InícioDicasOrientação vocacionalCompetências importantes para Relações Internacionais

Competências importantes para Relações Internacionais

A faculdade dura quatro anos e prepara o profissional para o mercado de trabalho. Durante a graduação o estudante é capacitado para trabalhar com formulação de políticas e análise de contextos internacionais. Contudo, um bom profissional não depende somente dos conhecimentos que aprende ao longo da graduação, é essencial ter algumas competências em Relações Internacionais para se destacar na área.  

Antes de tudo, é importante esclarecer que uma boa formação na área é importantíssimo é o único caminho para iniciar uma carreira como Analista Internacional. Dessa forma, continua sendo importante escolher uma universidade recomendada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Entretanto, existem características importantes para desenvolver o trabalho na área e para se colocar no caminho do sucesso. Ainda vale dizer que não precisa dominar todas as habilidades antes de ingressar na faculdade, você vai desenvolver todas elas ao longo da formação acadêmica e com as experiências no mercado de trabalho.

Então, se você ficou interessado em conhecer quais são as principais competências que são necessárias dominar para se tornar um bom profissional de Relações Internacionais siga lendo esse artigo. Vamos mostrar todas as habilidades importantes para os analistas internacionais e esclarecer as dúvidas sobre a área de trabalho. 

O que é o profissional de Relações Internacionais?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer com o que pode trabalhar o profissional formado em Relações Internacionais. Além de entender como é a graduação na área e o período necessário para se formar. 

Então, a faculdade de Relações Internacionais é um bacharelado e tem duração média de quatro anos. Além disso, o estudante pode optar por cursar a graduação através do método de ensino à distância (EAD) ou presencial. 

Sendo assim, o estudante é preparado durante a formação para  lidar com conflitos e relações entre nações, países e empresas internacionais. Entre os setores que os alunos são qualificados para lidarem durante o curso estão, por exemplo: economia, política, militares, social, cultural, militar, comercial e direito.  

Ao longo da formação, são estudados conteúdos de História, Economia, Sociologia, integração regional e papel das organizações. Contudo, as disciplinas da faculdade tem como foco Economia, Política e Direito. Portanto, o curso de Relações Internacionais envolve muita leitura, interpretação de texto e domínio de línguas estrangeiras.

Para se preparar para o mercado de trabalho, o curso ainda oferece simulações de negociações nas áreas de atuação da profissão. Como, por exemplo, política, negociações comerciais, empresariais e diplomáticas. Dessa forma, os estudantes são impulsionados a testar os conhecimentos na profissão e com conteúdos nas áreas de Estatística, Filosofia, Psicologia e Geografia.

Contudo, após terminar a graduação o estudante está apto a trabalhar em setores diferentes na área de Relações Internacionais. Estão entre as funções disponíveis para os profissionais a diplomacia, política internacional, análise de conjuntura econômica e social, planejamento estratégico, inteligência competitiva, assessoria de governos e empresas. 

Além disso, podem trabalhar em negociações internacionais, análise de riscos políticos, pesquisa acadêmica, consultorias estratégicas e operações financeiras internacionais. O profissional ainda pode escolher trabalhar em empresas privadas ou governamentais. 

Características importantes para profissionais da área

Como dito anteriormente, para se destacar como profissional na área de Relações Internacionais é preciso contar com algumas habilidades – além de uma boa formação acadêmica. Então, entre as habilidades importantes para Analistas Internacionais são: 

Liderança

O espírito de liderança é importante para se sobressair em um mercado de trabalho concorrido. Além disso, assumir a frente de trabalhos é essencial em todos os setores da área.  Ainda não se pode esquecer de saber trabalhar em equipe e guiar diferentes categorias de pessoas.  

Multicultural

Como profissional de Relações Internacionais lida com diferentes culturas e países é preciso ser multicultural para minimizar os impactos dos contrastes entre os povos. Ainda é importante para a relação de trabalho entre colegas de empresa de países diferentes. 

Inovação

O analista internacional precisa se manter atualizado sobre notícias do Brasil e do mundo. Além de sempre se manter informado sobre as novidades na área de atuação para se destacar nos mercados de trabalho.  

Decisão

A habilidade de tomar decisões é muito importante para profissionais de Relações Sociais. Saber encontrar as melhores decisões sobre pressão e não ter medo de tomar partido na empresa é imprescindível. 

Negociação

O analista internacional precisa ser bom em negociações, já que vai trabalhar com a gestão de problemas entre países diferentes. Além disso, a habilidade é importante entre os colegas no ambiente de trabalho. 

Poliglota

É essencial que o profissional tenha domínio de inglês e espanhol para trabalhar na área. Contudo, o analista internacional precisa estudar e entender o máximo de  idiomas possíveis.

Caso você tenha ficado com receio por ainda não dominar algumas das competências para Relações Internacionais citadas acima, se acalme! Durante a graduação você terá a oportunidade de desenvolver essas características e aperfeiçoá-las durante a experiência no mercado de trabalho. 

Onde cursar Relações Internacionais?

Então, agora que você conhece as habilidades necessárias para se destacar na área de Relações Internacionais. Contudo, deve estar pensando como escolher onde cursar a graduação. Antes de qualquer coisa, é preciso procurar uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Somente assim, seu diploma terá validade no país. Como dito anteriormente, você pode escolher cursar a graduação tanto na modalidade presencial ou a distância. 

Sendo assim, uma faculdade que oferece o curso de Relações Internacionais em sua grade é a Anhanguera. Os estudantes interessados na área encontraram mensalidade a partir de R$350,00. Além disso, a modalidade oferecida pela instituição de ensino é o EAD

Caso tenha dúvidas sobre o ensino EAD é preciso saber que o MEC reconhece a modalidade de ensino e o diploma tem o mesmo peso que na modalidade ensino presencial. Além disso, a modalidade de ensino à distância os alunos e professores estão separados fisicamente e, sendo assim, a tecnologia é necessária para as aulas serem ministradas. 

Enfim, espero que você tenha entendido a importância das competências para área de Relações Internacionais. Dessa forma, esteja mais preparado para escolher a sua faculdade preferida e o modelo de ensino. 

Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Hora do Vestibular!

https://horadafacul.vestibulares.com.br/ead/como-escolher-a-melhor-faculdade-ead/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.