InícioGraduaçãoPublicidade e PropagandaComo são os primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda?

Como são os primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda tem como principal objetivo formar profissionais capazes de criar, produzir e executar campanhas e ações estratégicas de comunicação para um determinado cliente. Entretanto, os primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda podem ser decisivos para o estudante descobrir se possui aptidão para a Publicidade ou para o Marketing de fato. 

Em uma visão geral, a Publicidade e Propaganda visa estratégias de divulgação persuasiva de uma marca, produto ou ideia. Ou seja, utiliza a propaganda para persuadir o seu público a se interessar pelo produto. Já o Marketing é baseado em um conjunto de técnicas que estudam o cliente e geram valor ao produto. A intenção dessa área é fidelizar a marca, encontrar o público-alvo e estreitar relações. Gerando, portanto, o aumento no número de vendas. 

Vamos descobrir se o curso de Publicidade e Propaganda é o certo para você?

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

De antemão, podemos dizer que a Comunicação Social é uma das áreas mais significativas da atualidade. A realidade é que não somos ninguém sem comunicação. O dom de interagir com o próximo e de sermos ouvidos com clareza. Pois, é como dizem: quando uma palavra sai do interlocutor, pode chegar de qualquer maneira para o receptor. Para prevenir isso, as pessoas precisam trabalhar em desenvolver relações sociais e se expressar em sociedade. 

Em tese, a comunicação é presença confirmada em todos os âmbitos da sociedade. No ambiente familiar, na vizinhança em que você mora, no trabalho, na televisão, rádio e, sem dúvida, na internet. Portanto, também está  presente na política e na economia, impregnada em nossas vidas, sendo impossível de viver sem ela. Ufa!

Do mesmo modo que o Jornalismo, o  curso de Publicidade e Propaganda, ou PP, como os alunos chamam carinhosamente, é uma graduação em bacharelado que tem a duração de quatro anos. Para o Ministério da Educação (MEC), esse curso é definido como uma vertente da Comunicação Social. No curso, os alunos aprenderão um pouco de tudo sobre o mercado publicitário. Conhecerão as principais ferramentas para criar, produzir e executar campanhas e ações estratégicas de comunicação. 

Os formandos em Publicidade e Propaganda precisam sair da faculdade dispondo de todas as disciplinas básicas de comunicação, como Teorias da Comunicação e Antropologia. O motivo disso é que, para se formar um publicitário, de fato, a faculdade precisa primeiramente ensinar aos alunos como funcionam os comportamentos humanos.

Isso engloba a compreensão dos seus comportamentos, relações sociais e desejos. A base faz com que o aluno desse curso passe da Psicologia a Sociologia.

 

Qual o perfil do estudante de Publicidade?

O publicitário precisa ter certa habilidade para estratégias. É isso mesmo. Esse profissional será um eterno estrategista. Ele pensará na marca como um todo, entenderá o cliente e o público alvo, montará um projeto de Publicidade adequado e só então executará o trabalho. Nos primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda, esse profissional aprenderá a desempenhar essas funções em quaisquer segmentos de atuação. O publicitário elaborará táticas de comunicação, campanhas para mídias digitais, tradicionais e alternativas. 

Esse profissional precisa estar antenado nas novas tecnologias, atento às novidades de mercado, além de ser extrovertido por natureza. Precisa ter paixão por comunicação, por chamar o público e persuadir o cliente. O profissional dessa área que tiver o domínio da estratégia e da persuasão pode ter uma carreira brilhante!

 

Como são os primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda?

Como já dito, o curso de Publicidade e Propaganda está ligado à Comunicação Social. Nesse caminho, essa graduação é procurada por muitos estudantes devida à constante ascensão, visto que as estratégias de marketing mudam o tempo todo, o que prepara os profissionais para desvendar sua criatividade. 

Em tese, os primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda são um compilado de disciplinas introdutórias para fazer o aluno, de fato, se aprofundar na carreira.

A grade curricular do curso muda de acordo com o centro educacional, mas há algumas matérias que são necessariamente importante nas graduações. Separamos aqui algumas que são ministradas nos primeiros anos do curso. 

Vamos ver!

  • Teorias da Comunicação

Nessa disciplina, o aluno aprenderá quais são as Teorias da Comunicação e como esse conjunto de estudos sociológicos pode interferir diretamente no mercado publicitário.

  • Língua Portuguesa

Sim, o estudante de Publicidade estudará Língua Portuguesa, pois, é característico dos cursos de Comunicação Social integrar essa disciplina. A leitura e a escrita também serão práticas constantes nos primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda.

  • Fotografia Publicitária

Essa disciplina visa conscientizar os alunos sobre as muitas vertentes da fotografia, das fotos artísticas às jornalísticas. Dentro do cenário publicitário, a fotografia se desenvolve com o objetivo de vender um produto, uma marca ou uma ideia. Ademais, essa disciplina é muito importante na faculdade, pois, a fidelização da marca se converte de acordo com as fotos ofertadas nas campanhas.

  • Economia

O publicitário precisa de uma noção geral de Economia no contexto mercadológico, mesmo que seja o profissional de Marketing quem estude os valores da marca. O formando em Publicidade e Propaganda produzirá campanhas e acionará o cliente, portanto, a necessidade da Economia existe e é grande.

  • Marketing Estratégico:

Como dito, o publicitário será um eterno estrategista. Será aquela pessoa que sabe conversar, que tem certa habilidade em persuadir os clientes com estratégicas e argumentos contundentes. Por isso, estudará Marketing Estratégico.

  • Pesquisa de Mercado

Em suma, é uma das principais disciplinas dos primeiros anos do curso de Publicidade e Propaganda. Visa gerenciar e coletar dados do mercado e do público-alvo.

  • Ética e Legislação

O objetivo dessa disciplina é  apresentar os aspectos éticos e legislativos dentro da profissão de Publicidade. Sintetizando e analisando como esse tema interfere na área.

  • Plataformas Digitais

Atualmente, um dos pontos mais importantes da Publicidade e, até arrisco em dizer, do mundo! O estudante de Publicidade de Propaganda precisa saber em quais meios de comunicação divulgar o seu produto e administrar as campanhas de acordo com a demanda de cada uma dessas plataformas digitais.

  • Redação Publicitária

Como o nome já diz, o aluno aprenderá, nessa disciplina, diferentes técnicas de como produzir textos publicitários personalizados para o seu público-alvo.

 

Se interessou pela faculdade de Publicidade e Propaganda? Você pode estudar esse curso nas faculdades Anhanguera, Pitágoras e Unopar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.