Conheça as áreas da Publicidade e Propaganda

Natalia Tojal
Colaborador do Hora Da Facul
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Crédito: Foto de fauxels no Pexels

Neste artigo, vamos falar de uma carreira que abre portas para diversas possibilidades. Muito além de apenas criatividade, chegou a hora de conhecer as áreas da Publicidade e Propaganda e ver como esse leque é imenso.  

Áreas da Publicidade e Propaganda

Quem se forma em Publicidade e Propaganda, tem uma ampla variedade de áreas para seguir, assim como na Medicina, por exemplo. Durante a faculdade, os alunos aprendem a base de cada uma delas e conseguem desde já saber em qual se encaixa mais. 

Obviamente que, na prática, é muito melhor de saber se você se identifica com aquilo ou não, por isso os estágios são ótimos. É uma forma de praticar enquanto estuda e se formar com um direcionamento melhor. 

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Dependendo da Universidade, o TCC pode englobar todos os processos de criar uma campanha e fazer com que os alunos trabalhem em todas as áreas. 

As atuais áreas da Publicidade são:

  • Atendimento
  • Planejamento
  • Pesquisa
  • Mídia
  • Criação (design/arte e redação)
  • Social Media
  • Analista de Marketing

Há diversos cursos de especialização para cada uma dessas áreas, então, caso o profissional deseje fixar em uma, a especialização é uma boa opção. Além disso, também há a opção de se tornar professor de Universidade, caso não queira atuar em agências e outras corporações. 

Vamos falar mais profundamente sobre cada uma dessas áreas agora. Portanto, se você já está no curso ou deseja entrar, preste muita atenção em cada uma delas e busque pontos que se assemelham com você. 

Confira também: Curso de Publicidade e Propaganda

Atendimento

O atendimento é uma das principais áreas na Publicidade e faz a ponte entre o cliente e a agência. Suas principais responsabilidades são: 

  • coletar informações dos trabalhos com o cliente; 
  • criar briefings de referência para todos os envolvidos;
  • distribuir tarefas entre os colaboradores; 
  • enviar e aprovar materiais feitos com o cliente;
  • além de outras responsabilidades. 

Os profissionais dessa área de atendimento devem ter habilidades para lidar com diferentes pessoas, bastante dedicação, paciência, proatividade, boa comunicação. Afinal, vai lidar tanto com os clientes, quanto com os colaboradores da agência. 

O salário pode variar entre 100,00 a 7.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Planejamento

Assim como o próprio nome já diz, esse profissional é responsável por todos os planejamentos de campanhas e projetos na empresa. Isso vai muito além do que escolher datas. Portanto, suas principais responsabilidades são:

  • buscar, analisar e entender oportunidades no mercado;
  • definir os canais de comunicação;
  • traçar as estratégias que serão utilizadas;
  • auxiliar demais colaboradores da agência;
  • entre outras responsabilidades.  

Os profissionais dessa área de planejamento devem ter habilidades analíticas, entender sobre todas as áreas na agência, boa comunicação, contato constante com colegas, proatividade. 

O salário pode variar entre R$1.000,00 a 4.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Pesquisa

A área de pesquisa é responsável por buscar todas as informações necessárias para rodar qualquer campanha ou projeto do cliente. Dentre suas principais responsabilidades, podemos citar:

  • buscar informações concorrentes;
  • buscar informações público-alvo;
  • buscar informações mercado; 
  • entre outras responsabilidades. 

Os profissionais dessa área de pesquisa necessitam ser, por exemplo, proativos, ter boa capacidade de pesquisa e responsabilidade. 

O salário pode variar entre 700,00 a 2.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Mídia

A área de mídia é responsável por tudo o que envolve mídias na campanha ou projeto do cliente. Portanto, suas principais responsabilidades são:

  • selecionar os canais de comunicação para veiculação da campanha;
  • negociar espaço para propagandas com as mídias;
  • criar todo o planejamento de mídia;
  • ajudar e melhorar a questão de investimento do cliente;
  • entre outras responsabilidades.

Para trabalhar em mídia, o profissional precisa gostar e ser bom com números, saber interpretar dados, ter noção de planejamento, boa comunicação, saber negociar, ser organizado. Afinal, vai lidar com números, muitos números. 

O salário pode variar entre 700,00 a 10.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Criação

A área de criação pode ser dividida em dois: design/arte e redação. Cada qual desempenha um papel fundamental para dar vida aos projetos elaborados pelo planejamento. Vamos falar um pouco sobre cada um. 

O salário pode variar entre 800,00 a 7.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Design

O time de design é responsável por toda a parte gráfica das peças da campanha. Podem ser peças impressas, peças online, design de produtos, entre outros, tudo o que for necessário para aquele projeto. 

Mas, para trabalhar como diretor de arte/designer, é imprescindível ter bastante bagagem cultural, que auxilie a criatividade na hora de elaborar as peças. É um profissional que deve buscar as melhores soluções para aquele trabalho, sem cair na mesmice. 

Redação

No entanto, o time de redação é responsável por toda a parte escrita das peças da campanha. Podem ser textos para peças impressas, peças online, roteiros de vídeos, entre outros, tudo o que for necessário. 

Assim como os designers, também é necessário que o redator tenha bastante bagagem, leia muito, busque referências e tenha muita criatividade de dizer muito em poucas palavras. 

Social Media

A área de social media foi uma que surgiu após a inovação de tecnologias. O profissional é responsável por cuidar, monitorar e gerenciar as redes sociais do cliente. Seu objetivo é criar uma relação com o público, melhorar o reconhecimento da marca na internet e criar autoridade. 

Mas não é só postar fotinho! Esse profissional é responsável por analisar as métricas das redes, interagir com o público, planejar, produzir e postar conteúdos, entre outras funções. 

Necessita ser proativo, organizado, ter boa comunicação, saber lidar com diferentes pessoas e opiniões, ter noções de planejamento e criatividade. 

O salário pode variar entre 700,00 a 4.000,00, considerando o estágio, especialização e porte da empresa/agência. 

Mas, além dessas áreas, ainda podemos citar outras ainda mais específicas, como: Web Designer, Analista de SEO e SEM, editor de vídeos, motion, fotógrafo, entre outros. 

Para complementar a leitura, confira: Quais as qualidades do profissional de Publicidade e Propaganda?

Conclusão sobre os ramos da Publicidade

Como pôde ver, há diversas áreas que o publicitário pode seguir. Se for mais analítico, planejador, áreas como atendimento, planejamento e mídia podem ser a melhor opção. Mas se for mais criativo e quiser dar vida às peças, direção de arte e redação podem ser próximas a você.

O importante é sempre pesquisar mais sobre cada uma dessas áreas de Publicidade e Propaganda e conversar com profissionais que já atuam. Assim vai conseguir entender mais sobre o dia a dia, funções, responsabilidades e habilidades necessárias.

Diferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing

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