InícioGraduaçãoComo é a licenciatura em Letras EAD?

Como é a licenciatura em Letras EAD?

O curso de licenciatura em Letras EAD é ideal para você que gosta de literatura, tem a preocupação em escrever do jeito certo e seguindo a gramática. Dessa forma, se possui esse perfil, continue lendo este texto até o fim.

Confira se essa graduação vale à pena, como é o salário de um profissional que investe nessa carreira e quais são as principais áreas de atuação. Além disso, descubra o que você vai ver durante o ensino remoto, ou seja, EAD.

Veja como é a licenciatura em Letras EAD

O curso de licenciatura em Letras EAD tem como missão tornar o aluno apto a dar aulas de Português, tanto em escolas de ensino fundamental quanto médio, bem como em instituições não-regulares e projetos de educação.

Quem investe nessa graduação aprende muito sobre  tudo o que cerca a língua portuguesa, como gramática e sintaxe. Por outro lado, tem como foco estudar diversos tipos de literatura, as principais obras e seus respectivos autores.

Vale destacar que existem outras opções no mercado de trabalho, e o formando não precisa dar aulas se não quiser, pois há muitas áreas de atuação dentro da licenciatura em Letras EAD. Mais adiante você vai ver cada uma delas.

O perfil de um estudante de Letras

A licenciatura é um curso voltado, na maioria das vezes, para o setor acadêmico, mas não apenas a ele.

É importante, no entanto, caso tenha interesse nessa área, que você goste de atividades próprias da pedagogia, seja como professor ou como gestor de alguma instituição de ensino.

Ter uma boa escrita e interpretar bem os textos desde são vantagens na licenciatura em Letras EAD. Além disso, outras características são relevantes, como:

  • Gostar de ler;
  • Entender e analisar de modo crítico diversos tipos de textos;
  • Paciência;
  • Foco, em especial, no ensino remoto;
  • Disciplina.

O que você vai ver na licenciatura em Letras EAD?

Um curso nessa área se dedica a estudar tudo sobre o idioma escolhido. Por exemplo, na Unopar, está disponível em EAD, a licenciatura em Letras de Português, bem como de Português e Inglês.

Já a Anhanguera oferece a licenciatura em Letras EAD em Português e Inglês, além de Português e Espanhol.

As matérias do curso

O aluno aprende várias disciplinas durante os períodos do curso, tanto voltados para teoria quanto para o lado técnico da graduação.

A grade curricular também possui matérias didáticas, e que mostram diversos métodos da educação. Dessa maneira, é uma forma de já preparar o profissional que escolher atuar em sala de aula.

Já no fim do curso de licenciatura em Letras EAD o estudante vai precisar fazer alguns estágios obrigatórios. De fato, eles podem ser feitos em colégios, tanto em turmas do fundamental quanto no médio.

Nesse sentido, é esse o momento em que o aluno vê de perto como é ser um profissional da área de educação.

Como é o trabalho em salas de aulas?

A área de atuação mais comum para quem faz licenciatura em Letras EAD é a de professor de Português ou ainda de língua estrangeira, no caso Inglês ou Espanhol. Portanto, como já foi dito, isso é possível em classes do fundamental e do ensino médio.

Logo após o fim do curso, dá para encontrar diversas oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, lecionar é uma carreira que sempre será necessária.

Com isso, existem muitos concursos públicos para a área de educação, mas dar aulas em escolas particulares também é uma opção.

Falando em opções, ensinar em universidades/faculdades é uma oportunidade a se considerar. No entanto, para isso é preciso ter:

  • Pós-graduação;
  • Mestrado;
  • Doutorado, no caso do ensino superior.

Outras áreas de atuação para o formado em Letras EAD

Caso você não queira investir em uma carreira em nenhuma dessas áreas da licenciatura em Letras EAD, existem outros ramos de atuação que não envolvem trabalhar em colégios e universidades. Assim, confira algumas delas a seguir:

  • Assessor cultural;
  • Revisor de ortografia e gramática em editoras;
  • Crítico literário na imprensa em geral;
  • Revisor de materiais didáticos;
  • Professor em escolas de idiomas, cursinhos pré-vestibulares e de concursos.

O salário médio de quem faz licenciatura em Letras EAD

A renda de um professor de idiomas, por exemplo, varia muito, já que depende de vários fatores.

Dar aulas em escolas públicas paga menos do que em particulares, mas isso vai de acordo com a qualificação da pessoa e também da experiência, bem como da estrutura da instituição.

A remuneração média nos ambientes públicos de ensino chega a R$ 2.000,00. Por outro lado, um professor de colégio particular e bilíngue pode ganhar até R$ 15.000,00.

Mesmo que você não tenha interesse em lecionar em universidades, uma dica é investir em um título de mestre ou doutor. Afinal, grandes instituições valorizam essas especializações.

Fazer licenciatura em Letras EAD te dá o direito de dar aulas particulares, tanto para os idiomas mais comuns (para os quais existe muita procura), quanto para aqueles menos populares (menos concorrência).

Vale a pena cursar Letras à distância?

Isso só depende de você e da sua vocação para essa licenciatura. Sem dúvida, muitos familiares ou amigos podem estranhar a sua decisão, afinal todos sabem dos desafios que essa carreira enfrenta (mais adiante você vai entender mais sobre elas).

A dica é pesar os prós e os contras. Por exemplo, o lado bom é que o ensino remoto te dá mais flexibilidade para aprender e se dedicar à graduação.

Já a profissão em si, infelizmente, possui algumas desvantagens, pois os salários nem sempre são bons e, mesmo sendo uma das carreiras mais necessárias no mundo, a sociedade ainda a valoriza pouco.

Ao cursar licenciatura em Letras EAD você se prepara para a docência, mas existem outras áreas bem bacanas, como marketing de conteúdo ou jornalismo online.

Vale lembrar ainda que toda carreira possui pontos fortes e fracos, e o importante é não desanimar e saber superá-los.

Como superar os desafios da licenciatura em Letras EAD?

Ainda durante o curso, é essencial o aluno se preparar para o mercado de trabalho, a fim de superar qualquer obstáculo futuro.

Comece criando um currículo de destaque, tendo boas notas na graduação. Além disso, também compensa ter uma rede de networking que possa abrir portas para você.

Faça algumas atividades extras, a fim de ir adentrando na área aos poucos, como por exemplo:

  • Dê aulas particulares;
  • Ensine alunos a fazerem uma boa redação;
  • Revise monografias, artigos e muito mais.

Para ser um bom profissional, em qualquer área, é essencial gostar do que faz, pois só assim é possível construir uma carreira de sucesso. Se você ficou interessado, veja mais sobre o curso de Letras – Português e Inglês – nesse outro conteúdo que preparamos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.