As melhores faculdades EAD particulares

Isabella de Andrade
Colaborador do Hora Da Facul

Os números de estudantes matriculados em faculdades de Ensino a distância (EAD) não para de crescer no Brasil. O Censo da Educação Superior mostra que, em 2020, o país já registrava mais de um milhão de alunos matriculados e o Ministério da Educação (MEC) já reconheceu mais de mil cursos superiores. Com uma oferta tão grande de cursos é importante saber quais são as melhores faculdades EAD particulares no mercado.

Antes de saber quais são as melhores faculdades, vale entender melhor os critérios de avaliação. Sabemos que as melhores faculdades são aquelas que recebem nota 5, a máxima, pelo Ministério da Educação. Pesquisar as notas das instituições da sua preferência é um ótimo caminho para saber se elas realmente recebem bem os alunos. Essas informações podem ser acessadas no portal do MEC.

Antes de tudo, é importante acessar o portal do MEC para conferir se a faculdade que você tem interesse é reconhecida pelo Ministério. O MEC avalia os cursos a distância, e também os presenciais, de acordo com três critérios: Conceito Preliminar do Curso (CPC), Conceito do Curso (CC) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Quer saber um pouco mais sobre cada um desses critérios?

Já pensou em fazer sua faculdade dos sonhos à distância?

Tire todas as dúvidas e saiba mais sobre a modalidade EAD

 

Com entender os critérios de avaliação dos cursos pelo MEC?

  1. Conceito Preliminar do Curso (CPC):

Esse critério avalia a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos da instituição. Além disso, avalia o quadro de professores e leva também em conta os resultados do Enade. As notas vão de 1 a 5.

  1. Conceito do Curso (CC):

Nesse critério uma equipe do MEC realiza uma avaliação presencial, levando em conta quadro dimensões para classificar o curso: docente, pedagógica, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Quando o curso tem o CPC maior que três, ele pode optar por não receber essa visita presencial dos avaliadores.

  1. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade):

O Exame é realizado por alunos do primeiro e do último ano do curso. O objetivo é avaliar o rendimento em relação às habilidades e competências que deveriam desenvolver ao longo dos estudos. A cada ano um conjunto de cursos e áreas do conhecimento são avaliados, com uma aplicação em ciclos.

Quais são as melhores faculdades EAD particulares pelo MEC?

Preparamos uma lista com dez faculdades particulares que receberam nota 5, considerada excelente, em dois dos critérios de avaliação do Ministério da Educação: No critério do Conceito Institucional (CI) ou no critério do Índice Geral dos Cursos (IGC). Quando uma instituição recebe essa nota significa que você pode confiar seus estudos a ela com tranquilidade e segurança.

Qual o significado desses dois índices? O CI é a nota atribuída após uma visita presencial, que avalia todos os aspectos da instituição. Por outro lado, o IGC considera a média geral que o curso teve em todos os cursos de graduação e pós-graduação. As notas vão de 1 a 5, sendo que, a partir de 3, são consideradas positivas.

Lista de 9 faculdades particulares com nota Excelente

  1. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  2. Faculdade Fipecafi (FIPECAFI)
  3. Faculdade Legale (FALEG)
  4. Faculdade São Leopoldo Mandic
  5. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)
  6. Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)
  7. Faculdades Est (EST)
  8. Faculdade de Tecnologia Inspirar (INSPIRAR)
  9. Faculdade Fia de Administração e Negócios (FIA)

E quais faculdades particulares também são boas opções?

E se você quiser mais opções para encontrar a faculdade que melhor se encaixa no seu planejamento financeiro, de estudos e de localização, vale conferir aquelas que tiraram nota 4 no Conceito Institucional ou no Índice Geral dos Cursos. Essa avaliação é considerada ótima, logo depois da excelente, e também garante opções de qualidade para estudar. Pode, enfim, se matricular sem preocupação.

  1. Centro Universitário Unicentro Ages
  2. Universidade de Marília (UNIMAR)
  3. Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  4. Centro Universitário Una (UNA)
  5. Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
  6. Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG)
  7. Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE)
  8. Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  9. Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  10. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Vale lembrar que todas as avaliações feitas pelo MEC são disponibilizas ao público na internet. Logo, se você está em busca das melhore faculdades EAD particulares, vale fazer uma pesquisa por conta própria, listando as instituições que você tem mais interesse. Por fim, busque a faculdade no portal do ministério e veja se ela se enquadra nos critérios que explicamos por aqui.

Para entender se a instituição é de confiança e oferece um bom curso na área que você escolheu, leve em conta todos os critérios. Conceito Institucional (CI), Índice Geral dos Cursos (IGC) ou Enade para avaliar a faculdade como um todo. Além disso, Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Conceito do Curso (CC) para avaliar cada curso em particular.

E quais as vantagens de fazer uma faculdade EAD

Por fim, agora que você já sabe escolher uma boa faculdade, é hora de entender se a modalidade de ensino a distância é mesmo para você. Quer conhecer algumas das principais vantagens? Uma delas é o baixo custo. As mensalidades de faculdades EAD costumam ser mais baratas que as presenciais e, além disso, você vai economizar com alimentação e transporte.

Outra ótima vantagem é a flexibilidade de horários. Muitos cursos têm aulas gravadas, em que você pode decidir os melhores horários para estudar. E mesmo com as aulas ao vivo é possível economizar tempo, já que você não vai precisar se preocupar com o deslocamento. Logo, chegar na hora certa vira algo muito mais fácil.

Além disso, os diplomas são tão reconhecidos quanto em cursos presenciais. Atualmente, com o aumento da oferta e da procura por essa modalidade, as instituições e professores têm e aperfeiçoado cada vez mais, trazendo novos recursos para a sala de aula. Aqui você pode aproveitar, enfim, vídeos, apresentações fóruns e espaços para debate com ainda mais facilidade.

Outra vantagem é a facilidade para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Com o conteúdo e as aulas disponíveis por mais tempo online, é possível se organizar melhor para dar conta da dupla jornada. E então, com todas essas vantagens, além de saber encontrar as melhores faculdades EAD particulares, você pode se preparar para colocar os planos de estudar em dia.

 

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.