InícioDicasEstudosComo conciliar teoria e prática estudando à distância?

Como conciliar teoria e prática estudando à distância?

Saber como associar a teoria e a prática estudando a distância é um diferencial para qualquer estudante nos tempos modernos. Por um lado, a facilidade e flexibilidade de estudar a distância permite que o aluno consiga economizar mais tempo e dinheiro, por outro lado, acaba sendo um pouco complicado programar as rotinas de estudos.

Nesse contexto, se você anda com dificuldades para familiarizar sua rotina de trabalho com os afazeres da faculdade, precisa saber como manejar o seu tempo eficazmente e de maneira otimizada o máximo possível. Ou seja, com uma certa dedicação semanal às aulas e matérias ensinadas durante os cursos, maiores são as oportunidades de não ter que estudar muito tempo para a realização das provas.

Ainda assim, quando o assunto é gerenciamento de tempo as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas, onde será preciso planejar, criar e seguir todas as propostas feitas no início do plano de ensino.

Geralmente, é necessário se preparar para ler diversas páginas de textos em bibliotecas online, aproveitar bons documentários e assistir às aulas de professores interessados por sua matéria. Saber usar o seu tempo de forma regrada e útil, poderá ajudar sua vida acadêmica ao conciliar teoria e prática estudando à distância. Aliás, entre os principais mitos dessa área de estudos é de que é difícil conciliar teoria e prática estudando à distância. No entanto, estudar em uma plataforma online e testar seus conhecimentos ao vivo não chega a atrapalhar o aprendizado e a experimentação; Na verdade, as formas de se aliar o ensino e a prática no EAD são bem parecidas com o ensino presencial.

Por que é importante conciliar a teoria e a prática estudando a distância?

De maneira geral, por mais que certas disciplinas sejam voltadas para o desenvolvimento de técnicas e comportamentos, outras são mais focadas na compreensão delas. Assim sempre haverá a necessidade de haver a teoria e prática unidas em certa medida. Por analogia, esse tipo de ensino pode ser felizmente comparado com o processo de aprendizagem de andar de skate, por exemplo. Ou seja, se ninguém contar onde colocar os pés, como se equilibrar e quais são os movimentos em cima da prancha, você provavelmente cairá no chão. Porém, mesmo conhecendo a teoria, você só será um bom skatista de praticar bastante, na prática.

Em outras palavras, em uma graduação a teoria será mais complexa do que a necessária para andar de skate, mas a lógica é a mesma. Então, cursos como Administração, Direito, Contabilidade, Medicina e Letras, são unidos após dois lados da prática, para conciliar teoria e prática. Nesse sentido, a Programação Neurolinguística, conhecida como PNL, disponibiliza bons fundamentos e bases para entender essa relação entre conhecimento e experiência:

  • O conhecimento é iniciado com o aprendizado da incompetência inconsciente, em que sabemos nem sequer o que desconhecemos realmente sobre um tema.
  • Logo após, avançamos para a incompetência consciente, em que já são identificadas as nossas dificuldades e o que deve ser aprendido depois.
  • Então, chegamos à competência consciente em que as coisas necessitam de nossa total atenção para serem executadas.
  • Ao final, terminamos na competência inconsciente em que os comportamentos aprendidos já se encontram automatizados.

Nesse contexto, o conhecimento acadêmico acaba dando o alicerce para o desenvolvimento de habilidades que permitam a compreensão de uma determinada disciplina. Com esse conhecimento, saímos da ignorância e chegamos até o seu domínio consciente. Logo após, a repetição, a experimentação e a tentativa acabam por construir as competências inconscientes.

Como conciliar a teoria e a prática estudando a distância?

Em resumo, a principal diferença da educação à distância é como o conteúdo teórico chega até o aluno. Pois, em vez de frequentar a sala de aula com uma hora marcada, o estudante recebe o conteúdo através de uma plataforma online, através de conteúdo multimídia em textos, áudios, vídeos, etc. Com isso, os métodos de aprendizagem acabam naturalmente se diferenciando do presencial. Assim, daremos algumas dicas que poderão te ajudar bastante no momento de conciliar a teoria e a prática estudando à distância.

Use todas as ferramentas do ambiente de aprendizagem

De certa forma, com a transferência dos ensinos para o ambiente virtual de aprendizagem, as atividades voltadas à prática em sala de aula precisam ser concluídas de forma online. Para que isso ocorra da melhor forma, as faculdades liberam fóruns de discussão, tarefas, exercícios, canais para solucionar dúvidas, tutores e outros mecanismos para suprir as necessidades do aluno.

Por essa razão, a primeira atitude de quem alia teoria e prática é ser um usuário ativo dos recursos da plataforma de ensino. O ideal é, no mínimo, equiparar o grau de engajamento que você teria presencialmente. Isso significa que, você faria diversas perguntas ao professor e teria discussões sobre a aula com os colegas, então faça isso pelos meios digitais.

Outro ponto interessante é que, para as pessoas que são mais tímidas, a educação à distância pode ser uma forma de se engajar até mais do que ocorreria em sala de aula. Não existe aquela pressão ao tirar uma dúvida, ou dizer que não entendeu a explicação, por exemplo.

Ao estudar a teoria, pense nas aplicações práticas

Ainda assim, outra dica muito importante é ter uma postura ativa diante do conteúdo. Ao estudar, procure levantar quais são os problemas e situações em que podemos aplicar o que nos foi ensinado e aprendido. Nesse contexto, a internet está aí para isso, então busque como o conteúdo vem gerando resultados em sua área, em pesquisas, empresas e escritórios, por exemplo.

Dentro dessa imersão, também será possível notar como as atividades práticas se refletem na teoria. Desse modo, questões como mudanças tecnológicas, novas descobertas, leis, problemas sociais e dificuldades de um setor geram mudanças nas disciplinas.

Separe um tempo para a execução de exercícios

De maneira geral, com o grande número de concursos públicos realizados na última década, existem bancos de dados gratuitos com diversas questões de provas anteriores. Logo, uma boa forma de integrar a teoria e a prática é acabar resolvendo problemas relacionados à sua matéria.

Eventualmente, a realização de exercícios têm duas grandes vantagens. A primeira delas é a memorização, a segunda é que, se algo caiu em um processo seletivo, é porque o desafio proposto tem alguma ligação com a prática ou, no mínimo, o tema tem alguma relevância. Note que a sugestão é válida mesmo se você não possuir nenhum interesse no setor público. Pois, trabalhando em uma empresa ou negócio próprio, saber analisar um problema e saber resolvê-lo é uma habilidade comportamental indispensável.

Por fim, se você pretende conciliar a teoria e a prática estudando a distância, deve ter bastante perseverança no momento dos estudos, além de ter foco total e pleno durante a execução das aulas. Além disso, não deixe de separar um bom tempo de seu dia para os estudos, dessa forma, você não ficará na mão no momento da realização da prova. De forma a conhecer todos os assuntos passados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.