InícioGraduaçãoRelações InternacionaisComo são os primeiros anos do curso de Relações Internacionais? 

Como são os primeiros anos do curso de Relações Internacionais? 

Ainda está em dúvida sobre qual curso escolher? A Voomp te ajuda! Descubra abaixo como são os primeiros anos do curso de Relações Internacionais!

O momento de escolher um curso ou uma profissão é um assunto complicado para algumas pessoas. Afinal, decidir algo tão importante sobre o seu futuro traz muitas incertezas e inseguranças. Então, se você está passando por isso, fique tranquilo. Pois, você não está sozinho. Sendo assim, essa escolha pode ser mais tranquila se você pesquisar sobre as suas áreas de interesse e aquelas que você possui mais afinidade. Por isso, nós, da Voomp, estamos aqui para te ajudar. 

Se você já sabe que quer seguir na área de humanas, mas ainda não se decidiu sobre qual curso escolher, o conteúdo de hoje é para você! Hoje nós vamos falar sobre a graduação de Relações Internacionais. Logo, em um mundo super globalizado, essa profissão vem ganhando cada vez mais espaço. Nesse sentido, questões que envolvem decisões políticas, comerciais e sociais são  essenciais em todos os países. Portanto, a figura desse profissional é super necessária. 

Então, se você quer descobrir mais sobre essa área, venha conhecer os primeiros anos do curso de Relações Internacionais!

O que significa Relações Internacionais?

Antes de nos aprofundarmos na área e na graduação de Relações Internacionais, precisamos compreender o que esse termo significa. Em resumo, o setor de relações internacionais é dividido em três campos de estudo: política, economia e direito. Sendo assim, é uma área que busca lidar com diversos tipos de negociações e acordos em várias esferas, sendo elas: política, econômica, cultural, social, entre outras. 

Dessa maneira, o profissional de relações internacionais deve sair da faculdade apto para negociar, lidar com conflitos, ser diplomático e estabelecer relacionamentos. Além disso, o internacionalista também pode atuar em empresas privadas, setores públicos, ONG ‘s, entre outros.

Portanto, a área de relações internacionais está ligada diretamente com pautas de direito, política, economia, finanças, história. Vale ressaltar que o inglês nessa área é imprescindível. 

A duração do curso de Relações Internacionais

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a graduação de Relações Internacionais é do tipo bacharelado e deve cumprir a carga horária de 2.400 horas, tendo a duração de quatro anos. Contudo, isso pode variar conforme a instituição de ensino. Além disso, é possível encontrar faculdades ou universidades que oferecem o curso em 5 anos. 

Como é a faculdade de Relações Internacionais?

Como já descrito acima, a graduação de Relações Internacionais tem como base as áreas de política, direito e economia. Sendo assim, é um curso bastante teórico e que demanda bastante leitura e dedicação. 

Ao longo dos semestres, é muito comum a realização e a simulação de debates e negociações, apresentação de trabalhos, seminários, entre outras atividades. Afinal, os futuros internacionalistas precisam estar preparados para operações políticas, comerciais, econômicas, sociais e diplomáticas.

Além de tudo isso, não podemos esquecer de mencionar que o curso também exige o domínio de línguas estrangeiras, sendo as mais comuns: inglês, espanhol  e francês. Por fim, para finalizar a graduação, os alunos devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso e realizar um estágio obrigatório.

Os primeiros anos do curso de Relações Internacionais

Chegou a hora de descobrir como são os primeiros anos do curso de Relações Internacionais, vamos lá?

Bom, como toda graduação, os primeiros anos são sempre os mais teóricos, apresentando bastante matérias de base. Dessa forma, no curso de Relações Internacionais não seria diferente. Então, nos primeiros semestres da graduação, os alunos estudarão matérias introdutórias que apresentarão, aos poucos, todas as esferas relacionadas ao ofício da profissão. Confira algumas das principais disciplinas:

  • Introdução ao Estudo das Relações Internacionais;
  • História das Relações Internacionais;
  • Noções de Ciência Econômica;
  • Noções de Ciência Política;
  • Noções de Direito;
  • Fundamentos do Direito Internacional Público;
  • Introdução à Metodologia Para Relações Internacionais;
  • Teoria Política;
  • Economia Política Internacional;
  • Análise de Política Externa;
  • Teoria e Análise do Comércio Internacional;
  • Geografia Política.

Não esqueça que as disciplinas variam conforme a instituição de ensino, então estude e analise todas as opções com bastante cuidado. Assim, você decidirá qual será a melhor opção para o seu perfil. 

Áreas de Atuação em Relações Internacionais

Além de conhecer um pouco mais sobre os primeiros anos do curso de Relações Internacionais, o que acha de descobrir quais são as áreas de atuação dessa área? Separamos algumas abaixo. Confira:

  • Carreira Diplomática;
  • Ensino e Pesquisa;
  • Paradiplomacia;
  • Assessoria, consultoria, negociação e planejamento estratégico;
  • Organizações Internacionais Governamentais;
  • Setor Civil;
  • Sociedade Civil;
  • Setor Político;
  • Setor Privado.

É possível cursar Relações Internacionais EAD?

Uma grande vantagem do curso de Relações Internacionais, é que é possível cursá-lo na modalidade EAD (Ensino a distância). Sendo assim, há diversas instituições de ensino que já oferecem essas graduações no formato online, são elas:

  • Pitágoras

A Faculdade Pitágoras é uma instituição sólida de ensino superior, presente nos estados do Acre,  Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

  • Unopar

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), fundada em 1972,  é uma instituição de ensino superior privado, com sede localizada em Londrina, no norte do Paraná. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e outros tipos de cursos.

  • Anhanguera

A Anhanguera, fundada em 1994, é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão, em diversas áreas do conhecimento.

As vantagens do curso de Relações Internacionais EAD

Além disso, a modalidade EAD vem ganhando cada vez mais força e espaço no mercado brasileiro. A pandemia do novo coronavírus potencializou a procura por graduações 100% online. Nesse sentido, ela apresenta muitas vantagens e benefícios, como:

  • Horários Flexíveis;
  • Preços acessíveis;
  • O diploma tem o mesmo valor do presencial;
  • É possível conciliar com o trabalho e a vida pessoal;
  • Desenvolvimento de habilidades novas (disciplina, concentração, dedicação e organização).

E aí? O que achou de descobrir como são os primeiros anos do curso de Relações Internacionais?

Caso ainda esteja em dúvida sobre qual faculdade ou universidade escolher, tente conversar com alunos, ex-alunos e professores, temos certeza que eles te ajudarão bastante. Além disso, você também pode visitar a instituição de ensino e ver se ela atende às suas expectativas. Não esqueça de analisar todas as opções com bastante cuidado! Afinal, é uma fase muito importante da sua vida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.