InícioDicasMercado de trabalhoÁreas de trabalho no setor de Ciências da Computação

Áreas de trabalho no setor de Ciências da Computação

Você tem vontade de investir em uma carreira voltada para o setor de Ciências da Computação? Então, saiba que esse é o mercado de trabalho que vem crescendo cada vez, e conta com diversas áreas de trabalho para profissionais qualificados. 

Sendo assim, é importante afirmar que o profissional formado no setor de Ciências da Computação é especialista em desenvolver programas e sistemas de informática. Desta forma, cabe ao cientista de computação planejar um programa desde o início até a implantação e gerenciamento do software. 

Então, quer conhecer quais são as opções de áreas de atuação disponíveis para o profissional do setor de Ciências da Computação? Se a resposta for sim, esse artigo é perfeito para você! 

Dessa forma, a Voomp separou todas as informações que você precisa conhecer sobre o mercado de trabalho no setor de Ciências da Computação. Por isso, se prepare para planejar a sua futura carreira na área de tecnologia. 

O que o profissional do setor de Ciências da Computação faz?

Como foi dito anteriormente, o cientista de dados é responsável pela criação de programas e sistemas para aparelhos eletrônicos. Contudo, se engana quem pensa que o profissional do setor de Ciências da Computação só lida com programas de computador. 

Sendo assim, esse profissional trabalha para encontrar soluções tecnológicas que melhorem a performance de aparelhos eletrônicos. Como, por exemplo, computadores, celulares, tablets, máquinas de controle e, até mesmo, caixas de supermercado. Além disso, o cientista da computação ainda busca tornar mais acessível e prático o uso desses dispositivos. 

Por isso, entre as atribuições de quem trabalha no setor de Ciência da Computação estão: desenvolvimento de programas de informática, códigos de programação e algoritmos.

Além disso, profissionais do setor ainda buscam com o trabalho promover a informatização de trabalhos realizados manualmente. Por fim, o cientista da computação pode atuar também dando assistência a clientes ou na parte de manutenção ao setor de tecnologia de um negócio.

Dessa forma, já é possível ver que os estudantes que optam pela graduação no setor de Ciência da Computação contam com diversas opções para trabalhar após concluir a formação universitária. Sendo assim, pessoas com diferentes objetivos para carreira profissional podem encontrar nessa área uma faculdade ideal. 

Quais as principais áreas de trabalho para o setor de Ciências da Computação?

Então, é importante destacar que com o avanço tecnológico e a modernização das empresas, os profissionais do setor de Ciências da Computação estão cada vez mais indispensáveis. Sendo assim, se você se interessa por essa carreira profissional, confira abaixo as principais oportunidades de atuação.  

Criação de software 

Como você já pode imaginar, uma área de destaque para os profissionais nesse setor é o desenvolvimento de software. Dessa forma, o cientista de computação pode atuar profissionalmente criando programas digitais. Como exemplos, podemos citar programas para área da educação ou gestão de recursos de uma empresa. 

Sendo assim, o software pode ser feito especificamente para computadores, celulares, tablets ou para um aparelho tecnológico específico de uma empresa. Bons exemplos são os robôs que montam carros em fábricas automotivas. 

Banco de dados 

Então, outra área que o profissional do setor de Ciências da Computação pode escolher trabalhar é o de bancos de dados. Sendo assim, fica responsável por desenvolver projetos que facilitem a indexar, armazenar e proteger informações. Dessa forma, o especialista na área pode atuar tanto para empresas privadas ou órgãos do governo.  

Treinamento  

O profissional formado no setor de  Ciências da Computação encontra oportunidades para capacitar os profissionais a utilizarem software desenvolvidos para empresas específicas. Sendo assim, o cientista de computação pode dar cursos, aulas e workshop voltados para esse objetivo. 

Suporte

Esse profissional também pode trabalhar no setor de tecnologia de empresas, dando suporte para equipes de outras áreas. Além de resolver problemas que aconteçam nos aparelhos eletrônicos. 

Educação 

Quem escolhe se formar na graduação de Ciências da Computação ainda tem a opção de escolher seguir na carreira acadêmica. Sendo assim, pode optar por ingressar em mestrados e doutorados para assim focar na área de docência. 

Como se tornar um cientista de computação? 

Então, gostou do que conheceu da área de atuação dos profissionais do setor de Ciências da Computação? Se sim, saiba que para poder desenvolver uma carreira de sucesso nessa área da tecnologia é preciso investir em uma formação universitária

Sendo assim, o melhor caminho é a graduação de Ciências da Computação! Então, esse curso universitário é um bacharelado e conta com oito semestres. Ou seja, são necessários no mínimo quatro anos para encerrar a graduação. 

Além disso, essa formação universitária é focada no desenvolvimento de algoritmos e implementação de software específicos para demanda do setor. Além disso, o curso de Ciências da Computação também abrange técnicas de modelagem de dados e gerenciamento de banco de dados.  

Sendo assim, você vai aprender as habilidades necessárias para trabalhar com telecomunicações e os protocolos de comunicação, além de princípios que abrangem outras especializações da área. Durante o curso, você ainda terá a oportunidade de aprender a desenvolver programas para diferentes dispositivos eletrônicos. Como, por exemplo, programas para celulares e computadores. 

Então, após completar a formação, estará preparado para trabalhar em áreas ligadas a programação, banco de dados e sistemas operacionais. Além disso, o diploma de bacharel dá direito a seguir os estudos. Sendo assim, pode optar por ingressar em uma pós-graduação. Como, por exemplo, o mestrado ou doutorado. 

Vale destacar que a maioria das instituições de ensino colocam como requisito mínimo para concluir a graduação a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além disso, outro requisito para conseguir o diploma no setor de Ciências da Computação é o estágio monitorado na área. 

Ainda é importante no momento de escolher a universidade, optar por uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Somente assim o seu diploma terá validade no país.  

Conclusão

Então, gostou de conhecer as opções de carreira no setor de Ciências da Computação? Em qual área de atuação você já se vê trabalhando após concluir o curso universitário? Ou você sonha em poder atuar em mais de uma área específica desse setor? 

Enfim, espero que o artigo tenha te ajudado e não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp. Veja, por exemplo, Qual o preço do curso de Desenvolvimento Back-end.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.