020. Ademais, quando um administrador é autônomo, sua remuneração não tem piso e nem limite, ou seja, dependerá do próprio profissional e seu esforço empregado.

Qual é a área mais bem paga para os administradores?

Uma das áreas mais bem pagas na Administração é a área financeira. É normal encontrar administradores bem estabelecidos no setor que ganham faixas salariais que chegam a R$ 30 mil, dependendo da empresa e do nível de experiência do profissional.

Como é o dia-dia de um formado em Administração EAD?

A rotina, será basicamente a mesma de quem é formado nos outros modelos de ensino do curso. Ao contrário do que muitos pensam, um administrador busca sair e visitar todos os setores da empresa em que está inserido.

Um dos principais papeis do administrador durante o exercício de sua profissão é o gerenciamento dos recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa. Além do desenvolvimento de estratégias e práticas que melhorem o rendimento dos funcionários.

A definição de metas e planos operacionais também é crucial e faz parte do trabalho da maioria dos administradores. Outro fator importante é o acompanhamento das aplicações operacionais das estratégias e verificar a efetividade de certas atitudes ou ações.

Outra tarefa essencial do administrador formado é verificar a saúde financeira do negócio, realizando um trabalho em conjunto com a contabilidade. Realizando assim uma economia ou investimento quando necessário, assim como saber para qual área da empresa será melhor dar atenção.

Quais as melhores faculdades de Administração EAD?

De acordo com o EAD Ranking 2020, uma pesquisa desenvolvida para facilitar com que os estudantes possam identificar quais seriam os melhores cursos de EAD do Brasil. Antes de escolher a sua faculdade de Administração EAD, você poderá ver se ela se posiciona no EAD Ranking 2020 e assim, ficará mais certo da faculdade que você vai escolher.

Unopar

Seguindo a avaliação de qualidade MEC, essa é uma ótima faculdade para se estudar a distância, com nota 4 no curso de Administração. A instituição prevalece sendo uma das melhores do Brasil no curso de Administração.

Além de ser uma faculdade tradicional, a nota de Conceito Institucional EAD também é 4. Isso quer dizer que a qualificação dos professores, estruturas e metodologia do curso estão quase com nota máxima.

Centro Universitário UniProjeção

O Centro Universitário UniProjeção se caracteriza como uma universidade privada de ensino superior, sua sede é em Tabatinga, Distrito Federal. Credenciada no MEC desde o ano 2000.

A nota da instituição no MEC é 4 e sua pontuação no EAD Ranking 2020 é de 39.046 no curso de Administração EAD.

administração-ead-pexels-ekaterina-bolovtsova-4047667

Foto de EKATERINA BOLOVTSOVA no Pexels.

Qual é a faculdade de Administração EAD mais em conta?

Fazer uma faculdade de Administração EAD possui diversas vantagens e permite os estudos em horários mais convenientes para que você possa realizar outras atividades de forma mais tranquila.

Como você já deve saber, um curso a distância custa mais barato do que semi ou presencial. Mas isso não quer dizer que sua qualidade também seja menor. Pelo contrário, os ambientes virtuais de ensino estão cada vez mais modernos e intuitivos.

Na prática, se você quiser fazer uma graduação EAD de Administração sem custo, é necessário passar em algum vestibular em faculdades públicas, ou então conseguir uma bolsa com sua nota do Enem.

No entanto, caso você precise desembolsar algum valor, nada mais justo que ele se encaixe no seu orçamento, de modo que não fique tão pesado nas despesas. Já se foi o tempo em que eram gastas fortunas em mensalidades. Com as faculdades EAD, surgiram opções mais baratas e flexíveis para se escolher.

Ao escolher a melhor faculdade EAD para você, é importante saber se a faculdade que disponibiliza o curso possui algum polo próximo à sua residência. Pois, mesmo que o curso seja 100% EAD, será preciso comparecer ao local para entrega de documentos e em algumas universidades as provas são realizadas presencialmente.

Naturalmente, a maioria dos alunos do EAD realiza seus estudos e atividades após as tarefas diárias, sejam fora ou dentro de casa. O mais importante par conciliar aa universidade aos estudos é realizar uma boa programação de rotina, voltada a realização dos estudos diários do curso que você escolheu na faculdade. Faça uso da comunicação com os professores e fóruns para resolver suas dúvidas relacionadas ao curso que você escolheu.

Administração EAD na Faculdade Anhanguera

O bacharelado em Administração EAD da Faculdade Anhanguera possui professores conceituados e exemplos de sucesso de diversos alunos que passaram por lá. Podemos dizer que é uma faculdade que dá oportunidades para aqueles que pretendem mudar de vida com o curso de Administração.

Para você que pretende cursar no modo EAD temos uma boa notícia, o valor do curso prevalece nos últimos anos como um dos mais acessíveis do país. Isso quer dizer que você facilmente poderá começar sua faculdade de Administração EAD e em alguns anos conseguirá o diploma.

A maioria das unidades dessa faculdade possui uma nota média 4 no MEC, dependendo do local da unidade e do curso. Para entrar no curso você poderá realizar o vestibular online agendado, além de poder usar sua nota do Enem também.

Então, quando pensamos em qualidade de ensino na Administração EAD e no preço acessível, podemos contar com a Faculdade Anhanguera, verifique a disponibilidade do curso em sua região.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.